sexta-feira, 14 de outubro de 2022

MARICÁ NÃO TEM 308 MIL HABITANTES COMO AFIRMARAM HÁ UM ANO ATRÁS


EDITORIAL:

Tenho esta postagem PRESA desde 14 de outubro de 2021, esperando o momento certo para liberá-la e mostrar a verdade, até por que, nós em determinadas posições que estejamos, precisamos passar VERACIDADE aos que nos cercam, no meu caso, como jornalista, aos meus leitores.

Essa postagem, que reproduzirei abaixo, foi feita em 14 de outubro de 2021 e liberada na enorme maioria dos grupos postados, e estranhamente poucos discutiram os erros grotescos de informação, talvez por desconhecimento do conteúdo, talvez por ignorância do assunto, talvez por não terem lido.

Na verdade, a primeira vez que houve uma contestação, essa foi feita por mim em uma reunião do CCS (Conselho Comunitário de Segurança de Maricá) no mês de novembro, no Banco Mumbuca, onde o cidadão (presidente da NOVA) e na época diretor do CCS, leu a postagem aos presentes e de imediato retruquei dizendo ser FALSA, POR UMA SÉRIE DE ERROS e equívocos nas informações prestadas por um presidente de uma suposta federação de associações de moradores de Maricá.

Vamos a postagem (reproduzida na integra) e posterior comentários:



"HÁ UM DITADO QUE DIZ: 1COBRA QUE  NÃO  ANDA, NÃO ENGOLE SAPOS' IR À SOMAR E OBTER AS INFORMAÇÕES QUE TIVEMOS, COM APOIO DO VEREADOR, NÃO TEM PREÇO!

Vamos iniciar esta conversa, agradecendo ao Vereador Danilo Santos que vem se especializando em apoiar as Associações de Moradores de Maricá, sobre tudo através da NOVA, bem como vários Presidentes de Associações que se fizeram presentes na importante reunião, pra depois dizer que as vezes não basta só reclamar, mais sim, é preciso ir atras das informações para entender o problema e passar a fazer parte da solução. Foi o que fizemos na tarde de hoje, através do encontro que o Vereador nos possibilitou junto a SOMAR, com o Diretor de Operações Rodrigo Fagundes e sua Equipe, que nos deram as informações  suficientes para entendermos que é preciso ser mudado um conjunto de fatores para que possamos ter as coletas de lixo regularizada em nossa cidade. O fato é que, segundo pesquisas desenvolvidas pela área de fiscalização  da Coleta de Lixo - Sr. Dimitri,  Maricá já encontra-se com uma população estimada em 308 mil pessoas, segundo base de dados da ENEL e 89 mil domicílios, o que  pela média pode gerar 260 toneladas de lixo diário, porém, o contrato de coleta em andamento, prevê apenas 160 toneladas dia, o que faz com que nossas ruas e calçadas fiquem com lixo acumulados, havendo ai, um esforço da SOMAR, para retirada desta sobra de 100 toneladas dia. O fato do atual contrato ser de 160 ton/dia, está relacionado ao numero de habitante baseado em 2010, ultimo censo do IBGE, onde maricá estimava-se 127 mil habitantes. O excelente estudo logistico realizado pela  SOMAR, uma vez homologado pelo Tribunal de contas do estado, vai permitir a ampliação do contrato, que por sua vez, irá regularizar os serviços de coletas em nossa cidade. A NOVA, através de suas Associadas, passará a interagir com a SOMAR, através de um canal exclusivo que será  criado  para as Associações, onde irá permitir que os Presidentes  interajam com os funcionário dedicados às Associações, sendo certo que tal medida, irá melhorar em muito a limpeza urbana em nossa cidade. 

Por Misael Santos

Presidente da NOVA"

Bom, como falei, retruquei após a leitura na reunião do CCS que Maricá não teria e NÃO TEM uma população estimada (em outubro de 2021) de 308 mil habitantes, informações recolhidas através do Sr. Dimitri segundo o presidente da NOVA, Misael Santos, se baseando em dados da ENEL e dos 89 mil domicílios em Maricá.

Ainda no texto, informa-se que em 2010 Maricá teria 127 mil habitantes segundo o IBGE (fonte oficial federal), ou seja, em apenas 10 anos, Maricá teria quase que TRIPLICADO sua população, o que se fato fosse, estaríamos literalmente vivendo NUM CAOS GENERALIZADO.

O IBGE com um atraso de quase três anos, está agora realizando o censo federal, e aproveitando as eleições recentes e usando dados confiáveis do TRE, Maricá tem hoje 114.230 eleitores e segundo dados preliminares do IBGE em confronto com o TRE-RJ, Maricá estaria com 186 mil habitantes, número bem inferior do apresentado pelo Sr. Dimitri da SOMAR baseado em números da ENEL que levou o presidente da NOVA a propagar absurdo equivoco.

Mas por que chegaram a este número de quase 310 mil habitantes? Simples, por que para a ENEL, TODOS OS PONTOS DE LUZ que ele liga e gera conta, para ter uma carga de energia (luz e força) compatível, eles multiplicam por 4 o número de moradores (média ponderada), mesmo em terrenos sem nenhuma habitação. Com 89 mil domicílios segundo a ENEL, chegaríamos a cerca de 340 mil habitantes (dados alguns descontos, chegaram a um número de 308 mil habitantes.


Esperei, como disse, o momento certo para colocar a postagem no ar e fazer um editorial sobre ela (na época, depois do meu comentário na reunião do CCS, fui bastante ESCULHAMBADO por este senhor Misael, que perdeu as linha e fez beicinho com meus comentários) e como ainda não temos os números oficiais do censo do IBGE 2022, podemos sim nos basear com muita clareza e firmeza, nos números do TSE (TRE-RJ).

O que quero informar ou passar a informação (como queiram) sobre o fato, é que quando chegamos a uma determinada posição, temos que tomar cuidado com o que falamos e principalmente com o que escrevemos (até por que podemos usar a máxima de que AS PALAVRAS O VENTO LEVE e EU NÃO DISSE ISSO, mas o que estiver escrito, não tem jeito, principalmente depois da invenção do PRINT), para que possamos passar VERACIDADE E CORREÇÃO nas informações, principalmente se tratando de um presidente de associações e representante de inúmero conselhos em toda cidade.

VERDADE RESTABELICIDA!