Mesmo em época de restrições em função da pandemia de Coronavírus Covid-19, a área de conservação em Maricá não para. Os canteiros centrais da RJ 106, além da conservação constante, tem recebido novas plantas para deixar a cidade mais bonita pra quem passa pela rodovia e principalmente para seus moradores.
Mas a reportagem do Barão de Inohan descobriu palmeiras decorativas, que estão sendo plantadas nos canteiros centrais, assim como nos canteiros laterias, que separam a faixa de rolamento da RJ 106 com as ruas de serviço, paralelas à rodovia. Elas são encontradas em Itapeba, Ponta Grossa e estão sendo plantadas em outros locais. Apesar da grande beleza, principalmente quando atingirem os quatro metros de altura (sua altura máxima), essa palmeira, chamada de Fênix, que enormes espinhos em seu caule e nas folhas o que com o contato com a pele humana, pode ocasionar graves arranhões que podem infeccionar.
Os tratadores que trabalham com jardins e usam esta planta para ornamentação deixam claro que "suas folhas, próximo ao caule têm grandes espinhos, portanto deve se ter o cuidado de plantar em local onde não tenha o transito muito próximo de pessoas e crianças pequenas", o que de fato não está acontecendo. Pedimos ao pessoal da SOMAR que façam o acompanhamento com a empresa terceirizada que cuida dos jardins e da renovação das plantas.