Informação foi dada do Jornal da Record do sábado 14 de março, dando conta que cientistas de Israel teria descoberto a vacina contra o Coronavirus, através de uma vacin a similar contra bronquite que infecta aves na região. Os testes em humanos já foram feitos com resultados positivos e a produção já esdtaria começando com as vacinas chegando ao mercado no final de maio. Rússsia, China e Estado Unidos também testam vacinas similares.
No entanto, enquanto o Ministério da Ciência de Israel ganhou as manchetes na semana passada divulgando o trabalho do instituto e dizendo que sua vacina pode ficar pronta em três meses, a Dra. Asher Shalmon, diretora de relações internacionais do Ministério da Saúde, alertou contra colocar “falsas esperanças” nele.
A vacina consistirá em uma proteína especialmente produzida, e Katz disse que espera que tenha sucesso em “algumas semanas”. Mas depois vem os testes clínicos, que ocorrerão em conjunto com um parceiro, e a papelada, que levará tempo.
“Quando a proteína estiver pronta, esperamos encontrar o parceiro certo que possa nos levar ao estágio clínico. Os experimentos de testes clínicos não são tão longos e podemos concluí-los em 30 dias, além de outros 30 dias para testes em humanos. Na maioria das vezes é burocracia - regulamentação e papelada”, disse Katz.
O tempo também pode ser perdido devido a "burocracia" em diferentes etapas do processo, até que os reguladores aprovem para avançar.