quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SECTRANS APERTA COSTA LESTE MAS AFROUXA COM AS VANS

Foto de arquivo
É claro a intenção da secretaria de transporte de Maricá de tentar melhorar o serviço de transporte público no município, inclusive, em conversa reservada com nossa reportagem, tanto o secretário de transporte André, quando o sub secretário Douglas, deixaram claro que começaram e continuarão fazendo inspeções severas em ônibus, vans, táxis e mototáxis, verificando documentação, condições do veiculo e segurança.

Mas, também vemos que o foco no momento (às vésperas do carnaval e segundo a sectrans, cumprindo determinação do MPE - Ministério Público Estadual), é a Viação Costa Leste, empresa que tem a concessão de linhas municipais no 1º e 2º distritos, que passa por grave problema financeirodevido ap não reajuste de tarifas desde 2009 e a dívida milionária que a prefeitura tem para com ela e com a Viação Amparo, desde 2009, no não pagamento das gratuidades dos estudantes municipais e das gratuidades de portadores de ncessidades especiais.

Hoje, a empresa delapidada por estes problemas, se vê entre a cruz e a espada, pois, sem receita sufuciente para manter adequadamente sua frota, ve seus veiculos sendo apreendidos oir várias falhas de segurança.

Mas vemos também que as vans (que tambpem passam pelo mesmo problema de não reajuste de taridas desde 2009) estão com muitos problemas e grande parte, sem condição de transitar (algumas transitam em rodovia estadual colocando seus usuários em alto risco) e o mais grave, com algumas vans trafegam em número de ordem (ou seja sem autorização formal), como nossa reportagem verificou na tarde da terça feira 21 de fevereiro com a van placa KRS-2935 que teria a permissão de fazer a linha Centro x Espraiado.

Ao indagarmos ao condutor onde estaria o número de ordem de sua van, o mesmo, assustado, disse que estava autorizado pelo secretário de transporte (Sr. André), a trafegar sem a identificação municipal.

Dois pesos duas medidas?

Que a lei seja aplicada igualmente à todos, afinal, todos precisam trabalhar, mas dando condições minimas de segurança aos usuários e dentro da lei municipal, que para as vans, caducou em novembro de 2014 e não foi renovada.