Entrevista exclusiva do jornal Barão de Inohan com o vereador Fabiano Novaes que defende sim, a gratuidade no transporte público mas sem a EPT.
O jornal Barão de Inohan esteve com o vereador Fabiano Novaes na segunda feira 18/11, após a sessão ordinária da Câmara de Maricá para falar sobre o contrato celebrado pela EPT com a Viação Nossa Senhora do Amparo no aluguel de 23 ônibus e verificar também as condições de manutenção da EPT em relação a sua frota de 38 ônibus (onde 3 já estão totalmente sucateados) e outros 12 (doze) estão em manutenção há vários meses. O vereador pode constatar que não há condições mínimas do serviço de manutenção e limpeza prestado pela EPT.
Informou também que esteve na garagem da Viação Nossa Senhora do Amparo e constatou o profissionalismo de uma grande e organizada empresa de transportes públicos, e viu que a mesma terá totais condições de atender muito bem o serviço de aluguel prestado à EPT.
O vereador deixou claro que o atual modelo adotado pela prefeitura de Maricá não é o ideal afirmando que a prefeitura não tem que gerir uma empresa de transporte público. Defendendo a gratuidade das passagens, afirmou que o modelo poderia ser o de subsidio, adotado já em alguns municipios, onde uma parte da passagem é paga pelos cofres públicos, mas o serviço é gerido por empresas especializadas em transporte público.
Disse também que em conversa com o presidente da EPT - Celso Haddad, este não confirmou o modelo que será adotado pós os seis meses de contrato emergencial celebrado com a Viação Nossa Senhora do Amparo, e que existem estudos que definirão a melhor forma (com obviamente os menores custos para os cofres públicos) de como adquirir os novos ônibus, seja através de compra (se autorizada pelo TCE - Tribunal de Contas do Estado) ou através de novo contrato de aluguel, mais amplo. É bom lembrar que o contrato emergencial celebrado entre a EPT e Viação NS Amparo, obriga a contratada a ceder além dos ônibus com combustível, limpeza diária e manutenção preventiva e corretiva, também os motoristas, devidamente uniformizados, além de despachantes e corpo técnico de auxílio às operações das linhas da EPT à cargo da Viação NS do Amparo.
Das 15 linhas da EPT hoje em operação, a partir de 1º de dezembro, oito serão de responsabilidade da nova frota de 23 ônibus (sendo mais dois de reserva técnica), ficando as outras sete à cargo da EPT e de sua atual frota.
Confira abaixo o video da entrevista exclusiva: