Prefeitura orienta moradores a não praticarem altinha e atividades similares na Praça Orlando de Barros Pimentel temporariamente
Recomendação tem o objetivo de proteger as estruturas e decoração de Natal, evitar acidentes e promover a segurança no local, mas essas ações deveriam ser constantes
A Prefeitura de Maricá emitiu nota recomendando que, por conta da montagem das estruturas e decoração de Natal, seja evitada a prática da altinha e de outros esportes que envolvam o uso de bolas no entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A orientação é uma forma de assegurar a integridade das ornamentações, além de evitar acidentes e promover a segurança da população, visto que o fluxo de crianças e idosos aumenta exponencialmente na região nesse período do ano.
Acontece, que essa determinação deveria ser constante e diária. Lugar de altinha é na praia, na lagoa, nas quadras poliesportivas espalhadas pela cidade, não na nova praça que demorou quase dois anos para ser entregue e custo uma fortuna, e várias peças de granito (principalmente das jardineiras) já podem ver vistos lascadas e quebradas, sem contar nas várias plantas quebradas. Mesmo com a presença de um trailer da SEOP (que mais serve como ponto de informação, uma vez que nada faz para coibir essas atividades e ações indevidas), as atividades acontecem livremente.
Mas, segundo a nota da prefeitura, para o Natal, agentes da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) atuarão na orientação e conscientização dos praticantes dessas modalidades, comunicando sobre a importância de evitar a prática temporariamente por medida de segurança.