Desde o final da noite da quarta feira que uma forte frente fria chegou ao estado do Rio, baixando a temperatura e deixando os dias muito chuvosos. A madrugada da quinta feira foi o momento de maior precipitação pluviométrica e vários municípios sofreram com isso, sendo que Macaé entrou em estado de calamidade.
Em Maricá, os problemas não foram pequenos, mas bem menores dos problemas de Macaé, mas o tempo chuvoso da quinta-feira (8/11) trouxe um grande problema para parte dos moradores do primeiro distrito e todos os moradores do segundo distrito, que são servidos pelos ônibus vermelhinhos da EPT. Com uma frota cada vez com mais problemas, com falta de manutenção e limpeza, os usuários reclamaram muito de problemas nos horários das conduções, que já são frequentes, mas que pioraram nestes dois últimos dias, em especial na quinta feira.
De acordo com os moradores, as primeiras horas da quinta feira foram tensas para quem precisava pegar uma condução. Além dos ônibus “vermelhinhos” terem ficado com os horários desregulados, as vans de transporte alternativo também apresentaram problemas, devido a grande demanda
“Os ônibus atrasaram, então consequentemente as vans passam cheias, pois muita gente precisa estar no trabalho nesse horário” afirma uma moradora do Bairro de Ponta Negra.
Segundo a EPT (Empresa Pública de Transportes de Maricá), os horários dos ônibus podem oscilar de acordo com as situações, como por exemplo: tempo ruim, algum dano ao veículo, atraso na limpeza. Mas a empresa afirma que os horários são automaticamente regularizados ao longo do dia.
De acordo com o Instituto Clima Tempo de meteorologia, o tempo permanecerá chuvoso até segunda feira, ficando nublado na terça, quarta e quinta e voltando a chover no feriado.