segunda-feira, 11 de junho de 2018

Orla de Itaipuaçu: rede de drenagem começa a ser instalada


As obras de urbanização da orla de Itaipuaçu entraram nesta semana numa importante fase. A rede de drenagem que vai escoar a água das chuvas para o Canal da Costa começou a ser instalada no leito da avenida litorânea. De acordo com a equipe responsável pela intervenção, serão 400 metros de galerias no sentido do Recanto e outros 200 metros no sentido da Ponta do Francês, ambos com a instalação de caixas coletoras em toda a extensão escoando para a rede de desague já instalada. Ainda segundo a equipe, a obra segue em bom ritmo e é interrompida somente em caso de chuva.

A REPORTAGEM DO BARÃO DE INOHAN apenas constatou com certa apreensão, que estão sendo utilizadas manilhas de 60 cm de diâmetro, que poderão estar sobrecarregadas em curto espaço de tempo. 
Pela importância e tamanho da obra, e pelos custos e tempo envolvidos nesta, a secretaria de obras poderia pensar em Maricá para daqui a pelo menos 10 anos, e poderia estar instalando uma rede com bitola de pelo menos 1 metro de diâmetro.

Ao final desta etapa, virá a parte de urbanização propriamente dita. Os engenheiros informaram que a via principal terá cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia, esta com 2,30 de largura. A modernização da Avenida Beira-Mar será feita em duas etapas: da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) até a altura da Rua 63, e o segundo trecho da Rua 63 até a Rua 153. Para proteger a obra contra possíveis ressacas, um estudo está sendo realizado para que seja erguida uma contenção com pedras.
A urbanização da orla é uma das intervenções mais esperadas por moradores e frequentadores de Itaipuaçu. O anúncio do início das obras foi feito pelo prefeito Fabiano Horta no dia 17 de maio com uma visita ao local, ao lado do secretário de Obras Renato Machado, e foi muito bem recebido por quem vive na região.