Desde o início da manhã da sexta feira 02, que várias denúncias e reclamações começaram a chegar na redação do Barão de Inohan, dando conta que os alunos foram dispensados poucas horas depois que chegaram à escola no turno da manhã. No turno da tarde, não aconteceram aulas nas escolas do fundamental I e fundamental II.
"Venho me manifestar sobre a liberação das crianças dos colégios de Maricá , deram uma desculpa que aqui ia ser ponto facultativo por causa do Rock Rio e crianças fora da sala de aula não aprende nada de bom só coisas ruins" disse uma leitora revoltada.
"Estão liberando até o povo da varreção e das obras pra ir pra praça hj fazer bandeirada", disse outro funcionário público que pediu para não ser identificado.
"Todas as obras que vc for já estão todos indo pra casa liberado", disse outro servidor público revoltado por ter a obrigação de ir ao comício à noite sob pena de punição caso não participe, segundo informou.
Obviamente sabemos que o Rock in Rio, em nada afetará o dia a dia da população maricaense, mas a real razão da liberação, é em função do mega comício do PT com os candidatos ao senado André Ceciliano e a governador Marcelo Freixo, onde o prefeito de Maricá - Fabiano Horta, colocou toda a máquina pública a serviço deste mega encontro. Até mesmo vereadores e secretários de outros partidos que tem candidatura própria ao senado, ao governo do estado e à presidência da república (tal como o PDT e MDB), terão que estar presentes se curvando aos candidatos do PT.
E a questão da obrigação de funcionários em eventos, passeatas, comícios (tanto aqui como em outras cidades), sempre foi uma "obrigação corriqueira" dos governos que passaram pelo executivo maricaense, sejam eles quais partidos participem. O problema não é de agora nem foi inventado neste governo.
O comício acontecerá na praça Orlando de Barros Pimentel a partir das 19 horas, mas no fechamento desta matéria, a praça já estava cheia e o trânsito caótico e que deverá ser interditado no entorno.
O que se lamenta, é que a praça que foi preparada para não receber mais shows nem atos como este, amanhã com certeza acordará muito suja, com muitas plantas destruídas e com aparelhos públicos também danificados.
Queremos estar errados!