sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

UNIÃO DE MARICÁ: Acompanhe o desfile completo aqui no Barão


Carnaval 2025: veja a ordem da 1ª noite de desfiles no Rio de Janeiro. União de Maricá é a sexta escola a desfilar, às duas horas da manhã do sábado já do dia 1º de março.



O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, recebe, a partir desta sexta-feira (28), os desfiles das escolas de samba da Série Ouro. Nesta primeira noite, oito agremiações atravessam a avenida apresentando seus enredos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Band será responsável pela transmissão exclusiva das apresentações. O espetáculo, começa a partir das 20h30, para o público carioca, e à 1h (já do dia 1º de março) para o restante do Brasil, com apresentação de JP Vergueiro.

Veja a programação oficial da 1ª noite de desfiles da Série Ouro
Sexta-feira (28 de março)
21h: Botafogo Samba Clube
22h: Arranco do Engenho de Dentro
23h: Inocentes de Belford Roxo
0h: Unidos da Ponte
1h: Estácio de Sá
2h: União de Maricá
3h: Em Cima da Hora
4h: União da Ilha


Rebaixamento no Carnaval 2025
No início do mês, a Liga RJ, responsável pelas agremiações da Série Ouro, decidiu que três escolas de samba não serão julgadas pelo desfile e não serão rebaixadas. Elas foram as maiores atingidas pelos incêndios que atingiram uma fábrica de fantasias em Ramos.

As agremiações desfilarão como hors-concours, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial.

Veja os enredos das escolas de samba que desfilam nesta sexta-feira (28/02)

Oito escolas desfilam pela Série Ouro do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (28): Botafogo Samba Clube, Arranco do Engenho de Dentro, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Estácio de Sá, União de Maricá, Em Cima da Hora e União da Ilha do Governador.

Abaixo, você conhece os enredos de cada uma das agremiações que cruzam a Marquês de Sapucaí no primeiro dia de desfiles. Confira!

Botafogo Samba Clube

“Uma Gloriosa História em Preto e Branco” conta a origem do Botafogo de Futebol e Regatas, desde a etimologia do nome, passando pelos grandes ídolos e conquistas.

Arranco do Engenho de Dentro

Mães que Alimentam o Sagrado. Em 2025, a escola Arranco traz um enredo que fala da luta das mulheres e das mães para alimentar seus muitos sagrados: os múltiplos tipos de fé na pluralidade do Brasil e seus filhos e família. O enredo parte da ancestralidade africana para narrar essa saga de fé, força e luta diária das mulheres.

Inocentes de Belford Roxo

A Inocentes reedita o enredo campeão no Grupo B em 2008, “Ewe, a Cura Vem da Floresta”, que mostra o poder das plantas medicinais e sua utilização, desde os nossos ancestrais até os nossos dias. É, também, um alerta para que preservemos nossas matas.

Unidos da Ponte

“Antropoceno – Ecos de Abya Yala em Meriti’yba” reflete sobre a crise ambiental através dos saberes indígenas. A Unidos da Ponte resgata a ancestralidade de Meriti, denunciando os impactos da destruição ambiental e buscando, na voz dos povos originários, caminhos para a regeneração da Terra. 

Estácio de Sá

“O Leão Se Engerou em Encantado Amazônico”, da Estácio de Sá, para o Carnaval 2025, explora a cosmologia dos povos originários da Amazônia, destacando os “Encantados”, entidades que personificam as forças da natureza e se transformam para autoproteção. A narrativa convida o público a uma jornada pelo imaginário amazônico, celebrando a cultura e o folclore transmitidos através das gerações.

União de Maricá

Para o Carnaval 2025, a União de Maricá apresentará o enredo "O Cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7", do carnavalesco Leandro Vieira. A escola homenageará Seu 7 da Lira, uma entidade da umbanda carioca conhecida por sua ligação com o samba e o carnaval. Esse Exu festivo, personagem de programas televisivos, marcou época com sua alegria e presença, sendo um ícone da cultura popular. 


Com esse tema, a União de Maricá levará para a Sapucaí a energia vibrante de Seu 7, destacando sua relação com a fé e o carnaval, exaltando também a figura da mãe de santo Cacilda de Assis, médium que incorporava a entidade nas famosas giras do bairro de Santíssimo, na Zona Oeste do Rio.

Em Cima da Hora

“Ópera dos Terreiros - O Canto do Encanto da Alma Brasileira”, enredo que retrata a potência negra em todos os campos de atuação; neste caso, sua inserção no erudito por meio da ópera dos terceiros. Espetáculo desenvolvido pelo núcleo de ópera da Bahia.

União da Ilha do Governador

BA-DER-NA! Maria do Povo. 1849. A União da Ilha segue os passos da maior estrela do Palco Lírico de um Rio de Janeiro ainda Imperial: Marietta Baderna. Bailarina do Erudito. Dançarina do Povo. Amante das ruas, que se uniu à populares (pretos, nativos e mestiços das ralés), levando os passos da Cachucha e do Lundu ao Theatro Lírico São Pedro de Alcântara. Aclamada por jovens românticos que lutaram por ideais liberalistas de nosso país. Poetas dos cafés e dos bordéis da cidade que invadem a cena conclamando com pés no chão: BA-DER-NA! Maria do Povo. Nosso povo te aplaude.

Saiba tudo sobre o desfile da Em Cima da Hora aqui!

Apuração ao vivo e Troféu Band Folia

Pela primeira vez, a Band Rio exibirá a contagem dos votos da Série Ouro ao vivo, na quinta-feira (06/03), às 17h, com flashes na programação nacional. “Queremos levar ao público a emoção e a expectativa das agremiações na revelação das notas”, afirma Marcio Mele, diretor de Jornalismo da emissora. As duas escolas com menor pontuação serão rebaixadas para a Série Prata.

Durante os desfiles, os foliões poderão votar em nove quesitos, como melhor enredo, bateria e porta-bandeira, por meio de um QR Code na tela. As campeãs levarão o Troféu Band Folia, cujo resultado será divulgado na segunda-feira (03/03) no Jornal do Rio.

“Nosso compromisso vai além da exibição na TV. Valorizamos o samba como Patrimônio Cultural Brasileiro e garantimos espaço para os enredos da Série Ouro na Band FM”, destaca André Marini, diretor-geral da Band Rio.

Equipe de comentaristas
A análise dos desfiles ficará por conta de um time de especialistas:


- Aydano André Motta – jornalista premiado, pesquisador do Carnaval e autor de diversos livros sobre a folia carioca.

- Bruno Chateaubriand – colunista da Veja Rio, jurado do Estandarte de Ouro e ex-avaliador da LIESA no quesito alegorias e adereços.

- Rafaela Bastos – ex-passista da Mangueira, vice-presidente de Projetos Especiais da escola e especialista em políticas culturais.

- Luis Gustavo Mostof – especialista em gestão de eventos e ex-presidente da Riotur.

- Amin Khader e Wic Tavares – repórteres e comentaristas que trarão os bastidores dos desfiles.


Programação da transmissão

Sexta-feira (28/02) – Primeira noite da Série Ouro
20h30 (Band Rio) | 1h (para todo o Brasil)

Escolas:
Botafogo Samba Clube
Arranco do Engenho de Dentro
Inocentes de Belford Roxo
Unidos da Ponte
Estácio de Sá
União de Maricá
Em Cima da Hora
União da Ilha do Governador

Sábado (29/02) – Segunda noite da Série Ouro
20h30 (Band Rio) | 1h (para todo o Brasil)

Escolas:
Tradição
União do Parque Acari
Acadêmicos de Vigário Geral
Unidos de Bangu
Unidos do Porto da Pedra
São Clemente
Acadêmicos de Niterói
Império Serrano

Segunda-feira (03/03) – Resultado do Troféu Band Folia
Divulgação no Jornal do Rio

Quinta-feira (06/03) – Apuração ao vivo
17h (Band Rio e flashes na programação nacional)

Relembre o desfile da União de Maricá em 2024, sua estreia na Sapucaí






LOJA MAÇÔNICA ARCHITEKTON 124 COMPLETA 31 ANOS DE EXISTÊNCIA


 A Augusta, Respeitável e Benemérita Loja Maçônica Architekton localizada na Rua Dilson Antônio Legentil 16, no bairro do Flamengo em Maricá (RJ), completou no dia 25 de fevereiro, 31 anos de existência.

A loja Architekton foi fundada em 25 de fevereiro de 1994 pelo ator José Irving Santanna São Paulo, que tinha casa em Maricá. Irving morreu aos 41 anos (2006), no Rio de Janeiro, de falência de múltiplos órgãos, decorrente de uma pancreatite. 

Comemorações

No domingo 23, pela manhã, começaram as comemorações dos 31 anos da loja Maçônica, com a iniciação de três aprendizes, seguido de uma belíssima cerimônia voltada aos irmãos Maçons e posteriormente aos familiares.

Todos os anos, no aniversário da loja Maçônica, é entregue a Comenda representada pela Grã-Cruz José Irving Santanna São Paulo a uma celebridade da sociedade maricaense (seja ela ligada a maçonaria ou até mesmo um civil, mas que aos olhos dos irmãos da maçonaria, tenha realizado atos e feitos relevantes à cidade de Maricá), e neste ano, o Major Yeddo Abreu Lima, Comandante da 6ª Cia do 12º BPM (Niterói-Maricá), foi o grande homenageado.

O certificado e a medalha de COMENDADOR foram entregues pelo Venerável Mestre Jorge Nazareno Factorine. 

Após as cerimônias, aconteceu um almoço de confraternização, com direito a bingo e sorteios de brindes.






quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Programação completa do ‘Carnaval Maricá 2025’: 150 shows em 19 palcos

FESTA DA PAZ, SEGURANÇA E AMOR: Mais uma vez sem as tradicionais escolas de samba que geram centenas de empregos e oportunidades, o MARICARNAVAL muda de nome, passando a ser o CARNAVAL MARICÁ, com 150 shows em 19 palcos, trazendo vários transtornos aos moradores de boa parte destes locais, além de 90 blocos e o lançamento do aplicativo Carnaval Maricá 2025.


A Prefeitura de Maricá divulgou a programação de shows do Carnaval 2025, que acontece de sábado a terça-feira (01 a 04/03). Serão 150 apresentações gratuitas de artistas locais (conforme prometeu o prefeito Washington Siqueira - o Quaquá) em 19 palcos, sendo quatro pontos com bailes infantis em Itaipuaçu (Praça do Ferreirinha), orla do Parque Nanci e praças de Araçatiba e Ponta Negra.

Os demais palcos ficam em Bambuí, Itaipuaçu (Praia do Francês e na orla, próximo à Rua Professor Cardoso de Menezes), Centro (Passarela do Samba e Praça Orlando de Barros Pimentel), Inoã, São José do Imbassaí (praça e orla do Marine), Santa Paula, Jacaroá (deck), Barra de Maricá (Divinéia), Cordeirinho (Rua 92), Ponta Negra (orla) e nos residenciais do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu.

‘Festa de paz, segurança e amor’

A secretária de Comunicação Social, Danielle de Oliveira, destaca que o conceito da campanha do Carnaval 2025 é a segurança das famílias, com uma festa popular inclusiva, harmoniosa e com respeito a todos.

“Maricá é o destino perfeito para todos os foliões. Aqui tem praia para quem quer relaxar e bloquinhos para quem prefere curtir. Um lugar seguro para todos aproveitarem essa festa popular com tranquilidade”, ressalta.

Secretaria de Turismo lança aplicativo com toda programação do Carnaval Maricá 2025

Criado pela equipe do secretário José Alexandre, o aplicativo reúne todas as informações necessárias para facilitar a vida dos foliões maricaenses e dos visitante da cidade no Carnaval de Maricá.

A ferramenta tem total acessibilidade e uma interface intuitiva permitindo ao folião organizar a programação com mais precisão e antecedência. Disponível em telefones Android e iOS, o aplicativo Carnaval Maricá 2025 conta com toda programação de blocos, shows e serviços durante o carnaval. Os eventos são descritos com data, horário e local e a função de Como Chegar vinculada a um dispositivo GPS. 

Para o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre Almeida, a tecnologia será́ uma grande aliada na organização da festa:

“O Carnaval de Maricá cresce a cada ano, e nosso objetivo é garantir que todos possam curtir com segurança e praticidade. O aplicativo chega para conectar os foliões à festa, tornando a experiência ainda mais organizada e acessível”, informou.

O app Carnaval Maricá 2025 já está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos: Play Store para dispositivos Android; e App Store para os aparelhos com iOS. 

Blocos em toda a cidade

90 blocos com desfiles por toda cidade, com destaques para Gabriela, Tromba Nervosa, Garça da Manhã e Trabalhadores.

Você pode conferir a programação completa dos blocos abaixo: 



150 shows em 19 palcos por toda a cidade

A programação completa dos palcos com data, horário e local definidos, você confere na íntegra abaixo:






















O Papel do Jornalismo na Reconstrução do GAM


O Grupo de Artistas de Maricá (GAM) atravessa um momento delicado, marcado por desafios administrativos e pela perda irreparável da saudosa ex-conselheira e ex-presidente Alexandra Lambraki.

Em tempos como este, o papel da imprensa se torna ainda mais essencial, pois cabe ao jornalismo sério e comprometido não apenas informar, mas também contribuir para a transparência e o equilíbrio na condução dos fatos...

Nesse sentido, destaco a atuação do jornalista Pery Salgado, cuja cobertura dos acontecimentos tem sido fundamental para dar visibilidade às questões que envolvem o GAM. Com responsabilidade e imparcialidade, ele não apenas acompanha de perto os desdobramentos da gestão atual, mas também abre espaço para o diálogo e a prestação de contas, elementos indispensáveis para a recuperação institucional do grupo.

Ao reportar os desafios enfrentados pelo presidente em exercício, Sr. Altamir Costa, e sua intenção de convocar uma assembleia geral para esclarecimentos e reorganização da entidade, o jornalista demonstra seu compromisso com a verdade e o bem comum. Sua postura firme, porém respeitosa, reflete o verdadeiro espírito do jornalismo: não o de atacar, mas sim o de construir pontes para soluções, dando voz a todos os envolvidos...

O GAM é um patrimônio cultural de Maricá, e sua continuidade deve ser prioridade para todos que reconhecem a importância da arte e da cultura para a identidade do município. Que o trabalho jornalístico, como o desempenhado por Pery Salgado, continue sendo um instrumento de fortalecimento democrático e transparência, ajudando a colocar o GAM novamente no caminho da harmonia e do progresso.

O Jornal Barão de Inohan reafirma seu apoio à cultura e ao diálogo aberto, torcendo para que as dificuldades sejam superadas em benefício da história e do legado dessa respeitável instituição...

É o que penso e estimo...

Amaro Siqueira Barros, radialista e jornalista





TRAGÉDIA: Gene Hackman e esposa são encontrados mortos em casa

GENE HACKMAN INTERPRETOU LEX LUTHOR


 O ator americano Gene Hackman (95), e a esposa dele, Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na manhã da quinta-feira (27/02) na casa onde moravam no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A informação é da agência de notícias Reuters.

Segundo a agência, o site Santa Fe New Mexican citou o xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, dizendo que o casal faleceu junto com seu cachorro, e que não havia suspeita imediata de crime. A suspeita inicial seria de vazamento de gás na residência.

“Quero garantir à comunidade e à vizinhança que não há perigo imediato para ninguém”, disse ele. A polícia local foi procurada pela agência, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

História

Eugene Allan Hackman, conhecido como Gene Hackman, nasceu em San Bernardino, na Califórnia. Ele deixou sua casa aos 16 anos e serviu na Marinha, passando por lugares como Japão e Havaí. Nos anos 60, começou sua carreira como ator em peças de teatro.

Seu primeiro papel de destaque foi em "Meu Pai, Um Estranho", de 1970. O filme rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Nos anos 70, foi o ator mais prolífico de Hollywood - passando por filmes como "Jovem Frankenstein" (foto abaixo), "O Espantalho" e "Operação França", pelo qual primeiro Oscar.

Ao todo, foi indicado a cinco Oscars e venceu dois. A segunda estatueta foi conquistada pela atuação em "Os imperdoáveis", de 1992.

Hackman também foi o clássico Lex Luthor em "Superman - O Filme" e sua sequência, com Christopher Reeve.

Em 2001, interpretou Royal Tenenbaum em "Os Excêntricos Tenenbaums".

Seu último papel foi como Monroe Cole em "Bem-vindo a Mooseport", em 2004. Depois desse filme, ele se afastou de Hollywood para viver uma vida mais tranquila no Novo México.

"Não dei uma entrevista coletiva para anunciar minha aposentadoria, mas sim, não vou mais atuar. Nos últimos anos, me disseram para não dizer isso, caso surgisse algum papel realmente maravilhoso, mas eu realmente não quero mais fazer isso", disse à Reuters em 2008.

O ator foi casado duas vezes e teve três filhos. Hackman se casou com Arakawa, uma pianista, em 1991.