Complexo turístico de Maricá projetado por Niemeyer tem projeto finalizado
Aquário público, centro de pesquisas da biodiversidade marinha e torre panorâmica vão transformar a região litorânea da cidade
Está pronto o projeto final do complexo arquitetônico projetado por Niemeyer e que será construído pela Prefeitura em Barra de Maricá, na região litorânea da cidade. Os documentos – entre eles as plantas e o memorial descritivo com os dados técnicos das futuras instalações – foram entregues nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Oscar Niemeyer ao prefeito Washington Quaquá. O empreendimento, fruto de um dos últimos desenhos do arquiteto, que morreu em dezembro de 2012, ocupará uma área de 63.400 metros quadrados e terá um aquário público com espécies marinhas e de água doce, um centro de pesquisas, uma torre circular panorâmica com vista para o mar, um auditório, salas de exposição e um anfiteatro com capacidade prevista para 800 pessoas, além de três espelhos d’água.
Com a entrega das especificações definidas pelo instituto e descritas nos documentos e plantas arquitetônicas, o governo municipal poderá dar início à preparação do edital de licitação para a construção do complexo. “Vamos nos debruçar agora nos detalhes da licitação e contaremos com o auxílio da secretaria municipal de Obras”, informou o secretário executivo da prefeitura, Márcio Leite.
"Estamos realizando um sonho que é o município ter uma grande obra do maior arquiteto da história, que além de tudo é originário de Maricá", comemorou o prefeito Washington Quaquá. "O complexo vai impulsionar o turismo e se transformar em um ícone da cidade", completou o prefeito.
Gênio das formas em concreto, Niemeyer deixará mais um legado para o turismo, num espetáculo grandioso que consumirá 15 mil metros cúbicos de concreto. Segundo o instituto, o centro de pesquisas da biodiversidade marinha e o aquário público com tanques para visitação terão quatro pavimentos cada, incluindo subsolo e cobertura. O aquário, um prédio circular com cúpula em concreto, terá acesso à torre panorâmica com 63 metros de altura, de onde os visitantes poderão apreciar a vista para o mar da Barra e o complexo lagunar de Maricá.
O superintendente do Instituto Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas e responsável pelo acompanhamento da empreitada, João Batista de Morais Júnior, destaca o papel que o futuro centro de pesquisas terá para os pescadores locais. “Haverá estudos sobre a pesca na região, o que dará ao complexo uma função social importante, sem contar no impacto visual belíssimo de todo o projeto”, declarou João, acrescentando que a expectativa é promover palestras e cursos profissionalizantes no auditório que compõe o complexo.
PERGUNTA DA REDAÇÃO:
ANTES DO HOSPITAL?
ANTES DA MARICÁ TRANSPORTE COMEÇAR A FUNCIONAR?
ANTES DOS FUNCIONÁRIOS DO AEROPORTO RECEBEREM DIN DIN DA PREFEITURA?
ANTES DO CENTRO CULTURAL HENFIL COMEÇAR A FUNCIONAR?
ANTES DO PORTO?
ANTES DA CEDAE LEVAR ÁGUA PARA INOÃ E ITAIPUAÇU?
ANTES DA PRAÇA NEGRA ANASTÁCIA?
ANTES DE TOMAREM VERGONHA E PARAREM DE MENTIR PARA A POPULAÇÃO?
ANTES DA MARICÁ TRANSPORTE COMEÇAR A FUNCIONAR?
ANTES DOS FUNCIONÁRIOS DO AEROPORTO RECEBEREM DIN DIN DA PREFEITURA?
ANTES DO CENTRO CULTURAL HENFIL COMEÇAR A FUNCIONAR?
ANTES DO PORTO?
ANTES DA CEDAE LEVAR ÁGUA PARA INOÃ E ITAIPUAÇU?
ANTES DA PRAÇA NEGRA ANASTÁCIA?
ANTES DE TOMAREM VERGONHA E PARAREM DE MENTIR PARA A POPULAÇÃO?