A prefeitura de Maricá, a secretaria municipal de saúde, a secretaria de transportes e o comitê de atuação contra a pandemia do Covid-19 terão que rever um dos protocolos das medidas de restrições à pandemia, após a EPT (autarquia municipal de transportes públicos) ter recebido 13 ônibus da FIEL TURISMO, empresa vencedora da licitação para o fretamento dos ônibus das linhas do terceiro distrito (Inoã, Santa Paula e Cassorotiba), com janelas panorâmicas, ou seja, iguais aos ônibus tipo TARIFA A, que não podem ser abertas.
Diferente dos ônibus locados à Viação Nossa do Amparo (vencedora do fretamento dos ônibus para as linhas do 1º, 2º e 4º distritos) que também possuem ar condicionado, mas as janelas quando não estão TRAVADAS podem ser abertas normalmente, e assim aconteceu desde 18 de março de 2020, respeitando as determinações da OMS, governo do estado do Rio de Janeiro e da prefeitura de Maricá, que proibia que ônibus urbanos trafegassem com janelas fechadas, para facilitar a circulação de ar, os ônibus da FIEL tem janelas inteiriças conforme vemos no detalhe na foto abaixo.
A reportagem do Barão de Inohan já havia questionado a direção da EPT logo após o início da operação dos vermelhinhos locados da Viação N.S. do Amparo, tendo em vista que ônibus TARIFA A, TRENS, METRÔ e BARCAS (algumas), possuem também janelas lacradas e o transporte nestes modais continua permitido normalmente e nos ônibus urbanos (de quase todas as cidades que possuem este tipo de transporte), andam com janelas abertas, fazendo suar os passageiros em dias de forte calor e molhando em dias de chuva.
Com a chega destes 13 ônibus da FIEL (e a previsão é que cheguem mais 12, para completar os 25 contratados), com janelas panorâmicas, obviamente a lei terá que ser ajustada, para que todos os vermelhinhos (tanto os da Amparo quanto os da frota original da EPT), circulem também com ar condicionado, oferecendo o mesmo tipo de serviço aos usuários, sem nenhuma distinção, o que - se houver - poderá gerar problemas e bate-bocas.
Lembrando que a FIEL faz as seguintes linhas:
E20 – INOÃ X R128 (VIA CAJUEIROS)
E21 – INOÃ X RECANTO (VIA ITAOCAIA)
E22 – INOÃ X CASSOROTIBA
E23 – INOÃ X SANTA PAULA
e em breve, segundo informações exclusivas obtidas pela reportagem do Barão de Inohan, voltarão a operar as linhas Centro x Inoã via Flamengo e São José e Centro x Inoã via avenida e São José (antigas 19 e 19A da Viação Nossa do Amparo).