domingo, 31 de março de 2024

Congresso do Amanhã acontece em Maricá de 1 a 3 de abril

 Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, que estimula oportunidades de pesquisas e inovação, acontece entre os dias 1º e 3 de abril, em Araçatiba


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realiza entre os dias 1º e 3 de abril, das 10h às 21h, o "Congresso do Amanhã", com diálogos entre líderes e especialistas para criar oportunidades de pesquisa e inovação. O evento, com entrada gratuita, acontece em Araçatiba, no espaço montado ao lado do aeroporto municipal (um bom local para o Parque de Exposições e Eventos do município).

Com o tema: "Do Mar de Maricá à Sustentabilidade do Brasil", o congresso será uma celebração da interseção entre inovação, ecologia e os objetivos de desenvolvimento sustentável, com exposições, oficinas e palestras sobre sustentabilidade, educação, saúde e tecnologias limpas. A estrutura incluirá equipamentos modernos e uma ampla gama de atividades.

Participam da programação de abertura, palestrantes renomados, além de representantes de instituições ligadas ao programa "Passaporte Universitário", como a UniLaSalle, a Univassouras, a Estácio e a Unifeso.

Programação:

1º/04 (segunda-feira)
15h - Aula Magna: Curso Empreendedorismo Feminino - CODEMAR
Adriana Costa- SCTF/Luciana Pireda-PIM/Hamilton Lacerda
16h - Credenciamento
16h40- Orquestra Sinfônica de Violino Cultura de Direitos
17h - Fala das autoridades
17h40 - Vídeo de Abertura
17h50 - O oceano que queremos: O Brasil na agenda 2030 Dr. Vinicius Peruzzi-UFRJ
18h30 - 1ª Mesa- Do mar de Maricá à sustentabilidade do Brasil: Perspectiva para um futuro energético.
Dr.Douglas Barboza- CODEMAR/ Dra. Anna Virginia Machado UFF/ Mst. Luciana Andrade/ Dr.Thiago Fritsch-ClearBlue/Thiago de Paula-IDR
19h30 - 2ª Mesa-PiCs e as ODS em Maricá
Dr. Vinicius Ximenes-ICTIM/ Dr. Raja Kalil-ICTIM/|Drª Ana Virginia SCTF/ Sergio Mesquita (mediador) ICTIM- Luciene Vieira- IDR
20h30 - Encerramento Grupo de dança Motirô

02/04 (terça-feira)
10h - Credenciamento-SCTF
11h - A inovação em educação em tempos de plataformização
Prof DSC Marcelo Mocarzel - UNIFESO
12h - Almoço
13h - Arquitetura e Urbanismo
Dr.João Folly- Estácio
14h - Benefícios do esporte na universidade como atividade de extensão, inclusão e transformação de vida ( com aula prática no local)
Prof DSC Diogo e Prof MSC Anderson- UNIFESO
15h - Mesa redonda dos acadêmicos de Medicina da Liga Salve - Salvando vidas através de simulações realísticas Estudantes do UNIFESO (incluindo estudantes do PU Maricá).
Mediação da Profa MSC Renata Mendes- UNIFESO
16h - Mesa redonda dos acadêmicos de Odontologia sobre o IETEC - Conhecimentos integrados gerando benefícios para a comunidade.
Estudantes do UNIFESO (incluindo estudantes do PU Maricá). Mediação da Profa MSC Renata Mendes- UNIFESO
17h - O Poder da Tríplice Hélice da Inovação: IES, Governo e Empresas entregando valor e transformando a sociedade
Profa MSC Luciana Nunes e Prof MSC Daniel Martins- UNIFESO
18h - Sala Verde UNIFESO: Rumo aos ODSs e Agenda 2030 Escolar
Prof DSC Luiz Antônio UNIFESO
19h - Capacitação técnica: um passo para a graduação
Dr. Maria Torres - FGV


03/04 (quarta-feira)
10h - Credenciamento - SCTF
12h - Almoço
13h - Formação PU: Dengue e outras Arboviroses ,o que precisa saber?
Estevão Alves de Souza e Edson Siqueira de Souza/ SAÚDE 14h Mudanças Climáticas : Desafios globais, soluções locais Prof. Alex Vieira - ICTIM
15h - Economia Azul Profª. Dr. Patricia Sena- Unilasalle
15h30 - A academia e o Mundo Corporativo
Dr. Henry J. Kupty- Unilasalle
16h - Cidades Inteligentes e sustentáveis: Uma proposta para Maricá e Região
Dr. André Luis Azevedo Guedes- Unilasalle
17h - A nova fase da Internet e o Dinheiro do Futuro
Dr. Douglas Miranda- Unilasalle
17h30 - Políticas Públicas para água: fragmentação da responsabilidade política e a perspectiva de futuro
Profa. Msc. Luiza Helena P. Fraga Rodrigues- Vassouras
18h10 - Empreendedorismo Sustentável Andrea Carvalho – Papel Semente
19h - O Potencial Latente da Cidade de Maricá para o Turismo Científico Prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza- Vassouras
20h - Encerramento



Inaugurado Centro de Operações Integradas de Itaipuaçu

 Nova sede vai abrigar equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros com funcionamento 24 horas para dar celeridade aos atendimentos do 3º e 4º distritos


O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, inaugurou na quarta-feira (27/03) o Centro de Operações Integradas (COI) de Itaipuaçu, que vai atender 24 horas as demandas referentes ao 3º e 4º distritos (Inoã e Itaipuaçu), respectivamente. A nova sede administrada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil está localizada na Avenida Benvindo Taques Horta Junior, na orla de Itaipuaçu, e vai abrigar as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que atuam no município por meio do Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis) BM, com funcionamento de 24 horas por dia.

Durante a cerimônia, Fabiano Horta afirmou que a instalação da estrutura em Itaipuaçu se fez necessária, acompanhando o crescimento do distrito nos últimos anos. “Objetivamente construímos um aparelho de proteção, de integração, um centro de operações que interage hoje com o distrito de Itaipuacu, que podemos nominar como uma dinâmica de cidade, enxergando o seu crescimento demográfico, seu adensamento, a natureza longeva das suas orlas. Toda a dinâmica de urgência, de chamados, a dinâmica interativa necessária da presença da Defesa Civil terá um posto funcionando com seus agentes na proximidade do território de Itaipuaçu”, disse. 

A nova base é equipada com viaturas, barcos, jet skis que vão dar suporte aos projetos realizados na orla como o Marola Certa, o bodysurf e beach & Fitness. Também ficarão na sede os agentes da Defesa Civil que atuam em tempo integral na região, reduzindo o tempo de resposta. Com a nova estrutura, inicia-se o serviço de vistoria 24h nos 3º e 4º distritos, que atualmente funciona por 12 horas no Centro Administrativo de Itaipuaçu.

“A ideia é descentralizarmos nessas bases, de fato já em Itaipuaçu e, em breve, na Barra de Maricá e em Ponta Negra, a ampliação dos serviços para uma melhor resposta. É toda uma logística já mais ágil para dar a melhor condição de trabalho e atendimento à população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.

O secretário de Governo, João Maurício de Freitas (Joãozinho), reconheceu o trabalho dos agentes da Defesa Civil. “Hoje é um dia de festa e mais do que um dia de entrega, é o reconhecimento do governo municipal ao trabalho de cada um de vocês. Sabemos que quando começa a chover ou quando o mar está de ressaca é vocês que estão entregues à vida dos maricaenses e eu tenho certeza que todos os momentos que precisamos da Defesa Civil ela estava ali pronta para fazer o resgate e colocar na pronta disposição do atendimento”, parabenizou.

Prédio do Proeis BM

No mesmo terreno está localizado o prédio onde vai abrigar militares que atuam no Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis) BM, com alojamentos para homens e mulheres e refeitório. O pátio tem espaço para abrigar a viatura e fazer pequenos reparos nos equipamentos utilizados pelos bombeiros.

“Essa estrutura veio em bom tempo. Era algo que estávamos almejando e realmente precisava ter uma estrutura para as viaturas, para fazer manutenção de material, já que a guarnição fica empenhada 24 horas e o tempo de deslocamento para o destacamento é um tempo considerável. Isso vai somar bastante com o tipo de socorro a ser prestado, com a infraestrutura para o militar que está aqui. Então, acho que ganha todo mundo. Ganha o militar, a população e o município”, afirmou a tenente-coronel Camila Amaral, comandante do 3º Grupamento de Bombeiro Militar de Niterói e Maricá.

Fotos: Marcos Fabrício



sábado, 30 de março de 2024

COMEÇAM AS COMEMORAÇÕES DOS 70 ANOS DA ACM (vídeo)

 


Na quarta feira 27 de março, a ACM - Associação Comercial e Empresarial de Maricá, realizou mais uma Café Empresarial, momento em que a entidade se confraterniza com comerciantes, empresários e empreendedores de Maricá, trazendo notícias e soluções que possam facilitar e contribuir com o crescimentos dos setores produtivos da cidade.

FACULDADE DO COMÉRCIO

Nesta edição, o presidente da ACM - Delfim Moreira - falou sobre a chegada da Faculdade do Comércio (que tanto sucesso já faz em São Paulo), e que em breve estará em Maricá. 

A Faculdade do Comércio (uma criação da Associação Comercial de São Paulo) tem como objetivo a qualificação inovadora e inteligente do comércio, varejo e serviços, conectando e preparando o profissional para as novas demandas do mundo digital.

Através das iniciativas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP),  é oferecida aos alunos sua inserção em um ambiente empresarial, desenvolvendo-se como gestores e empreendedores que dominam as necessidades do mercado.

Também é a faculdade oficial da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia.

A princípio a Faculdade do Comércio em Maricá será no sistema EAD (com diversos cursos) e com um local na própria ACM, para as provas que são presenciais.

CECOP

Delfim que prometeu ser breve em sua fala (fato que é impossível acontecer!!!) também falou do CECOP e da reunião com as secretarias responsáveis para a climatização do local (previsto quanto do lançamento, em final de 2021, quando Delfim deu a ideia do espaço para abrigar e dar dignidade aos camelôs e ambulantes de Maricá, para que os mesmos saíssem das ruas e não tivessem mais vontades de retornar). Falou também das ações para dar mais visibilidade e fomentar o comércio do local.

EXPO MARICÁ

Aproveitou para convocar todos ali presentes para a EXPO MARICÁ que acontecerá de 11 a 14 abril no Esporte Clube Maricá, lembrando que os últimos espaços para exposição dos seus produtos ainda estão disponíveis. A Expo está completando em 2024, 20 anos de existência e esta será a 16ª edição.

70 ANOS DA ACM

Delfim pediu que todos os presentes se apresentassem e ao final destas apresentações, convocou todos para cantarem PARABÉNS para a ACM que estará completando 70 anos em abril, confirmando a festa de aniversário após a Expo Maricá no Rotary Club.

Encerrando as apresentações, o momento de confraternização com o magnífico Café Empresarial. O encontro aconteceu mais uma vez na DIAMOND casa de festas no loteamento Dom Felipe, às margens da RJ 106.

Estiveram presentes além de inúmeros comerciantes e empresários, o secretário de Projetos Especiais de Maricá - José Alexandre, o presidente do ICTIM - Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá - Cláudio Gimenez, Jorge Braga (ex-presidente da ACM), o advogado e ex-vereador Claudio Ramos e o radialista Vicente Silva (Rádio Sideral).

Também presente o presidente do Rotary Club de Maricá, Anna Maria Quintanilha (presidente do CCS Maricá), Isis Gouveiah (presidente do NAIR) e o jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan e Culturarte, diretor da AIM - Associação de Imprensa de Maricá e vice-presidente do MOM - Movimento Obesos Maricá).






CODEMAR lança plataforma de compras para a prefeitura do RIO DE JANEIRO. E para Maricá?

 Já está no ar o Compre.Rio: plataforma de vendas lançada pela Prefeitura do Rio e pela Codemar. Marketplace solidário e sem taxas  vai beneficiar empreendedores. Não falaram quando irão aplicar aplicativo semelhante para beneficiar comerciantes de Maricá


A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, na quinta-feira (28/03), uma plataforma de vendas com pegada social para pequenos empreendedores. O Compre.Rio (https://compre.rio/) é fruto de um acordo de cooperação técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro com a Prefeitura de Maricá por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo com a presença do deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá). Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o Compre.Rio é uma revolução, já que os empreendedores não precisarão pagar taxas.

“Uma oportunidade que vai permitir que essa desintermediação de fato aconteça para quando o pequeno empreendedor for vender seu produto sem deixar 15, 20 ou 30% de taxas”, destacou.

O deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá) afirmou que “a nova economia, a economia das pessoas, a economia das famílias, a economia que incorpora a gente, tem que ser incentivada pelo poder público”, apontou.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, celebrou a parceria do lançamento do marketplace criado em Maricá. “É uma honra estar participando desse golaço que a Prefeitura do Rio está fazendo, lançando uma ferramenta moderna e inovadora que vai atender a economia solidária para aqueles que enfrentam as barreiras das grandes ferramentas de marketplace.

Ampliação de oportunidades

O secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro e vice-prefeito licenciado de Maricá, Diego Zeidan, destacou o trabalho em busca de ampliação de mais oportunidades para os empreendedores, artesãos, produtores rurais e pescadores.

“Esse é um sistema que não vai trazer a margem de lucro para grandes empresas e grandes negócios. A gente vai trazer mais oportunidades para que o empreendedor possa comercializar e possuir bons produtos”, disse.

A plataforma conta com parceria dos Correios para entrega em todo país e internacionalmente. “Um projeto local, como a logística internacional. Essa missão também é integrar todos os pontos do país, com essa plataforma dinâmica dentro dos padrões de mercado e a custo zero”, pontuou o superintendente dos Correios, Paulo Penha.

Novos negócios chegando

A plataforma vai ajudar a comercializar produtos de artesãos, agricultores e pescadores que possuem cadastro na economia solidária do Rio.

Amália Mendonça é artesã e será uma das empreendedoras que vão expor seus produtos no Compre.Rio. Moradora da Penha, ela produz com costura artigos de mesa posta e está na expectativa de já iniciar suas vendas em novo espaço.

"Eu estou achando incrível essa oportunidade. Quem é artesão sabe o esforço que é para expor os seus produtos, além de proporcionar experiências ao seu cliente. Estou na expectativa que essa plataforma vai ajudar muito a gente", comentou.

É de Maricá

A Codemar é responsável pelo desenvolvimento e propriedade da plataforma, oferecendo todo o suporte tecnológico necessário. 

O objetivo principal é proporcionar uma plataforma digital que permita a exposição e a venda dos produtos para um público mais amplo. O Compre.Rio vai contribuir para a ampliação de oportunidades de renda, acesso a novos mercados e desenvolvimento econômico.

“Um dia muito especial. Estamos muito felizes com esse lançamento e vamos continuar avançando nessa iniciativa. É o nosso primeiro lançamento de muitos fora de Maricá e a gente quer levar isso para os diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro e fora dele, buscando fortalecer ainda mais o nosso estado e o nosso país”, destacou o diretor de Tecnologia e Inovação da Codemar, Pedro Mota Di Filippo que não informou quando aplicativo similar será lançado em Maricá, para beneficiar nossos sofridos empreendedores.

Inspirado na Moeda Mumbuca

O prefeito Eduardo Paes comentou que outro projeto inspirado no sucesso de Maricá vai chegar aos cariocas: a moeda social Carioquinha.

“Em breve a secretaria estará lançando mais uma iniciativa importante que é a moeda social Carioquinha. Um projeto que está na Câmara dos Vereadores para aprovação”, disse.






sexta-feira, 29 de março de 2024

PROGRAMA SEU FUTURO COMEÇA AGORA é lançado pela secretaria de Políticas Inclusivas


A Secretaria de Políticas Inclusivas, está ofertando vários cursos de qualificação profissional pela FIRJAN (SESI/SENAI) para inclusão social dos assistidos da Secretaria de Políticas Inclusivas em ampla vulnerabilidade,  assim como, para as assistidas da Secretaria de Politicas de Mulheres.

As aulas serão ministradas na nossa Sede em Módulo Escolar instalado pela parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

São os seguintes cursos:

1) Técnicas de Execução de Revestimentos com Placas Cerâmicas;

2) Técnicas de Pinturas em Alvenaria;

3) Instalações Hidráulicas Prediais;

4) Operador de Sistemas Computacionais em Rede;

5) Desenvolvedor de Aplicativos;

6) Confeccionador de Lingerie e Moda Praia;

7) Modelagem e Encaixe No Sistema Audaces (Básico);

8)Modelagem Computadorizada Avançada Moda Íntima Fitness e Praia;

Os interessados deverão comparecer entre os dias 01/04/2024 a 05/04/2024 na Secretaria de Políticas Inclusivas levando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. As vagas são limitadas.

Endereço para matrícula: Rua Antônio Vieira Sobrinho 333 - Parque Eldorado Maricá-RJ (Rua da escola Dó, Ré, Mi).

Tel: (21) 97116-9511

UM PROGRAMA PLENAMENTE ACESSÍVEL





JUSTIÇA DERRUBA LEI MUNICIPAL E SACOLAS VOLTAM A SER COBRADAS


 Desde a terça feira 26 de março que os supermercados voltaram a cobrar pelas sacolas plásticas. 

A ASSERJ emitiu nota informando que obteve UMA IMPORTANTE VITÓRIA (em detrimento da população) para o setor supermercadista (que aufere lucros bastante significativos), ao conseguir que o Tribunal de Justiça declarasse INCONSTITUCIONAL a lei do município de Maricá (3.066/2021), que proibia a comercialização de sacolas plásticas nos estabelecimentos da cidade.

Com isso, as sacolinhas voltaram a ser cobradas. Vamos ver se o município recorrerá e enquanto isso, vamos ver quais são os estabelecimentos AMIGOS da população que NÃO COBRARÃO pelas sacolas, dando-as como cortesia pela compra em sua loja.





OS MELHORES PASTÉIS DE MARICÁ DURANTE TODA SEMANA SANTA


 Não é por que sexta feira santa é feriado que você vai ficar sem saborear os melhores pastéis da região.

Os Pastel do Scooby estará com você durante todo o feriado da Semana Santa, em  vários endereços:

Sexta, sábado e domingo no estacionamento do Supermarket do centro e no tradicional ponto do Parque Nanci (em frente a Thathi Móveis) das 9 às 21 sexta e sábado e das 9 às 15 no domingo.

Sexta, sábado e domingo na loja física no km 13, na descida do Calaboca (sentido Maricá), em frente ao retorno do SPAR (sexta e sábado das 9 às 19 horas e domingo das 10 às 14 horas).

E também em Inoã, no estacionamento da loja Tubarão, no sábado das 9 às 18 horas.

Vem aproveitar e se deliciar, com os melhores pastéis da região.





quinta-feira, 28 de março de 2024

Os cinco anos do Passaporte Universitário: mais de 2,5 mil estudantes formados

 Prefeitura de Maricá reuniu estudantes graduados em um evento em comemoração ao sucesso do programa municipal


Como o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan e Culturarte) disse ao prefeito Fabiano Horta quando do lançamento da segunda fase do programa Mumbucão no dia 16/3 "se existisse apenas o programa Passaporte Universitário, seu governo já teria sido de pleno sucesso", a 
Prefeitura de Maricá celebrou na quarta-feira (27/03) um marco importante em 2024: o programa Passaporte Universitário completou cinco anos com 10.445 bolsas de estudo integrais de ensino superior em universidades privadas. Ao todo, 2.515 alunos se formaram em cursos de graduação e de pós-graduação nesse período. Para comemorar o sucesso do programa, a prefeitura reuniu alunos formados em um show especial do cantor Diogo Nogueira, em espaço montado em Araçatiba ao lado do Fórum (aliás, um excelente local para o Parque de Exposições e Eventos no município).

CINCO ANOS

Lançado em 2019 e criado pela professora Adriana Costa (na época, secretária de educação), o programa é administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação. Em fevereiro de 2024, foram entregues 2.070 bolsas para diversas graduações e mais 1000 bolsas de estudos serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano, para estudantes em cursos de pós-graduação, como especialização, MBA, mestrado e doutorado.

O prefeito Fabiano Horta destacou que o Passaporte Universitário nasceu para afirmar um direito, um valor fundamental de oportunizar a cada jovem da cidade de Maricá a sonhar com sua vocação. Segundo ele, a prefeitura construiu ao longo de sete anos um Fundo Soberano com aporte financeiro, que deve chegar ao final deste ano a R$ 3 bilhões, para a permanência de todas as politicas sociais, dentre elas o Passaporte Universitário.

“O Passaporte Universitário atrai para Maricá o polo de ensino, ou seja, as universidades se instalam aqui. Durante cinco anos que a gente tem visto é que o imaginário dos alunos na nossa rede de ensino olhando o Passaporte Universitário com a possibilidade concreta de virar professor, médico, um conjunto de profissões que tem a ver com a vocação de cada um”, afirmou Fabiano.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, exaltou a vitória dos ‘passaporteanos’ e reiterou que o programa foi criado para mudar a realidade da população da cidade.

“Hoje vocês estão aqui para celebrar um programa feito para transformar vidas. O prefeito Fabiano Horta criou junto comigo o Passaporte Universitário para dar o que a nossa gente não tinha, que é o ensino superior”, declarou Adriana.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, exaltou a vitória dos ‘passaporteanos’ e reiterou que o programa foi criado para mudar a realidade da população da cidade.

“Hoje vocês estão aqui para celebrar um programa feito para transformar vidas. O prefeito Fabiano Horta criou junto comigo o Passaporte Universitário para dar o que a nossa gente não tinha, que é o ensino superior”, declarou Adriana.

Graduação com 44 cursos

O Passaporte Universitário possui cinco universidades particulares credenciadas que oferecem diversos cursos de graduação. Em contrapartida, as instituições se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário na cidade. São elas: Universidade Estácio de Sá; UniLaSalle, Universidade de Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Entre os cursos oferecidos estão: Administração; Administração Pública; Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Contábeis; Design de Interiores; Direito; Educação Física; Medicina; entre outros, totalizando 44 cursos.

Pós-graduação com 21 cursos

Já para os cursos de pós-graduação, as instituições parceiras são Estácio de Sá, Universidade de Vassouras e Fundação Getúlio Vargas. Entre os cursos oferecidos estão: Saúde mental, dependência química e promoção da saúde; Saúde da Família; Controladoria Empresarial; MBA em Gestão Estratégica de Negócios em Tempo de Mudanças; Enfermagem Neonatal; Gestão e Cálculo de Projetos de Engenharia de Estruturas, entre outros, com o total de 21 cursos.

Thayná Moraes, Miss Maricá 2014

Seleção

 Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ser brasileiros nato ou naturalizado ou estar em condição de refugiado, de acordo com a Lei nº 9.474/1997; residir em Maricá há, no mínimo, três anos; possuir ensino médio completo ou equivalente; ser aprovado em processo de aptidão acadêmica organizado pela Prefeitura; possuir renda bruta familiar não excedente a oito salários mínimos; entre outros critérios estabelecidos no edital nº 012/2023.

Atendendo às regras exigidas, o candidato deve fazer a prova de aptidão com 30 questões objetivas de Português Interpretativo e Matemática voltadas ao Ensino Médio. A banca organizadora foi a Coseac, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em fevereiro, foram entregues 2.070 bolsas para diversas graduações.

SOU+PU

Para auxiliar os alunos a conquistarem uma vaga no Passaporte Universitário, a Prefeitura de Maricá oferece ainda o programa Sistema de Orientação ao Universitário (SOU+PU) destinado aos novos alunos do Passaporte. O SOU+PU faz um aprofundamento de estudos em Matemática, Português e Conhecimentos Gerais sobre o município. O projeto também conta com aulas presenciais em quatro pontos de Maricá: Centro, Inoã, São José do Imbassaí e Itaipuaçu.

Ao todo, foram 8.756 inscritos no novo modelo de curso preparatório para o processo seletivo do programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas. O conteúdo foi transmitido no Youtube do projeto disponível no link: https://youtube.com/@soumaispu.

Fotos: Gabriel Ferreira