segunda-feira, 14 de março de 2022

SEDE DA GM PRONTA (DE NOVO) DESDE ANTES DO CARNAVAL. E AGORA, FALTA O QUE?

 


A história poderia ser simples, mas o poder público, complicou. Em 2018, o jornalista Pery Salgado entrou em contato com o então secretário de segurança de Maricá - Celso Netto e sugeriu que o prédio na entrada do Condado passasse a ser uma sede da Guarda Municipal. O então secretário disse que iria colocar na entrada do Condado um container (já que na época, vários estavam sendo instalados em pontos estratégicos do município). Nem container, nem utilização do prédio.

Os anos foram passando e em 2019 tentaram se apossar do prédio instalando uma "segurança particular" e oferecendo a alguns moradores do bairro, o tal serviço de segurança. Com medo de instalação de uma milícia no local, moradores começaram a se movimentar, até que veio a pandemia.

Alguns roubos e furtos começaram a acontecer nas casas mais internas do Condado. Foi então que o presidente da Câmara de Maricá, tomou a frente e pediu ao presidente da SOMAR que fosse feita a adaptação do prédio da antiga associação de moradores do Condado para uma futura sede da Guarda Municipal, enquanto colocava o PROEIS para rodar no bairro afim de minimizar os roubos e furtos.

Em meados de 2020 (mesmo com a pandemia a solta), começou de modo acanhado, as obras para que o antigo prédio fosse uma sede da GM. A obra estava prevista para ser concluída em janeiro de 2021, mas só em agosto o prédio ficou pronto e segundo o tenente Coronel Bueno (secretário de segurança e ordem pública) informou ao jornalista Pery, a inauguração da sede da 1ª Coordenadoria da Guarda Municipal, só aconteceria no final do ano, após a chegada dos móveis para equipar a sede, que aguardavam desfecho da licitação.

Chegou dezembro, mas os móveis não chegaram e uma nova equipe da SOMAR recomeçou a fazer obras no local já pronto e pintado. O jornalista foi saber o motivo e foi informado que foram solicitados novas adaptações no prédio e troca de portas e janelas e que as obras seriam concluídas no início de janeiro.

Não aconteceu, as obras na verdade só foram concluídas em 23 de fevereiro, às vésperas do carnaval que não houve. No dia 17 de fevereiro, em reunião do CCS (Conselho Comunitário de Segurança de Maricá), no bairro do Marques (vizinho ao Condado), o jornalista questionou ao chefe da Guarda - GM. Jean o motivo das obras, quando ficariam prontas e quando seria a ocupação do prédio pela GM e sua possível inauguração.

Jean confirmou que as obras aconteceram devido a adaptações da nova sede para que GMs pudessem dormir no local. Disse que as obras terminariam na semana seguinte (fato) e que até o final de fevereiro já estariam ocupando o prédio e este seria inaugurado.

Não aconteceu nem um nem outro. Apesar de pronto, ninguém ocupou, nenhum móvel apareceu e não há previsão para inauguração.

Quando será? Ou será que nova obra começará no local?????????