Na reunião que aconteceu na tarde da quarta feira 08 de março no gabinete da Dra. Simone Costa – secretária de saúde do município de Maricá, onde na presença do líder do governo – Fabrício Bittencourt, do Dr. Felipe Auni – presidente da comissão de saúde da Câmara de Maricá, dos vereadores Filippe Poubel e Ricardo Netuno, além de grande parte da imprensa de Maricá, vários fatos foram esclarecidos pela secretária, que anotou várias cobranças dos vereadores presentes, dizendo que é muito importante a intervenção deles no aspecto de fiscalizar e informar todos os problemas existentes e demandas da população.
O vereador Ricardo Netuno solicitou a Dra. Simone Costa, informações sobre aonde foram gastos os R$ 5 milhões empenhados para as obras da UPA e de diversos postos de saúde.
Dra. Simone se comprometeu a entregar essas informações até a segunda feira 13 de março, com todo o detalhamento para onde os recursos foram remetidos.
Explicou também sobre as obras do hospital Conde Modesto Leal, que por ser um hospital aberto e em pleno atendimento, todas as obras ficam extremamente mais complexas, pois pacientes precisam ser removidos para o local onde as obras foram concluídas (mesmo que provisoriamente), para que novas obras possam começar a ser feitas.
Falando da condição de atendimento e respeito aos munícipes, nos postos de saúde, o vereador Filippe Poubel disse que vivenciou e constatou um grave problema noi posto de saúde central, quando foi levar suas duas filhas gêmeas para vacinação: o local está imundo, sem condições de receber mães com seus filhos, pois não há local adequado para a espera de atendimento e as cadeiras ainda existentes, estão em péssimo estado de conservação.
Sobre a campanha contra dengue, zica e Chikungunya que começa dia 18 de março, informou que a comunicação da prefeitura junto com a secretária de saúde fizeram um pesquisa com 17 mil famílias perguntando se alguém em casa já havia adquirido uma das três doenças. Foi constatada que o bairro com maior incidência dessas doenças, é o Parque Eldorado no centro do município. Disse que a prevenção começa agora, visto que Maricá ficou quase 50 dias de chuva, e agora, com a chegada das mesmas, os meses de março, abril e maio são críticos para proliferação dessas doenças transmitidas pelo aedes aegypti.
Se comprometendo a dar todas informações solicitadas pelos vereadores, garantindo a volta do funcionamento pleno – 24 horas - do posto de saúde Santa Rita – Rua 83 no Jardim Atlântico – a partir de abril, e disponibilizando sempre sua sala e sua equipe para dirimir quaisquer dúvidas sobre a saúde de Maricá, se colocou a disposição de todos, vereadores e imprensa.
Finalizando, o vereador Dr, Felipe Auni se disse muito satisfeito com a atenção da Dra. Simone, e da atuação da nova equipe de saúde do novo governo de Fabiano Horta, visto que, no governo anterior de Washington Siqueira, o Quaquá, a omissão e sumiço do então secretário de saúde, Sr. Peterson, eram notórios e desrespeitosos para com todos, faltando inclusive em audiências públicas.
Confira na integra como foi a reunião:
EM BREVE A PRIMEIRA PARTE DA REUNIÃO
EM BREVE A PRIMEIRA PARTE DA REUNIÃO