Um problema crônico que já perdurava há muito anos e que deveria ter sido resolvido com as obras da nova avenida Roberto Silveira, realizadas em 2012, só foi resolvido depois que o Barão de Inohan publicou sequencia de 3 matérias acusando de omissão o governo do estado, Cedae e Prefeitura.
As águas de retrolavagem dos filtros da estação de tratamento da CEDAE localizada no bairro do Flamengo em Maricá e que deveriam ir para a rede de águas pluviais da avenida, afloravam e escorriam pelo asfalto, atrapalhando motoristas e impedindo em determinadas horas que pedestres utilizassem o lado esquerdo da avenida (sentido centro) pois tudo ficava alagado, inclusive as calçadas.
Um gigantesco erro de projeto era a causa do problema.
As águas da retrolavagem (feitas durante duas ou três vezes ao dia) deveriam ir para a rede de águas pluviais com dimensão de 1,5 m de diâmetro construida pela Macadame quando da reforma da Roberto Silveira feita no segundo semestre de 2012.
Acontece, que a ligação com a rede de águas pluviais deveria ter sido feita pela CEDAE (na época das obras) e não foi realizada, continuando na antiga rede de 60 cm de diâmetro e que estava obstruída.
O problema que perdurava por anos, veio se agravando e desde outubro do ano passado passou a infernizar a vida de pedestres, motoristas e comerciantes próximo ao sub bairro Bela Vista onde fica localizada a estação de tratamento.
Sr Roberto, proprietário de um prédio de dois andares, com lojas no térreo na avenida Roberto Silveira teve vários prejuízos e por sua conta fez uma captação das águas que invadiam sua propriedade.
Segundo ele, até carta para Brasília (para o Ministério das Cidades) ele enviou, mas agradeceu muito a intervenção do Barão de Inohan que foi o único que conseguiu resolver o problema com suas denúncias.
Após matérias publicadas nos meses de agosto e setembro, a prefeitura resolveu não esperar pela CEDAE e pelo governo do estado e foi desobstruir a antiga rede de águas pluviais. Segundo o engenheiro Edson Camara - de camisa azul na foto abaixo - (sec de obras da prefeitura) que acompanhou a intervenção, "a CEDAE não fez a ligação com a nova rede e está causando todos esses problemas. Vamos resolver e notificar a empresa para que faça a ligação devida", informou.
O bom resultado final é que a prefeitura, antes omissa e acomodada com a situação, tomou à frente do problema que na verdade é do estado e o solucionou, voltando a dar segurança e tranquilidade aos passantes. moradores e comerciantes do local.
Ponto para a prefeitura. Ponto para o secretário de obras, Fernando Rodovalho.