Rapaz, vida agitada essa semana, no mundo com o ataque dos EUA ao Estado Islâmico, usando a "mãe de todas as bombas" no Afeganistão, no Brasil, com a lista do Ministro Facchin (santo homem, Teori deve estar satisfeito por ter subido e ter deixado tão nobre pupílo e como sempre ouvi dizer, NADA É POR ACASO), em Maricá e até minha vida pessoal, mas isso não renderia muita audiência.
Sobre Maricá, um fato ocorrido na sexta feira dia 07 com o "caminhão do peixe" instalado a 50 metros da maior peixaria do nosso município (uma verdadeira afronta - NÃO SOMOS CONTRA O CAMINHÃO DO PEIXE, mas tinha que ser logo alí?), levou o vereador Poubel ao local tentar defender a comerciante proprietária do local.
Mas, INFELIZMENTE e por ser ainda muito novo e INEXPERIENTE na arte do jornalismo e por pensar, falar e ESCREVER COM O ESTÔMAGO, Robson Giorno fez uma matéria de certa forma caluniando o vereador, que na sessão da Camara de Maricá em 10 de abril fez graves denúncias e até propôs Moção de Repúdio a imprensa marron de Maricá, representada por Robson Giorno (confira o vídeo).
A repercurssão foi enorme e paradiando o texto do colega de prissão Gilson Barcellos, neste meus 35 anos do jornalismo, nunca tinha visto nada igual.
Abaixo reproduzo na integra o texto de Gilson publicado em 11 de abril e como me cita, ao final volatrei tecendo os devidos comentários.
VEREADOR DIZ QUE É VÍTIMA DE IMPRENSA MARROM EM MARICÁ
Nos meus 46 anos de jornalismo, com passagens por algumas das principais redações de rádios, tvs e jornais do Rio, além de cobrir sessões das Câmaras de Vereadores do Rio e Corumbá (MS), além de sessões especiais da Câmara Federal e Senado, fui surpreendido ontem na Câmara de Maricá.
Nunca vi um parlamentar denunciar na tribuna a prática de imprensa marrom (aquela que gosta de levar vantagem em tudo a qualquer custo), com o personagem em foco presente, sendo humilhado e obrigado a ficar caladinho, diante dos demais vereadores (17 ao todo) e do público que lotava as dependências da Câmara.
A denúncia foi feita pelo vereador de oposição Felipe Poubel (DEM) que disse ter sido vítima de uma reportagem mentirosa, maldosa, do Jornal O Maricá. Tudo por causa do Caminhão de Peixe (programa social da Prefeitura) estacionado diante de uma peixaria numa concorrência desleal com o comerciante. O parlamentar pediu uma Moção de Repúdio ao jornal e ao autor da matéria.
Um dos principais sites de notícias de Maricá, que também já foi e continua sendo alvo deste “jornalista”, o leisecamarica.com.br publica o vídeo da sessão da Câmara de ontem, onde aos 26’26”, Felipe Poubel escracha o jornal e o autor da matéria. Quem quiser assistir, tai o link:
Na sua edição digital de hoje, num dos trechos em sua defesa, o acusado pelo vereador, diz que “O JORNAL O MARICÁ é um veículo de comunicação legalizado e sério, ao contrário de outros na cidade que são apenas BLOGs, o JORNAL O MARICÁ tem jornalista profissional responsável”.
Os mais jovens, eventualmente, desconhecem a expressão imprensa marron. Ela significa o uso pela mídia de calúnias, mentiras e meias verdades lançadas fora do contexto para se alcançar determinado fim.
A cor marrom termina aqui.
O que você quis dizer como “APENAS BLOG” cara pálida? O que você tem contra os blogs? Acho que deveria fazer o mesmo que o vereador. Dar nomes aos bois. Por exemplo, esse espaço não é apenas um blog. É produzido por jornalista profissional, com formação acadêmica, registro obtido legalmente, sem picaretagens, com credibilidade obtida nos últimos 46 anos, sem qualquer arranhão, e que desde o início da carreira prima pela ética profissional, o que não acontece com determinados “jornalistas” como você. Se liga!
Aguardamos uma manifestação do delegado em Maricá do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Pery Salgado, e do presidente da Associação dos Jornalistas de Maricá, Paulo Celestino.
Muito bem, voltei!
Gilson está corretissimo e Robson viu que fez merda, tanto que na quarta pela manhã, me "cassou" e foi até a barbearia na rua Barão de Inohan onde sou cliente tentando vender seu peixe.
Robson não é má pessoa, é apenas louco! Sempre o chamei de representante estado islâmico em Maricá. Sempre falei do seu potencial mas sempre disse que ELE FERE, INDO SEMPRE NO LADO PESSOAL DO PROBLEMA, o que gera inúmeros problemas e inimizades. Sempre falei que ele acha que o mundo gira em torno do seu umbigo, que ele precisa a exercer o dom da humildade (mas ainda não aprendeu),
Na maioria das vezes me escutou. Eu e Alexandre Oliveira lutamos muito para dar sobrevida a esse cidadão em diversas oportunidades e ele sabendo disso, é grato a nós, tanto que após o desastroso fato, na terça procurou Alexandre e na quarta a mim.
Foram quase duas horas de conversa e para resumir (e parece que havia sido combinado mas juro que não foi) o tom foi o seguinte (praticamente o mesmo que Alexandre mandou para ele): seja humilde, seja o monte de merdas que tem feito, para de causar feridas nas pessoas, seja verdadeiramente profissional e vá se desculpar pessoalmente com cada colega de trabalho, tentando harmonizar e ajudando a dar união a imprensa de Maricá. E publique uma nota de desculpas. E tudo isso ele fez, publicando em rede social:
Nota de desculpas e esclarecimento:
Eu, Robson Giorno venho por respeito aos colegas jornalistas de Maricá, pedir desculpas quando cito meios de comunicações BLOGs, minha intenção de forma alguma é ofender a classe. Tenho muito respeito Pelo Lei Seca Maricá do Romário Barros, O Barão de Inohan do Pery Salgado, Marica Info do João Henrique Jorge, Itaipuaçu Site do amigo Marcelo Bessa, Aos colegas Gilson Barcellos, Alexandra Alexandra, a Tvcopacabanacom Tvc na pessoa do Ricardo Cantarelle e aos demais meios de comunicação que não citei aqui. Todos esses veículos de comunicação são muito importantes, pois levam os fatos e dão publicidade as notícias para a população maricaense. Nós jornalistas desempenhamos um papel fundamental na sociedade e proporcionamos levar as notícias aos cidadãos, não importando a ferramenta de comunicação usada, todos merecem respeito sem exceção e o importante é a população estar informada.
Minhas sinceras desculpas aos colegas supracitados, porque um homem de verdade não tem medo de pedir desculpas!!!
Robson Giorno
Fez o combinado, se retratou, se desculpou publicamente, e já procurou alguns colegas da imprensa. Já soube que nem todos quiseram conversa, mas pelo menos até segunda feira, a paz deve estar restabelecida em Maricá.