Na segunda feira 06/12, a Primeira Dama de Maricá, Rosana Horta, deu início a campanha Maricá-Natal Solidário, na praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) no centro de Maricá. Além da Primeira Dama, estavam presentes o Vice-Prefeito, Diego Zeidan e o Secretário de Agricultura e Pesca, Julio Carolino. Lideranças de Movimentos Sociais da UNEGRO-Maricá (União de Negras e Negros pela Igualdade) e a UBM-Maricá (União Brasileira de Mulheres) apoiando a ação solidária. A campanha tem por objetivo arrecadar brinquedos para crianças e as doações poderão ser entregues no local até o dia 10 de dezembro, das 17 às 19h.
Para Mônica Gurjão, presidente da UNEGRO-Maricá, a ação é de grande relevância nesse momento difícil que as famílias enfrentam, principalmente as mais vulneráveis. “Estamos num período pandêmico, muitos perderam empregos e o número maior está entre os que moram em favelas e comunidades. Não posso deixar de enfatizar que o povo negro é o mais atingido nessa história. Muitas famílias sequer terão uma ceia e, por mais simples que seja, um brinquedo que para uma criança trará um sorriso e alguns momentos de alegria. Isso ajuda a aliviar a fase difícil”.
“Por mais que Maricá esteja enfrentando esse momento de crise, de uma forma diferente de muitas cidades, sabemos que ainda há pequenos bolsões de miséria na cidade. Fico feliz em saber que essas crianças serão assistidas. Quem puder doar, fará uma diferença nesse Natal.”, disse Isis Medeiros, integrante da direção da UBM Marica.
No primeiro dia de campanha muitos brinquedos já haviam sido arrecadados, o que deixou Rosana Horta emocionada. A Primeira Dama fez um pequeno discurso, que acabou se tornando palavras de gratidão à todos que estavam participando do evento e fazendo suas doações: “Essa é a palavra, gratidão. Agradeço à todos que tiraram seu tempo para me ajudar, que ajudaram a montar a estrutura. Estou apaixonada pelo empenho e eu não esperava tanto. Deus cuida da gente com muito carinho, e quando ele sabe que a ação vem do coração, ele não coloca gente, ele coloca anjos para nos ajudar" falou emocionada a primeira Dama.
A primeira Dama lembrou que a ação ocorre no município há 4 anos e que em 2020, devido a pandemia, teve que se adaptar: “Ano passado veio a pandemia e a gente olhou um para o outro se perguntando: como vamos fazer? Mas ai Papai do Céu deu a resposta – faz um drive thru. E, assim, fizemos. Hoje agradeço à Deus por aqui estarmos e, agradeço mais uma vez, a cada um de vocês. É importante demais isso tudo. Para a gente às vezes pode até não ser nada esses brinquedos mas, para a criança que está recebendo o presente, ele é muito especial. Isso me emociona muito e fico muito grata. Gratidão a Deus e a vocês por isso. A ideia partiu do meu coração, mas ajuda vem dos amigos. Muito obrigada!” finalizou a primeira Dama emocionada.
A presidente da UBM-Marica, Rafaela Lima, destacou a solidariedade do povo brasileiro: “É muito bom ver a quantidade de brinquedos já doados apenas no primeiro dia. Isso só confirma o quanto somos solidários e acolhedores. O povo brasileiro tem dessas coisas, sente a dor do outro e sempre, mesmo quando tão difíceis as coisas estão, é solidário.”
Para a presidente da UBM-Maricá, as mulheres ainda são as mais atingidas pela crise e são a maioria no número de desempregados ou trabalhando em subempregos: “Como mulher e mãe, sei o quanto está difícil enfrentar a pandemia, a crise política do nosso país e a carestia. As mulheres estão sendo as mais atingidas por isso tudo. Dói para uma mãe não ter o que dar de comer a um filho, de não poder dar um presente. Claro que alimentar o corpo é importante. Porém, ver uma criança sorrir ao ganhar um brinquedo, alimenta o coração de qualquer mãe. Estamos carentes de momentos assim também. Muito feliz em ver o trabalho da primeira-dama, sua dedicação e, principalmente, a gratidão que ela tem pela realização disso tudo. Venham participar, doar e fazer uma criança feliz", concluiu.