A Empresa Pública de Transportes, responsável pelos ônibus ‘vermelhinhos’, que transporta milhares de moradores todos os dias, solicitou a secretaria de transportes e esta solicitou a secretaria de trânsito a instalação de placas de identificação dos pontos de ônibus para evitar o ‘para-para’ dos coletivos, um dos maiores motivos dos atrasos nas viagens.
A autarquia pública organizou as paradas e orientou seus motoristas a pararem nos pontos, assim como ocorre na RJ-106 e em todo o trajeto de todas as linhas. Em bairros como Guaratiba, Cordeirinho e Bambuí, moradores estão acostumados a pararem em qualquer rua, o que precisará mudar para garantir uma melhor fluidez do transporte.
“Acreditamos que com essa iniciativa irá agilizar as viagens e diminuir a incidência dos atrasos nos horários nas linhas da EPT. Contamos com a compreensão de toda a população para que respeitem os locais destinados as paradas dos ônibus a partir de 1 de março de 2019.” Diz o site da autarquia.
Porém, além da educação dos usuários (este tipo de problema é quase inexistente nos terceiro e quarto distritos, servidos pela Viação Nossa Senhora do Amparo), é preciso que os motoristas também sejam orientados, pois nossa reportagem já registrou vários momentos em que basta o usuário esticar o braço, que o motorista para em qualquer lugar que seja, muitas vezes causando alguns incidentes, além de em alguns casos, a paralisação repentina do fluxo de trânsito.