A tarde da sexta-feira (14/07) foi de festa para os moradores de Itaipuaçu. Com a presença de moradores, de vários secretários e de representantes da Câmara Municipal, o prefeito Fabiano Horta inaugurou oficialmente a nova ponte da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um), que liga a região do Barroco à orla de Itaipuaçu sobre o Canal da Costa e que tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana da região.
Diferente do ex-prefeito Washington Siqueira que ficou 10 meses para inaugurar a ponte da Mumbuca no final do seu primeiro governo, a ponte da avenida 2 ficou pronta em cerca de dois meses.
Em seu pronunciamento, o prefeito Fabiano Horta destacou o avanço considerável e as obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura em todo o município, especialmente as ações que estão sendo feitas em Itaipuaçu – que recebeu, entre outras ações, recentemente, um posto do Corpo de Bombeiros construído pelo município. O prefeito ressaltou os melhoramentos que já podem ser percebidos nos diversos bairros, destacou o fato de esta ser a primeira obra grande “de uma série de outras” e afirmou que ainda há muito trabalho pela frente. “É um orgulho muito grande essa inauguração de uma obra que teve início no governo anterior e que nós demos continuidade”, afirmou.
O investimento da Prefeitura na obra foi de R$ 1,8 milhão e se soma ao de outras obras de melhoria já entregues ou em andamento no local, como pavimentação, sinalização, iluminação e drenagem. A nova ponte que conta com estacas metálicas profundas em sua fundação e estrutura pré-moldada, foi construída unicamente com recursos do Tesouro Municipal (através do repasse de royalties do petróleo).
Ao todo são 27 metros de vão livre, 9,40 metros de largura, (sendo 7,20 metros de pista para carros e 1,10 em cada um dos guarda-corpos de pedestres) e uma altura total de 2,60 metros acima do espelho d’água. A obra que levou 150 dias para ficar pronta, dispõe de uma estrutura que poderá permitir no futuro que seja elevada, ampliando o vão e permitindo a passagem de pequenas embarcações no Canal da Costa, Para isso, um sistema com macacos hidráulicos instalados faria o movimento. As ações da Prefeitura na região do Canal da Costa incluem, ainda, a construção a partir de agosto de 9 passarelas de pedestres – para substituir as passagens precárias existentes hoje – que não foram feitas pelo município e cujo uso não é recomendado por razões de segurança. “Vamos entregar uma passarela por semana, o secretário Marcos Câmara tem uma ação de engenharia diferente e que permite esse prazo”, acrescentou o prefeito.
“Hoje estamos com a felicidade de inaugurar essa importante obra aqui para Itaipuaçu. É mais segurança para moradores, motoristas e pedestres que precisam atravessar o Canal da Costa”, afirmou o secretário de Obras Marcos Câmara. As moradoras Yonne Brendler e Mirna Brito aprovaram o projeto e pedem que junto com a obra seja intensificada a segurança do trânsito no entorno. “É muito importante”, disse Yonne. “A ponte ficou incrível, Itaipuaçu estava precisando desse cuidado”, acrescentou Mirna.
A construção substitui por definitivo a antiga estrutura que já estava no local há quase 40 anos e que foi retirada pela Prefeitura em maio de 2017, após interdição realizada pela Defesa Civil Municipal em setembro do ano anterior devido as condições precárias de sustentação da antiga ponte.
--
Coordenação de Comunicação
Prefeitura de Maricá