sexta-feira, 11 de março de 2016

CARTÃO MUMBUCA VOLTA A TER UMA SÉRIE DE PROBLEMAS


Denúncias recebidas pela nossa redação dão conta de alguns problemas no Cartão Mumbuca.
Algumas pessoas estão relatando que após o recadastramento não estão mais recebendo os benefícios e segundo o Instituto Palmas (banco que gerencia o Cartão Mumbuca), o problema já está sendo resolvido. Só que isso já dura três meses. E o dinheiro onde está? Será entregue com retroatividade? Ou os beneficiários perderão esses três meses? Independente do resultado final, para onde pode estar indo esse dinheiro?
Outra reclamação de diversos beneficiários, é que depois do recadastramento, os cartões pararam de funcionar e não passam pelas maquininhas (elas não conseguem ler os dados contidos na tarja magnética) e os beneficiários não conseguem fazer suas compras. Com isso, estes beneficiários ao irem ao Institulo Palmas para relatar o problema, tem seu cartão antigo retido e um novo é solicitado, com o absurdo prazo de até 60 dias.
Nossa reportagem confirmou que em todas as instituições financeiras do país, uma segunda vida de qualquer cartão de débito ou crédito demora de 7 a 10 dias úteis, ou no caso do Banco do Brasil, até 30 dias corridos. Por que então apenas no Instituto Palmas demora até 60 dias? E voltam as mesmas perguntas feitas acima: os beneficiários perderão os benefícios dos dois últimos meses? Para onde está indo esse dinheiro?

Conversando com Miguel Moraes - pai do Cartão Mumbuca e defenestrado da prefeitura - esse informou que o prazo nunca foi esse. Em sua gestão à frente da pasta de Direitos Humanos que era responsável pelo Cartão Mumbuca, quando acontecia um problema como esse de solicitação de segunda via de cartão, o prazo era de 48 a 96 horas, ou seja, no máximo 4 dias úteis. A Vale Shop, que administra financeiramente o Cartão Mumbuca através do Institulo Palmas também informou que o prazo máximo é de 7 dias.
Outro problema relatado por beneficários é o péssimo atendimento feito por um funcionário “fortinho” que recebe todos de cara fechada, sem olhar para o beneficiário e sempre com ar “marrento”.
Nossa reportagem esteve no Institulo Palmas na segunda feira onde foi recebido pela responsável do local, Sra. Natalia. Tomando ciência dos problemas, disse que informação passada pelos beneficiários era equivocada, e que os cartões de segunda via demoravam no máximo 20 dias, pois o funcionpario do Vale Shop vem  a Maricá uma vez por semana. Como no momento estávamos com uma beneficiária com o tal problema e já havia se passado um mês de sua solicitação, Natalia se contradisse e informou que o prazo é de 20 a 30 dias. Após esse “furo”, não quis mais passar informações e disse que um tal “Sr. Joaquim”, responsável pelo Institulo Palmas entraria em contato com nossa redação, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.
Desde já, colocamos o espaço que for necessário para que as partes envolvidas e mencionadas nesta reportagem se pronunciem.