Segundo informações, o novo espaço reservado ao atendimento exclusivo a mulheres, dentro da 82 DP, foi criado para evitar maiores constrangimentos às denunciantes durante os seus depoimentos.
Até então, o depoimento colhido por uma policial feminina, era realizado em ambiente público e misto com a presença de outros homens. De acordo com o delegado titular Dr. Julio Cesar Mulatinho, a "sala rosa" é uma demanda do CCS (Conselho Comunitário de Segurança), que chegou à delegacia através da presidente, Ana Maria Quintanilha, e seu diretor de assuntos comunitários, Mizael.
"Levamos a demanda ao delegado Mulatinho por entendermos que há a necessidade de um local reservado para os depoimentos das mulheres e, como já havia um espaço na delegacia, ele ponderou e viu que era uma solicitação justa", disse a presidente do CCS - Anna Maria Quintanilha.
Ainda segundo Ana Quintanilha, esse pode ser o primeiro passo para a criação de uma DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que é uma luta antiga do CCS.
com informação do CCS Maricá