Aconteceu na quinta à noite, no Clube Fonseca em Niteroi, o lançamento da pré-candidatura de Mãe Simone de Iemanjá a Deputada Estadual pelo PCdo B.
Formada em Letras, pós-graduada em Pedagogia, Gestão e História da África e Cultura Afro-Brasileira, Mãe Simone de Iemanjá é Professora da rede Municipal de São Gonçalo, atuando como diretora de uma unidade educacional.
Dedicada há mais de 20 anos à Umbanda, Zeladora do Terreiro Morada de Iemanjá localizado na Rodovia Amaral Peixoto km 24 número 18 em Ponta Grossa - Maricá, vem desenvolvendo além das atividades espirituais, projetos sociais, tais como, distribuição de cestas básicas, ressocialização e cursos profissionalizantes (Qualificados pelo Axé). Membro do Movimento Axé pela democracia tem entre suas propostas a luta pela valorização e respeito a História e Cultura e a busca de políticas públicas efetivas que assegurem os direitos e a segurança dos Povos Tradicionais de Terreiro contra a intolerância religiosa, como prevê a Constituição Federal.
Estiveram presentes ao lançamento da pré-candidatura a Deputada Federal Jandira Feghali - também pré-candidata a deputa federal, o vereador por Niterói Leonardo Giordano – pré candidato a governador do estado do Rio de Janeiro (ambos pelo PC do B), VILMA PIEDADE-Mulher Preta de Axé, Feminista , Escritora Antirracista, Graduada em Letras na UFRJ e Pós-graduada em Ciência da Literatura UFRJ, a Ialorixá Jussara de Iemanjá-Presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial de São Gonçalo, Pai Timar de Oxossi – BABALORIXÁ, Pai Gilmar de Oya – subsecretário da CODIR e Presidente da COMASG, Pai Roberto de Ogum - Zelador de Umbanda, Bába Jorge - Babalorixá Pai Jorge, Renata Redoglia - Vice-presidente da UJS (União da Juventude Socialista) de Maricá, o Babalorixá Bira de Omulu e Helena Piragibe- presidente do CEDIM- Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro.
O evento que contou com o apoio maciço dos presentes, ressaltou a luta de Mãe Simone e a adesão de todos à sua presença na ALERJ para representar as minorias, hoje tão excluídas e sem representatividade.
A Deputada Federal Jandira Feghali disse inclusive, que quer ver Mãe Simone entrar na ALERJ vestida de Mãe de Santo após sua eleição (o que todos torcem), para mostrar que as minorias estarão sendo muito bem representadas e que o Brasil, por ser país laico, terá uma grande representante do povo de Axé.
Mãe Simone em seu discurso agradeceu e se comprometeu em estar sempre lutando pelas minorias, sendo ela mulher, professora, umbandista, e defendendo os negros e todos que lutam pela diversidade.
No evento que começou com a execução do Hino da Umbanda, contou também com o sorteio de sete livros da escritora Vilma Piedade – DORORIDADE, de show musical com Marcos Alexandre e Carolina Assis, além de uma belíssima apresentação do grupo de dança afro Oriki.
Mãe Simone estará indo a outras cidades para expor suas ideias, em defesa das minorias e dos povos tradicionais de terreiros.
Confira todas as fotos acessando: