Pista de skate é a primeira do ciclo de entregas em comemoração aos 209 anos de Maricá. Enquanto isso, a pista no Boqueirão que começou a ser construída em 2016, ainda aguarda conclusão
A cerimônia reuniu gestores do município, além de crianças e adolescentes que são alunos de skate do projeto do Maricá Esporte Presente. O prefeito Fabiano Horta destacou a alegria de iniciar a etapa de comemorações de aniversário da cidade com esporte.
“É uma data especial começar esse ciclo de entregas que vamos fazer até o dia 26 de maio, começando com essa pista de skate, que essa garotada vive intensamente. Tem um sentido de construirmos juntos essa cidade, integrando, tendo no esporte um vetor fundamental do desenvolvimento humano e Itaipuaçu é um lugar onde temos um olhar diferenciado hoje pelo crescimento que tem vivido”, afirmou o prefeito.
O equipamento de Itaipuaçu integra o circuito de quatro pistas (Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí e Ponta Negra) construídas pela Prefeitura com recursos financeiros, por meio de uma emenda parlamentar quando Fabiano Horta era deputado federal, antes de assumir a Prefeitura de Maricá.
Enquanto isso, a pista de skate que começou a ser construída em 2016, quando o atual deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá), ainda era prefeito, continua cheia de mato e sem previsão de conclusão das obras.
Exibindo as manobras na pista, Bianca Magalhães, conhecida como Bibi Oliveira (12), foi uma das alunas que começaram no projeto da Prefeitura, o Esporte Presente. “Pratico o esporte há um ano e meio e nem sabia subir no skate. Hoje sou campeã estadual na modalidade Park e 7ª melhor no Brasileiro. Acho muito legal porque eu comecei andando no projeto. Se não fosse o projeto, eu não teria chegado onde eu cheguei”, declarou.
Espaços de diversão
Os projetos Maricá mais Esporte e Maricá Esporte Presente oferecem aulas de skate e as inscrições serão on-line para diversas modalidades e esportes.
“É muito importante ver que Fabiano Horta já apoiava o esporte quando era deputado federal. É fantástico ver crianças que começaram em nossos projetos e hoje alcançaram voos mais altos. Queremos incentivar cada vez mais isso. Tenho a certeza que Maricá, como em outras modalidades, no skate também vai ser referência tanto nacional, quanto internacional, e é isso que buscamos. Sempre estar projetando nossos jovens, dando a condição deles praticarem esportes na modalidade que eles mais gostam”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt que retornou a pasta em 15 de maio, depois de breve retorno à Casa de Leis maricaense, no troca troca de secretários.
Para fazer a inscrição na modalidade, são necessários os seguintes documentos: uma foto 3×4, cópia da identidade ou certidão de nascimento, cópia do CPF, comprovante de residência, atestado médico (para portadores de doenças pré-existentes), cópia da documentação dos responsáveis (se for menor que 18 anos) e declaração escolar (menores de 18 anos). Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://www.maricamaisesporte.com.br/pre_inscricao_aluno.php ou https://www.maricaesportepresente.com.br/
Moradora de Itaipuaçu, Bruna Matos (34), estava interessada nas aulas na nova pista para os seus filhos Érik (7), e Miguel Matos (3). “Meus dois filhos fazem parte do projeto Esporte Presente desde que viemos morar aqui há um ano e meio. Essas aulas são importantes porque ocupam o tempo livre das crianças fora da internet, fora da tela e isso é um crescimento para eles. Eu morava em São Gonçalo e lá nunca teve uma estrutura dessas. É muito legal a Prefeitura oferecer isso para as crianças e adultos, contou.
Fotos: Anselmo Mourão