quarta-feira, 26 de setembro de 2018

SERVIÇO DOS VERMELHINHOS ESTÁ TÃO RUIM QUE POPULAÇÃO PEDE A VOLTA DA COSTA LESTE

Alguns ônibus da EPT estão SUCATEADOS
O jornal Barão de Inohan vem acompanhando há meses o SUPLICIO dos moradores do primeiro e segundo distritos, servidos pelas linhas da EPT – Empresa Publica de Transportes (os conhecidos vermelhinhos, que deveriam ser motivo de orgulho em Maricá, mas estão virando um grande estorvo municipal. 
Várias matérias e denuncias já foram feitas nas versões impressa e on line do Barão de Inohan, já acompanhamos moradores do segundo distrito (Ponta Negra, Cordeirinho e Guaratiba) em reuniões com o vereador Rony Peterson e o secretário de transporte André Azevedo – Casquinha (na época acumulando o cargo de presidente da autarquia municipal), e o problema não foi totalmente resolvido, mas foi amenizado.
Mas após a saída do secretário da presidência interina da autarquia municipal e com a nomeação do novo presidente Lourival Casula (aquele envolvido junto com o ex-prefeito Washington Siqueira, o Quaquá, na morte do juiz federal durante o impedimento de pouso de uma aeronave no aeroporto municipal o que causou a queda da mesma e a morte do juiz), além de problemas internas de gestão denunciado em todos os escalões na empresa, os problemas de frequência e mal atendimento se agravaram e em redes sociais, moradores principalmente do segundo distrito, alarmados com o descaso da autarquia municipal e da prefeitura e com o crescente problema de horários não cumpridos, chegaram ao ponto de pedir a volta a Viação Costa Leste, empresa privada, que tinha a concessão das linhas, mas que em 13 de abril de 2017, fechou suas portas, sem receber quase R$ 15 milhões da prefeitura de gratuidades desde 2009, início do governo Washington Siqueira, embora a procuradora geral do município, e em janeiro de 2014, tenha aconselhado o então prefeito em realizar o pagamento antes de uma decisão da justiça. Com o fechamento da Costa Leste, cerca de 80 funcionários ficaram desempregados e a EPT passou a fazer o atendimento a estas linhas.


Sem condição para tal, a EPT criou novas linhas, comprou novos ônibus aumentando a frota que embora tenha ônibus relativamente novos (os mais antigos tem apenas 4 anos de uso), alguns já estão totalmente inoperantes e estão virando sucata. Dos 38 da frota, apenas 33 estão em uso, sendo que hoje (26/09, quando da redação desta matéria), apenas 6 ainda tem o ar condicionado funcionando em sua plenitude. Vários circulam com pneus sem condições, com problemas mecânicos, sem a devidamente manutenção preventiva e muitos em condições de pouca limpeza. Sabemos que os usuários não valorizam o transporte público gratuito, e depredam os ônibus, chegando ao ponto da diretora da empresa e da prefeitura municipal, fazer matéria falando do mal uso e depredações nos vermelhinhos. Porém, nenhuma campanha de valorização e conscientização aconteceu.
Mas o problema agora é saber o que a autarquia e a prefeitura farão para resolver o grave problema de transporte que aflige esses passageiros. E ai?????? Alguém responde?

Segunda feira, 10 horas da manhã. Ao invés de circularem atendendo a população,
ônibus ficam parados na garagem no Caxito