domingo, 11 de dezembro de 2016

RESPOSTA A NOTA DO ROTARY CLUB DE MARICÁ


Na edição 134 do Jornal Barão de Inohan, na matéria sobre os DESTAQUES ESCOLARES de 2016, evento dignamente realizado há três anos pelo Rotary Club de Maricá e divulgado pelo CULTURARTEEN nestes três anos (sendo nos dois anos anteriores, com edições especiais exclusivas sobre o evento), colocamos uma nota da nossa redação pela falta de consideração ao Delegado do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro em Maricá, jornalista Pery Salgado extensiva à todos os jornalistas e profissionais da imprensa de Maricá. Diz a nota: LAMENTAMOS A FALTA DE CONSIDERAÇÃO , RESPEITO PROFISSIONAL E DESCASO DO PRESIDENTE DO ROTARY PARA COM O DELEGADO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PERY SALGADO, EXTENSIVO À TODOS OS JORNALISTAS DE MARICÁ.
Os leitores podem notar que apenas LAMENTAMOS a falta de consideração deste atual presidente do Rotary sem citar o fato que gerou esta nota.
Porém, a presidência do Rotary Club de Maricá, vestindo a CARAPUÇA, colocou em sua página na redesocial Facebook a nota de esclarecimento abaixo publicada, onde aseguir, faremos nossos comentários.


Sobre a nota de esclarecimento da PRESIDÊNCIA DO ROTARY (e que fique claro, foi da presidência e não dos integrantes do Rotary Club de Maricá), esta, informa que o Rotary Club é uma entidade filantrópica que promove eventos para arrecadar verbas que são 100% voltadas para a compra de alimentos ... ... os quais são distribuidos gratuitamente para as comunidades carentes e instituições cadastradas.
Diz ainda a nota, que nestes eventos, o Rotary conta com o PROFISSIONALISMO de jornalistas que ajudam a promover tais eventos, sendo que seus serviços são devidamente pagos, bem como seu jantar no evento que cobrir. 

Cabe aqui uma explicação por parte da PR PRODUÇÕES (responsável pelos jornais BARÃO DE INOHAN E CULTURARTEEN). Desde 2009, somos convidados a cobrir determinados eventos do Rotary (visita de governadores, posse da nova diretoria e apresentação dos Destaques Escolares), onde acordamos um valor simbólico para a publicação na versão impressa (cerca de 30% do valor real desta publicação) e em vários outros eventos como a vacinação contra a poliomielite e serviços de saúde realizados pelo Rotary, nada cobramos, por enterdermos que este belo trabalho social precisa chegar ao grande público. Somos também convidados a participar do jantar, do coquetel, ou do café da manhã, de acordo com cada evento acima citado. Porém, desde 2009, em nosso caso específico, sempre vamos a maioria destes trabalhos, com um acompanhante que sempre foi devidamente e respeitosamente convidada, e por vezes, no caso de evento com as Misses de Maricá, vários são os acompanhantes que participam do evento, acordado devidamente antes de cada evento.

Continuando a nota da Presidência do Rotary, esta informa que o Rotary não pode arcar com despesas de alimentação das acompanhantes do jornalista e nem promover as mesmas em eventos beneficentes onde o objetivo é completamente oposto do responsável pela matéria publicada.
E conclui em tom jocoso, "se isto é falta de consideração, desrespeito profissional e descaso, pedimos perdão pela nossa ignorância".

Cabem aqui novas explicações por parte da PR PRODUÇÕES, lembrando mais uma vez, que desde 2009 somos convidados (com nossa acompanhante) para estar cobrindo eventos e participando da confraternização deste eventos, em jantares festivos ou coqueteis.

Se o atual presidente afirmaque o Rotary não pode arcar com despesas de alimentação das acompanhantes do jornalista (Pery Salgado, do jornal Barão de Inohan), isto deveria ter ficado claro tão logo da chegada do mesmo. Fomos informados que na festa dos 40 anos do Rotary de Maricá, nossa acompanhante não teria direito ao jantar (que segundo membros do Rotary teria um custo de R$ 30,00), mas logo após a cerimônia, recebemos de um brioso membro da diretoria, dos convites para o jantar (um para o jornalista e outro para sua acompanhante).

Na festa dos Destaques Escolares de 2016, fomos cobrir o evento (mesmo sem que a presidência do Rotary tivesse honrado o pagamento acordado para a festa dos 40 anos do Rotary, dois meses passados da festa dos Destaques Escolares, ocorrida em novembro) e fomos novamente com nossa acompanhante, agora, na condição de uma das misses de Maricá em 2016, lembrando que na edição deste mesmo evento em 2015, estivemos cobrindo o evento e apresentando três misses de Maricá, todas devidamente convidadas e muito bem recebidas.

Ora, se a atual diretoria não tivesse concordado com a presença ou com a divulgação da presença da Miss Maricá Senior 2016, poderia ter nos alertado sobre o fato e não ter mencionado a presença da mesma para o seleto público presente ao evento, que a aplaudiu e que durante o evento, vários fotos tirou com a Miss.
Para nossa surpresa, ao término do evento, estando com o presidente do Rotary para o pagamento da cobertura do evento (acordado previamente e com um valor de apenas 30% do valor real desta mesma publicação para qualquer outro anunciante) e para o recebimento da cobertura da festa dos 40 anos do Rotary realizado dois meses antes, fomos surpreendidos com um desconto de R$ 100,00 pelo jantar (da festa dos 40 anos) e coquetel dos Destaques Escolares 2016.

E ai, lembramos que estamos numa cidade de pequeno a médio porte, onde os poucos veiculos de imprensa impresso que ainda sobrevivem, pagam suas contas e altos custos de impressão destes veiculos, embora muitos achem que devemos viver de brisa e que nossos jornais são benesses das gráficas e impressoras, pois sempre lembram desta briosa imprensa para cobrir, em troca de qualquer "rega-bofe".

Da mesma forma que respeitamos esta instituição secular, esta instituição de 40 anos de exitos em Maricá, seus membros, queremos ser lembrados e respeitados e ai cabe uma pergunta:  por que será que a maioria dos veiculos da imprensa de Maricá não se fazem presentes nasatividades do Rotary de Maricá?