Uma matéria de junho de 2014 do Barão de inohan, informava que a linha Recanto III - Serrinha ligando Itaipuaçu a Itaipu pela serra estaria ilegal por ser usadas vans municipais numa linha intermunicipal.
O Detro conferiu a denúncia mas spo se pronunciou no final de março deste ano com uma nota à imprensa, onde informava que o departamento regulamenta e fiscaliza o transporte intermunicipal de passageiros e a Prefeitura de Maricá é responsável pelo transporte municipal, ou seja, qualquer transporte por van ou ônibus intermunicipal deve ser cadastrado no DETRO.
Sobre a linha 53 (Fórum - Calabouca), o Detro informou que: "A linha de ônibus 53 é uma concessão da Prefeitura de São Gonçalo, devendo circular apenas dentro dos limites do município, não tendo autorização para chegar a Inoã, em Maricá, caracterizando transporte de passageiros sem autorização. O Detro está a disposição das prefeitura para, caso haja interesse, preparar estudo de viabilidade sobre a extensão da linha intermunicipal ou mesmo criação de linha que ligue Rio do Ouro a Inoã".
Já sobre o transporte da Serrinha de Itaipualu e Itaipu a nota diz: "No que se refere às vans Itaipuaçu-Itaipu pela Serra da Tiririca, o serviço é intermunicipal e não autorizado pelo Detro. Os técnicos do Detro fizeram um estudo e não consideram que o trajeto pela serra seja adequado. O deslocamento Itaipuaçu x Itaipu pode ser feito de ônibus nas linhas 585R - Itaipuaçu x Niterói e Itaipu x Niterói (via Tribobó)".
Depois dessa nota, o prefeito de Maricá, no seu melhor estilo bolivariano e "doce" do PT, mais uma vez chamou para briga e no dia 15 de abril, foi recebido pelo secretário de transportes do estado do Rio - Carlos Roberto Osório e pelo presidente do DETRO Carlos Luiz Martins e depois de muita conversa conseguiu algumas concessões que beneficiam os usuários de transportes públicos de Maricá.
Durante a reunião realizada na sede da secretaria, em Copacabana, ficou acertado que as vans e kombis que fazem a ligação entre Itaipuaçu e Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, vão continuar operando no trecho da Serrinha até que haja uma licitação para a linha, que é intermunicipal, ou seja, FICOU RECONHECIDO QUE A LINHA É IRREGULAR, mas o Detro "tolerou" a continuidade da mesma até a licitação que acontecerá em muito breve.
Outro item abordado no encontro foi o ponto final da linha 53, que liga o centro de São Gonçalo ao bairro Calaboca, vizinho a Inoã. Ficou decidido que o local onde termina o trajeto será mantido, na altura do quilômetro 13 da RJ-106, já em território maricaense. Além disso, o prefeito de Maricá e Osório iniciaram as primeiras conversas sobre uma linha direta entre os centros dos dois municípios.
Além do prefeito, do presidente do Detro e do secretário estadual, também participaram da reunião a deputada estadual Rosângela Zeidan (PT) e o presidente da Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT), Luiz Carlos dos Santos, que confirmou também que o Detro vai reiniciar a licitação para outra linha intermunicipal, entre Maricá e Itaboraí. O processo havia sido iniciado em 2011, mas acabou suspenso após um pedido de vista do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo informações, essa licitação acontecerá até o fim do ano (será mesmo?)
Baseado em matéria do MaricáInfo com inserções do Barão de Inohan.