sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Datafolha, votos válidos: Pezão tem 56%, e Crivella, 44%

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Segundo o instituto, indecisos no estado somam 8%.


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio de Janeiro no segundo turno:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 56%
Marcelo Crivella (PRB) - 44%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Votos totais
Se forem incluídos os votos em brancos e nulos e os dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Marcelo Crivella (PRB) – 36%
Em brancos/nulo/nenhum – 10%
Indecisos – 8%

Momento da decisão do voto
A pesquisa mostra em que momento os eleitores decidiram seu voto no primeiro turno nas eleições. Os percentuais são os seguintes:

Pelo menos um mês antes da eleição – 63%
15 dias antes da eleição – 11%
Uma semana antes da eleição – 9%
Na véspera da eleição – 5%
No próprio dia da eleição – 12%

Número para confirmar ou anular o voto
Foi perguntado aos eleitores qual o número eles vão digitar na urna eletrônica para confirmar ou anular seu voto para governador. A pesquisa mostra o seguinte resultado:

Menções corretas: 64%
Não sabe o número do candidato: 30%
Menções incorretas: 3%
Não sabe como anular o voto: 4%

Decisão de voto
Apresentados os dois candidatos que estão na disputa pelo governo do Rio, a pesquisa perguntou aos eleitores sobre sua decisão de voto. Os percentuais são os seguintes:

Luiz Fernando Pezão
Votaria com certeza: 41%
Talvez votasse: 21%
Não votaria de jeito nenhum: 36%
Não sabe: 2%

Votaria com certeza: 34%
Talvez votasse: 22%
Não votaria de jeito nenhum: 43%
Não sabe: 2%.

A pesquisa foi realizada nesta quarta-feira (15), com 1.493 entrevistados em 36 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número RJ-00069/2014 e BR-01098/2014.