BARÃO DE INOHAN 230
30 de abril de 2022
BARÃO DE INOHAN 230
30 de abril de 2022
Como notícias ruins e tragédias rodam rápido principalmente em Maricá, a família da jovem adolescente já está sendo alvo de críticos e ataques em redes sociais.
A VERDADE
O que realmente aconteceu, foi que uma aluna da 7 série
, de boa índole, querida por todos (colegas, professores e funcionários da instituição de ensino), teve uma crise de ansiedade na tarde da sexta feira 29, e passando mal tentou fugir do colégio. Ao tentar pular o muro da instituição, foi contida por inspetores e acalmada, enquanto chamavam o SAMU. A jovem foi atendida e levada para casa onde está se recuperando.
A direção do CEPT ZILCA RANGEL emitiu a seguinte nota postada nos grupos da escola:
Fernanda Souza, moradora do Parque Nanci em Maricá, foi uma das vítimas, ao contratar a BASTOS FOTOGRAFIA em 2021 para a festa de 15 anos de sua filha. Foram meses de problemas e desculpas. A festa de sua filha, na verdade foi um presente de Renata Lima, irmã de Fernanda, que ainda sofreu bullying, assédio moral e ainda seu perfil inserido em uma página de encontros adultos como se ela fosse uma Garota de Programa.
Além delas, diversas outras famílias foram lesadas, no Rio, em Niterói, em Itaguaí e outras cidades do estado. Funcionários da empresa de Bastos, também informam que estão com pagamentos atrasados e a esposa dele, faz vídeos se dizendo supostamente enganada pelo marido e estando com diversos problemas, uma vez que tudo na firma está no nome dele, o que fará que ela responda juridicamente.
Em matéria do programa Fala Brasil da Record TV, alguns lesados deram seus depoimentos:
Notícia em primeira mão para a população de Cordeirinho, Bambuí, Ponta Negra e região do segundo distrito.
A iniciativa partiu do secretário de defesa do consumidor Felipe Paiva em parceria com os representantes da ACM - Associação Comercial de Maricá.
Robinson Assis e Felipe Paiva |
Guardas Municipais de todo o Brasil de imediato hipotecaram apoio do GM Sandro (muito querido na cidade Maricá, não só por munícipes, mas pelos colegas de farda. Bastante conhecedor das leis, Sandro teve amparo imediato do Conselho Nacional das guardas municipais e do deputado federal Jones Moura (egresso da corporação), movimentando toda a classe.
Na terça feira 25/4, a corregedora da Guarda Municipal de Maricá, recebeu Moção de Repúdio pelo seu ato, na sessão da Câmara de vereadores de Araruama (onde a mesma reside).
O vereador Ricardinho Netuno defendeu a rápida aprovação de armamento para os guardas municipais, para que estes possam atuar de melhor forma na defesa do cidadão de bem.
Na terça feira 26 de abril, na sessão da Câmara de vereadores de Araruama, a corregedora da Guarda Municipal de Maricá, recebeu Moção de Repúdio da casa de leis de Araruama, local onde ela reside.
QUESTIONAMENTOS
O jornal Barão de Inohan, desde a primeira postada (https://obaraoj.blogspot.com/2022/04/debetio-apos-medida-arbitraria-recebe.html) deixou o espaço aberto para que todas as partes envolvidas e citadas se pronunciem, mas gostaríamos de fazer mais alguns questionamentos, os quais tornamos públicos abaixo:
A corregedora fez concurso público como prevê o estatuto ou foi elevada ao cargo por indicação?
É fato que a corregedora senhora responde a uma sindicância interna por ter deixado sua arma em cima da mesa dentro do SEOP?
A corregedora informou que a denuncia veio do MP, em seguida disse que foi anônima e no BO disse que foi da inteligência da guarda, afinal, de onde veio a SUPOSTA denúncia?
Porque a corregedora não procedeu com o agente para a sede do SEOP e/ou da GM para abrir um PAD Processo Administrativo e fazer uma sindicância interna, sem expor o servidor e o fato (correto ou não) à sociedade civil, maculando a instituição, a própria corregedora, o GM e a prefeitura de Maricá como um todo?
É fato que a corregedora também anda armada como afirmou o vereador Ricardinho Netuno?
Ainda segundo o vereador, no momento do fato a corregedora estava armada?
Se o GM estivesse abordando os munícipes na ação conjunta PROEIS - GM, armado como supostamente foi informado e os policiais vendo tal situação, caso houvesse acontecido mesmo, estes PMs não estariam prevaricando?
Porque a GM mandou uma advogada para defender a corregedora e não o guarda acusado? Não paridade de direitos dentro da renomada e querida instituição?
Houve algum apoio da instituição para com o guarda, visto que o fato lamentável pode mexer psicologicamente com o servidor?
O lamentável fato teve repercussão nacional a partir da matéria veiculada pelo jornal Barão de Inohan e seguido pelas demais mídias maricaenses e a maioria das pessoas que já trabalharam com ele e fizeram cursos de qualificação, será que todos esses manifestos foram feitos sem base?
Mais uma vez deixamos aqui o espaço necessário para que as partes e pessoas citadas e/ou envolvidas se pronunciem e deem os devidos esclarecimentos.
O jornal Barão de Inohan foi o primeiro a apresentar o problema. Confira tudo acessando: https://obaraoj.blogspot.com/2022/04/debetio-apos-medida-arbitraria-recebe.html
O coordenador de Proteção Animal de Maricá, Fabiano Novaes, participou de debate sobre políticas públicas para a causa animal em audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Integrante da mesa diretora da audiência, o coordenador enfatizou a necessidade de priorizar a educação para mudar a cultura das pessoas em relação à promoção do bem-estar animal. Segundo Novais, todo o investimento público pela causa animal não será suficiente se as pessoas não mudarem a cultura sobre os animais.
“O Estado precisa dar recursos para que as delegacias investiguem e façam cumprir a lei. Existe um risco real do aumento no abandono com a construção de um abrigo público sem antes investir na educação. É importante o diálogo entre diferentes personalidades que envolvem as questões de interesse dos animais. Precisamos falar das dificuldades dos protetores, da importância de ouvirem os veterinários, adestradores e criadores, pois todos eles têm um interesse em comum, que é continuar atuando em seu segmento e manter o bem-estar dos animais”, avaliou.
Fabiano Novais revelou ainda que a Prefeitura de Maricá está aumentando o número de castrações para 9.600 animais por ano e estão sendo desenvolvidas diversas ações para melhorar estes serviços na cidade.
“Hoje estamos atuando com o registro de colônias e animais comunitários e já aplicamos o protocolo proposto pela coordenadoria, que foi aprovado como lei pela Câmara Municipal. Estamos discutindo políticas públicas para regularizar o lar temporário e melhorar a situação dos animais que vivem em nossa cidade”, destacou.
Assista abaixo o vídeo completo da audiência pública na ALERJ.
O ato aconteceu na quarta feira dia 20 de abril e segundo informações, o casal tem em torno de 15 anos.
Mães disseram que providências precisam ser tomadas para que tais fatos não aconteçam mais. A secretaria estadual de educação ainda não se pronunciou sobre o fato, assim como a direção da escola.
SUPOSTAS INFORMAÇÕES FALSAS
Segundo um funcionário da escola que pediu para não se identificar, não houve nenhum ato sexual dentro da sala de aula e que a aluna estava apenas sentada no colo do menino simulando o ato.
O jornal Barão de Inohan ainda aguarda o pronunciamento oficial da secretaria de estado de educação e da direção da escola sobre o assunto, dando o espaço que for necessário para os devidos esclarecimentos.
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO
Prefeitura preparou uma extensa programação na Praça Orlando de Barros Pimentel, com serviços públicos e diversão para todas as idades
A Prefeitura de Maricá organizou uma extensa programação com serviços gratuitos de diversas áreas, como saúde, assistência social e trabalho; além de diversão e lazer para todas as idades em comemoração do Dia do Trabalhador, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. No sábado (30/04) e no domingo (1º/05), as secretarias de Trabalho; Cultura; Esporte; Cidade Sustentável; Agricultura, Pecuária e Pesca; Políticas Inclusivas; Políticas para a Terceira Idade; Turismo; e Promoção e Projetos Especiais, além da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), oferecerão várias atividades para quem for ao local.
O prefeito Fabiano Horta lembrou que a festa volta a ser realizada após dois anos de pandemia da Covid-19, o que torna a homenagem ainda mais especial. "Nada mais justo que nos esforcemos para oferecer o melhor às trabalhadoras e aos trabalhadores maricaenses, com animação e alegria, numa grande confraternização, sem descuidar de quem está em busca de uma oportunidade: vamos ter cadastros para banco de vagas de emprego, emissão de documentos e divulgação dos cursos profissionalizantes do programa Qualifica Maricá", disse.
A festa começa no sábado (30/04), das 9h às 19h, com diversas atividades para crianças, com brinquedos como pula-pula e piscina de bolas; das 16h às 18h, será o momento da Caravana da Cultura, com música de Ronaldo Valentim e Márcio, show de mímica com Os Sombras, e apresentação do Teatro das Oprimidas. Das 20h em diante, artistas e bandas locais sobem ao palco no projeto Maricá Musical, da Secretaria de Cultura: Leandro Brunno e Banda (20h), Luiz Barreto Trio (21h), Black Mother (22h), Banda RJ-106 (23h).
Ação conjunta dos órgãos municipais no Centro
No domingo (1º/05), Dia do Trabalhador, a praça será ocupada por uma ação conjunta de várias secretarias. A programação tem início às 9h e vai até o meio-dia, com serviços das secretarias de Esporte (kickboxing, futmesa, altinha, zumba); Saúde (testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), distribuição de preservativos e vacinação infantil contra Covid-19); e Trabalho (emissão de carteiras de trabalho, cadastro em banco de empregos, solicitação do seguro-desemprego, corte de cabelo, design de sobrancelhas).
Cidade Sustentável vai distribuir mudas de árvores com projeto Maricá + Verde; Assistência Social fará acolhimento social, e 2ª via de certidões de nascimento, casamento, óbito, declaração de hipossuficiência financeira para atendimento no Detran; Agricultura, Pecuária e Pesca vai realizar a Feira do Produtor e oficina ensinando como fazer uma horta na casca do coco; já Políticas Inclusivas fará o teste da pisada (para crianças até 9 anos), jogos pedagógicos, divulgação de cursos gratuitos do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI); e Políticas para a Terceira Idade vai fazer uma apresentação de zumba.
A Praça Orlando de Barros Pimentel abrigará, ainda, no domingo, uma edição da Feira de Artesanato de Maricá, a Feirarte, que normalmente acontece na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo). No mesmo dia, a Secretaria de Cultura vai proporcionar as atrações, de 16h às 18h, da Caravana da Cultura, com contação de histórias com Lili Dias, que terá tradução em Libras; espetáculo de mágica e mímica com Os Sombras, o Mágico Dragon, e música com Ronaldo Valentim. Das 19h às 21h, vai começar o Maricá Musical, com shows de Izabel Salles & Zhambezzi Blues, Tributo a Cazuza – George Israel convida Arnaldo Brandão.
Programação completa:
Os policiais notaram a atitude suspeita e abordaram o homem que deu um nome falso. Os agentes desconfiaram e o conduziram para a 12ª DP (Copacabana), onde foi constatado que contra ele havia um mandado de prisão em aberto por homicídio.
Sobre o caso
O crime aconteceu no dia 25 de novembro de 2021 na Estrada Velha de Maricá, em São José do Imbassaí. Por volta das16:30 h, o criminoso após ter chamado a vítima para passar a noite com ele e ter recebido um não como resposta, jogou gasolina na vítima identificada como Cristiane Mangueira dos Santos, que estava em um bar, e ateou fogo. Ele conseguiu fugir do local e estava foragido desde então.
Enquanto isso, Cris com queimaduras em boa parte do corpo, passou por doze cirurgias de reconstrução e sofreu por muitos dias no hospital ficando posteriormente sob cuidado de familiares e com medo de sair de casa, Sua filha em rede social na época postou a mensagem acima.
NÃO SÓ POD COMO DEV 9: ANDRÉA ANDRADE E O SEU PROBLEMA DE SAÚDE QUE NÃO É RESOLVIDO HÁ 15 ANOS
Andréa Andrade ao lado de Ingrid Menendes, advogada e presidente da AMM - Associação de Mulheres de Maricá |
Andréa Andrade (50), moradora de Maricá, locutora conhecida pelos diversos trabalhos que realiza há anos em diversos comércios da cidade, estudante de jornalismo, fez um vídeo contundente mostrando seu sofrimento e falta de tratamento pelo qual passa nos últimos 15 anos, com solicitação de cirurgia para solucionar o seu caso, porém sem conseguir êxito e afirmando que só é tratada a base analgésicos.
Andréa grita não só por ela, mas por dezenas de mulheres que passam pelo mesmo problema, principalmente pela falta de um exame específico - a HISTEROSCOPIA (com biopsia), que era executado no hospital Conde Modesto Leal na época da Dra. Simone então secretária de saúde, mas que parou de ser feito em função do desligamento do médico responsável pelo procedimento, da unidade de saúde.
Chamada de mais uma heroína maricaense pelo jornalista Pery Salgado, pelo seu grito de dor e de alerta, Andréa deixou claro que se ela e outras mulheres vierem a óbito pela falta destes tratamentos específicos, o prefeito Fabiano Horta estará sujando suas mãos, assim como a atual secretária de saúde. Ela participou de mais uma edição do NÃO SÓ POD COMO DEV que você poderá assistir na íntegra ao final desta matéria.
Ingrid Menendes que já abraçou o caso de Andréa de outras dezenas de mulheres (ela já passou pelo mesmo problema), informou que estará o mais breve possível com a secretária de saúde Solange Oliveira para tentar solucionar o problema e saber a quantos anda a construção do hospital da mulher, lançado em 2018 e que ainda não saiu do papel.
A recente postagem do jornalista Ricardo Cantarelle sobre o problema da falta do exame de histeroscopia em Maricá e posterior reportagem do jornal Barão de Inohan (https://obaraoj.blogspot.com/2022/03/mulheres-sofrem-com-dores-e-falta-de.html) seguido por outras mídias de Maricá, serviu de alerta para que a contratação deste profissional específico para este crucial exame para a saúde de muitas mulheres (mas que requer profissional especializado e local adequado, não podendo ser feito no CDT - centro de diagnóstico e tratamentos - como queria a atual secretária) e segundo informações do Jornal na Pauta veiculadas na segunda feira 25/04, a secretária de saúde se pronunciou informando que o profissional já estaria contratado e que os exames começarão na sexta feira 29/04 (assim esperamos), conforme nota a seguir: “A histeroscopia é um exame indicado para o diagnóstico e tratamento de algumas doenças ginecológicas e é oferecido pela rede de saúde de Maricá. Entretanto, o profissional que realizava esse exame desligou-se da função no ano passado, ainda na gestão passada. Desde lá a Organização Social Mahatma Gandhi, responsável pela gestão do Hospital Municipal Conde Modesto Leal onde é realizado o exame, fez várias tentativas frustradas de contratar o serviço que só pode ser realizado por especialista e depende de equipamentos específicos. A boa notícia é que o especialista já foi contratado e os exames voltarão a ser realizados na próxima sexta feira. O agendamento das pacientes obedecerá aos critérios da regulação de vagas, iniciando pelos os casos avaliados prioritários pelos médicos reguladores, seguidos pelas solicitações em ordem cronológica. Posteriormente, serão programados horários extras para reduzir a fila de espera”.
O grito de dor e de revolta de Andréa não foi em vão.
Assista ao vídeo em mais uma edição do NÃO POD COMO DEV.
Fiscais autuaram padaria no Flamengo e percorreram mercados do bairro para verificar práticas inadequadas
O secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva, afirmou que a intenção é zerar as denúncias de problemas e irregularidades nos comércios da área. “Não iremos aceitar qualquer prática abusiva ou prejudicial aos consumidores de Maricá. Temos intensificado nossas ações e, com isso, o número de denúncias e produtos descartados vem sendo reduzidos. Nosso trabalho é diário e estamos tendo êxito na cidade”, afirmou.
O coordenador geral do Procon-Maricá, Marcus Sampaio, reforçou que as operações acontecem diariamente na cidade e foram intensificadas durante o feriado prolongado. “Atuamos na fiscalização das denúncias que vêm sendo realizadas pelos nossos canais de atendimento e permanecemos atentos para as demandas da população”, disse Sampaio.
RESULTADOS IMEDIATOS
Conforme acordado com a secretaria de Defesa do Consumidor, a direção da padaria já tomou medidas urgentes para melhorar o atendimento e a qualidade do que é oferecido na padaria (que tem menos de uma ano no local). Clientes já sinalizaram que após a ação da secretaria de Defesa do Consumidor, a padaria está bem diferente do que era e os problemas foram resolvidos, esperamos que para sempre.
Os números para registrar denúncia na Secretaria de Defesa do Consumidor e do Procon-Maricá são 2634-1342 ou 97235-7207 (também WhatsApp).