sábado, 25 de julho de 2015

PREFEITO PEITA A JUSTIÇA E DIZ QUE VERMELHINHOS NÃO PARARÃO


Indo de encontro a decisão da justiça, o Prefeito de Maricá, Washington Siqueira, o Quaquá, determinou neste sábado (25/07) que a frota da EPT, responsável pelo transporte gratuito no município, continue em circulação. A decisão tornou-se necessária face aos graves prejuízos que uma eventual paralisação completa acarretaria à população e à ordem pública, uma vez que a EPT é a única forma que a população maricaense tem de se deslocar dentro do município durante a noite – só os vermelhinhos, por exemplo, transportam passageiros que deixam o trabalho após as 23h. Ainda segundo o prefeito, a interrupção também causará transtornos aos moradores de localidades contempladas por linhas concedidas cuja operação não é realizada pelas empresas à revelia do poder público, embora efetivamente isso não aconteça, uma vez que as linhas se sobrepõem diretamente a duas linhas da Viação Costa Leste (Centro - Ponta Negra e Centro - Cordeirinho) e uma da Viação Nossa Senhora do Amparo (Centro - Recanto) . Na avaliação do prefeito a oferta do transporte gratuito, utilizado por mais de um milhão de pessoas desde dezembro do ano passado, é um direito do povo reconquistado graças à EPT e se sobrepõe a interesses privados que sempre visaram apenas e exclusivamente o lucro fácil.

“Decidi isso devido ao péssimo serviço prestado pelas concessionarias, inclusive com evidente sobrepreço cobrado por anos e anos nas passagens, conforme demonstram nossas planilhas”, afirma o prefeito. 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura recorrerá judicialmente nos fóruns competentes e tem plena convicção de que, assim como em ocasiões anteriores, haverá o reconhecimento pelo impacto social positivo que o transporte gratuito trouxe à cidade. 


Além do recurso, o prefeito vai deflagrar uma série de ações que cabem ao poder concedente, como a fiscalização de todos os veículos das concessionárias e a cassação destas mesmas concessões por conta das recorrentes falhas na prestação de serviços. A atuação pode eventualmente chegar até à encampação propriamente dita dessas empresas.

Mas é bom lembrar que a própria EPT não cumpriu o que prometeu ao lançar a linha Jaconé - Recanto - Jaconé via Upa de Inoã e Santa Paula. A empresa viu que seria complicado fazer uma linha com quase 4 horas de duração numa viagem completa e dividiu a linha em três, sem passar em alguns locais prometidos.

Também é bom lembrar que os ônibus hoje só são gratuitos porque o DETRAN não permitiu que os veículos fossem emplacados com chapa vermelha e por serem veiculos oficiais (chapa branca), não podem fazer transporte pago.

Também é bom lembrar que a frota de 13 ônibus, tem um veículo encostado desde o carnaval quando sofreu grave acidente, e que dos doze restantes, normalmente apenas oito circulam por turno e destes 12, apenas 3 ainda funcionam com o ar condicionado normalmente, além de não serem lavados externamente e muito menos limpos internamente.

Usando parte do texto extraído do MaricáInfo