segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MARCELO ANTUNES, UM DOS GRANDES ARTICULADORES NAS ELEIÇÕES 2016 - editorial


Marcelo Antunes com Washington Siqueira

As eleições 2016 foram atípicas aqui em Maricá. Apesar do resultado, nos bastidores, ela ainda não acabou.
Algumas alianças foram propostas, algumas feitas, outras desfeitas, outras nem chegaram a acontecer embora tenham sido ensaiadas.
Mas como falei dos bastidores, essa eleição, além de ser uma eleição extremamente jurídica, ela foi uma eleição de bastidores. Alguns atuaram sobremaneira trazendo bons resultados aos seus candidatos, outros foram desastrosos.
Em minha opinião, a atuação mais interessante nestas eleições (nos bastidores) foi sem dúvidas de um amigo (e não falo dele aqui na condição de amigo, mas sim de articulador que conheço desde as eleições de 2012 onde com o passar do tempo, pude ver que ele sabe quais portas podem ser abertas em Brasília) que nos bastidores (ah os bastidores) ajudou em muito o atual prefeito Washington Siqueira, o Quaquá, a eleger Fabiano Horta o novo prefeito de Maricá, onde pela primeira vez (queiram ou não), um prefeito fez seu sucessor em nossa cidade.


Falo de Marcelo Antunes, empresário do ramo de construção e agora, com a esposa e minha amiga também, Juliana, proprietários do Restaurante Costela Fogo no Chão no Espraiado onde sou “habituê” com minha noiva.
Marcelo e vai ai uma curiosidade, em uma conversa na véspera das eleições, me disse e acertou precisamente na sua previsão quanto à vantagem de votos sobre o candidato derrotado agora em 2016, aliás, seu chara.
Marcelo (o Antunes), não subiu em palanques, não sacudiu bandeiras, não OFENDEU e nem mesmo demonstrou arrogância com os opositores, pois sei que tem amizade com muitos em ambos os lados. Porém, do seu sitio no Espraiado, de forma discreta e inteligente, atuou em muitas articulações e decisões políticas deste último pleito, onde vi por várias vezes o atual prefeito freqüentando o local, em longas conversas com Marcelo (o Antunes).
Pelas conversas que tive com ele, percebi que está bastante alinhado politicamente com Quaquá e que possivelmente irá apoiá-lo nos próximos pleitos, independentemente de quais sejam, inclusive apoiará a deputada Zeidan e aos demais do grupo.
É claro que perguntei se estaria com um pezinho no governo, mas Marcelo (o Antunes) deixou claro que não está em busca de cargos no governo, mas que pretende estar sempre participando dos projetos de crescimento de Maricá, contribuindo com suas idéias e com seu amplo relacionamento político em Brasília, como já disse, consciente e de longa data, que aliás é de conhecimento de muitos.

Zacheu chefe de gabinete do senador Paulo Duque, sen. Paulo Duque,
Marcelo Antunes e Dep. Federal Solange Almeida

Como todo jornalista, sou extremamente curioso e mesmo sabendo que Marcelo (o Antunes) apesar de nunca ter sido filiado ao PMDB, e que sempre transitou em Brasília com uma ligação muito forte com políticos do partido, tais como a ex-deputada Solange Almeida, o ex-senador (e padrinho político) Paulo Duque, o Senador e hoje presidente do senado Renan Calheiros e muitos outros que já vi em suas publicações no seu face, como recentemente a que fez com o Ministro Geddel Vieira Lima e o próprio presidente Michel Temer, quais rumos ele irá tomar daqui para frente?  Já esteve no PSC de Maricá, foi pré candidato a prefeito pelo partido e goza também de enorme simpatia do Pastor Everaldo, presidente nacional do partido.
Presidente Michel Temer e Marcelo Antunes

Fica então no ar minha grande curiosidade: será que essa forte aliança e estreitamento político com o possível salvador do PT (até mesmo a nível nacional), o Quaquá, que sabiamente deu sobrevida a moribundo PT, e que parece também esta aliança ter se transformado numa forte amizade (e percebo isso quando ouço Marcelo falar do atual prefeito com tanto entusiasmo e vendo nele ainda uma grande ascensão política pela frente), além de demonstrar uma fidelidade e parceria, assinaria ele uma ficha de filiação do PT? Teria ele essa coragem? Quem aposta comigo?

Sen. Alvaro Dias, então PSDB, hoje PV, Marcelo Antunes,
Dep. Federal Sérgio Barradas Carneiro do PT-BA, hoje também no PV.

De qualquer forma, a união de Marcelo Antunes com Washington Siqueira sem dúvidas, é uma política muito forte que pode dar outro rumos, além das fronteiras de Maricá e poderá fortalecer ainda mais o grupo do atual prefeito e do próprio PT em Maricá e no estado do Rio (olha o que eu falei da sobrevida do partido a nível nacional).
Qualquer discussão sobre este assunto, só aceito a beira da piscina do Restaurante Costela Fogo no Chão, no Espraiado, saboreando um jiló empanado com uma deliciosa limonada suíça que só a Juju sabe fazer.

Zacheu, Marcelo Antunes, Paulo Skaf, presidente da FIESP e candidato a governador de SP pelo PMDB em 2014,
Dep. Federal Solange Almeida, Sen. Valdir Raupp (então presidente nacional do PMDB).
Marcelo Antunes e Renan Calheiros

Ministro Geddel Vieira Lima e Marcelo Antunes



Pery Salgado
Delegado do Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro