segunda-feira, 7 de março de 2016

PREFEITO DE MARICÁ MAIS UMA VEZ ENGANA O POVO

Quaquá mentiu para a população e tenta culpar Pezão pela enchente



Segundo provas documentais, o prefeito Washington Quaquá (PT) mentiu para a população de Maricá ao declarar que o INEA não havia autorizado a abertura do Canal da Barra e nem os serviços de limpeza e dragagem dos rios e canais da região. Mas, de acordo com a reportagem exibida no programa Bom Dia Rio da TV Globo no último dia 3, a Prefeitura de Maricá foi autorizada pela Secretaria Estadual do  Ambiente a iniciar os trabalhos para abertura do Canal da Barra desde meados de fevereiro, porém com ressalvas.

A orientação do INEA era para somente abrir o canal quando a maré estivesse baixa. Entretanto, o que ocorreu na tarde da última quarta-feira (02) foi justamente o contrário. O prefeito mandou abrir o canal em plena maré alta e o efeito foi o inverso do esperado: a água da lagoa não saiu e a do mar entrou (Confira os ofícios enviados pelo Inea à Prefeitura de Maricá no final desta reportagem).

Canal da Costa

Conforme documentação publicada no final desta reportagem, a autorização para limpeza e desassoreamento dos rios e canais da região, havia sido concedida pelo INEA desde o dia 1º de março (terça-feira), mas Quaquá só mandou seus funcionários iniciarem o serviço no Canal da Costa (Recanto de Itaipuaçu) na quinta-feira (3).

Quaquá x Pezão


O prefeito Quaquá também quer responsabilizar o governador Pezão pela enchente que deixou milhares de pessoas desabrigadas no município.


Em várias entrevista, Quaquá vem responsabilizando o Governo do Estado, dizendo que a tragedia poderia ter sido evitada com a dragagem dos rios e canais que cortam o município. No entanto, o INEA informou que nenhum pedido formal foi feito ao órgão para serviços de dragagem dos rios e canais.




De acordo com este documento, a prefeitura apenas enviou 
um e-mail para o Inea, porém, segundo a Secretaria Estadual do Ambiente, 
o pedido deveria ser feito formalmente, o que, neste caso, nunca foi realizado.