Na foto de João Henrique (MaricáInfo), podemos observar uma infração de trânsito cometida por veículo estacionado na contra mão |
O Estado liberou 2 mil doses de vacina contra a febre Amarela para o município de Maricá, para aplicação apenas em casos específicos. Nesta quinta-feira (23/03), a Secretaria de Saúde fez a capacitação das equipes que receberão as vacinas e nesta sexta-feira (24/03) será iniciada a distribuição para os postos. Inicialmente apenas quatro unidades farão a vacina: Posto de Saúde Central (Centro) , PSF Marinelândia (Cordeirinho), PSF Jardim Atlântico ( Itaipuaçu) e PSF Inoã 1 (Inoã). “À medida em que formos recebendo mais doses distribuiremos entre as demais”, informa a coordenadora de Imunização, Núbia Brum. A vacinação para a população começa na segunda-feira (27/03), a partir das 8h, mas apenas para pessoas que estejam se deslocando para áreas de endemia. Será feita por ordem de chegada e vai durar conforme a quantidade de doses ofertada por dia em cada posto.
O município estima vacinar de abril a dezembro deste ano 116 mil pessoas, na faixa etária de 9 meses a 59 anos. É importante reforçar que a vacina é contraindicada para gestantes, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, crianças menores de 9 meses de idade e idosos (acima de 60 anos só serão vacinados se apresentarem laudo médico liberando para a vacinação, sem este documento não serão vacinados). Maricá não tem nenhum caso de febre amarela (nem mesmo suspeito) e a vacinação para a população em geral acontecerá aos poucos, durante o ano. A Secretaria de Saúde garante que todos serão vacinados e pede calma. Pessoas com doenças auto imunes, transplantados, deverão ser avaliados pelo médico e apresentar a indicação para vacinar, alérgicos a ovo também não poderão ser vacinados.