quinta-feira, 30 de julho de 2020

MARICÁ MUITO PRÓXIMA DE TER UM CENTRO DE HEMODIÁLISE


Paciente renal de Maricá que constantemente se deslocam para outros municípios em busca de tratamentos , em alguns casos chegam a óbito longe de suas residências, agora tem a esperança de ter o seu sofrimento amenizado realizando o tratamento de diálise entre outros no próprio município, graças ao projeto de lei 2787 do deputado estadual Danniel Librellon (Republicanos) que está em tramitação na ALERJ. O projeto prevê a criação de um Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal em Maricá. O local deverá oferecer atendimento ao pacientes, além de apoio de psicólogo, nutricionista e assistente social.
Segundo o PL, os serviços oferecidos pelo Centro às pessoas com deficiência renal, deverão ser prestados por profissionais contratados via concurso público de provas ou de provas e títulos.
De acordo com o parlamentar, o fato da cidade de Maricá não possuir um centro como este, dificulta e penaliza o doente, que na maioria das vezes tem que se deslocar para outras cidades.
"O tratamento de hemodiálise geralmente causa um impacto emocional no paciente e aos familiares. O fato de precisar comparecer à clínica de diálise três vezes na semana e permanecer por quatro horas para realizar o tratamento muda a rotina familiar. Ter a oportunidade de fazer um tratamento perto de casa e contar com todos os serviços que serão oferecidos, vai trazer uma melhor qualidade de vida ao portadores da doença que dependem da hemodiálise para viver", destacou o deputado.
Ainda segundo o texto, a a abertura do Centro deverá seguir as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o poder executivo poderá celebrar convênios com hospitais e associações.


Abaixo, na integra o projeto de lei:
PROJETO DE LEI Nº 2787/2020
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR O CENTRO ESPECIALIZADO EM HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL NO MUNICÍPIO
DE MARICÁ.
Autor: Deputado DANNIEL LIBRELON

D E S PA C H O :
A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; de Saúde; de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e
Controle.
Em 24.06.2020.
DEPUTADO ANDRÉ CECILIANO, PRESIDENTE.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:
Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a criar Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal, com apoio de psicólogo e nutricionista, além de assistente social, no Município de Maricá.

Art. 2º - O Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise
Peritoneal tem como objetivo a abordagem e o tratamento multidisciplinar à saúde das pessoas com problemas renais.

§ 1º - Para os efeitos de atendimento e tratamento multidisciplinar, o Centro deverá estar equipado com equipe médica especializada no acompanhamento e orientação aos pacientes e a seus familiares, disponibilizando serviços próprios e especializados aos usuários, dentre os quais:
1 - médicos especialistas em Hemodiálise e Diálise Peritoneal;
2 - psicólogos;
3 - nutricionistas;
4 - assistente social.

§ 2º - O Centro, se criado e instalado, assegurará amplo
atendimento aos usuários dependentes de hemodiálise e diálise peritoneal.

§ 3º - Os serviços oferecidos pelo Centro às pessoas com
deficiência renal deverão ser prestados por profissionais contratados
via concurso público de provas ou de provas e títulos.

Art. 3º - Caberá à Secretaria de Estado de Saúde coordenar
e orientar diretrizes para a implementação de uma política pública para o diagnóstico e o tratamento das pessoas atingidas pela doença.

Art. 4º - A abertura do Centro de Hemodiálise e Diálise Peritoneal deverá seguir as diretrizes e princípios do Sistema Único de
Saúde - SUS.

Art. 5º - O Poder Executivo poderá celebrar convênios com
hospitais e associações para cumprimento dos objetivos desta lei.

Art. 6º - As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 7º - O poder executivo regulamentará a presente Lei.

Art. 8º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 17 de junho de 2020.
Deputado DANNIEL LIBRELON

J U S T I F I C A T I V A
Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do nosso sangue, que reabsorve várias substâncias úteis ao nosso organismo. Eles são os únicos órgãos do corpo humano que podem ser substituídos por uma máquina, embora essa substituição não seja perfeita.
Através da hemodiálise, pessoas que possuem suas funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar, etc.

A hemodiálise é feita através de uma máquina que filtra artificialmente o sangue. Nessa máquina, o sangue da pessoa circula através de um rim artificial cheio de tubos com membranas semipermeáveis. Esses tubos se encontram mergulhados em uma solução que contém as mesmas substâncias que se encontram presentes no sangue, como a glicose, sais, entre outros. Como essa solução em que os tubos se encontram mergulhados possui as mesmas concentrações que o sangue, apenas as substâncias tóxicas e impurezas saem do sangue através de difusão, pois se encontram em concentrações diferentes.

A notícia de que precisa realizar o tratamento de hemodiálise geralmente causa um impacto emocional no paciente e aos familiares. O medo frente ao desconhecido se faz presente. O fato de precisar comparecer à clínica de diálise três vezes na semana e permanecer por quatro horas para realização do tratamento muda a rotina familiar.

O paciente pode sofrer alterações em relação ao trabalho, vida social, vigor físico, estabilidade econômica, vida sexual, na autonomia, imagem corporal e alimentação. Essas mudanças geram uma dor emocional, que é pessoal e intransferível, que diz respeito a uma pessoa com a sua história e que requer enfrentamento.

Nesse momento há um tratamento a ser feito e que, seguido corretamente, vai possibilitar que o paciente viva bem e com qualidade. Comparecer às sessões de diálise significa poder dar continuidade aos seus projetos, seus sonhos, a sua vida.

A Cidade de Maricá não possui esse centro, fato que dificulta e penaliza o doente, que na maioria das vezes tem que se deslocar para outras cidades ou até mesmo à capital.

Portanto, entendemos como necessária a criação de um Centro de Hemodiálise e Diálise Peritoneal na referida cidade, de forma a patrocinar uma melhor qualidade de vida aos portadores dessa doença, razão pela qual solicito o apoio de meus Nobres Pares para a aprovação do presente projeto.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

Banco Central anuncia cédula de R$ 200 em agosto

Nova cédula foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional. Terá estampado um lobo-guará. Imagem da nova nota será divulgada no fim de agosto, quando começará a circular.



O Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020. É a primeira vez em 18 anos que o real ganha uma cédula de novo valor. O anúncio do lançamento da nova nota provocou vários memes nas redes sociais.

A diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, afirmou que a nova cédula ainda está em fase final de testes de impressão e que a “boa prática internacional” recomenda que não sejam revelados os elementos da cédula até estar pronta.

Por isso, afirmou, não foi divulgada imagem da nova nota de R$ 200 – o que será feito no final de agosto. Atualmente, há seis tipos de cédulas em circulação: R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100.

Carolina Barros afirmou que a instituição está atenta à demanda da população por mais meio circulante. "Se [a demanda] existe, a gente precisa atender. A gente não sabe por quanto tempo essa demanda adicional por dinheiro vai durar", declarou.


Segundo ela, em momentos de incerteza, como atualmente, durante a pandemia de coronavírus, as pessoas tendem a fazer saques e acumular dinheiro. "Isso não é um fenômeno do nosso país, e isso gerou um aumento expressivo de demanda nas casas impressoras", declarou.

De acordo com a diretora, o Conselho Monetário Nacional autorizou nesta quarta-feira (29) o valor de R$ 113,4 milhões para impressão de 450 milhões de cédulas de R$ 200 e 170 mihões de cédulas de R$ 100.

A diretora do BC afirmou que a impressão de novas cédulas não tem relação com inflação. "Temos um sistema de metas. No momento, a inflação é baixa, estável, e controlada", disse.

De acordo com Carolina Barros, o Banco Central fez uma pesquisa em 2001 e selecionou para as cédulas uma lista de imagens de animais ameaçados de extinção.

"Como nas demais cédulas, tem elementos de segurança robustos e capazes de proteger de falsificação. Quanto maior o valor, maior é a preocupação", declarou a diretora.

Impressão de cédulas
Neste mês, o governo teve um gasto extra de R$ 437 milhões para impressão de cédulas, com o objetivo de imprimir R$ 100 bilhões adicionais em dinheiro de papel.

De acordo com a área econômica, a crise do novo coronavírus foi um dos motivos para o aumento da procura. A pandemia levou as pessoas a "entesourarem" recursos em casa, ou seja, manter reserva em cédulas.

Outro motivo apontado é a necessidade de fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial – estimado em mais de R$ 160 bilhões considerando as cinco parcelas aprovadas. Boa parte dos beneficiários, sobretudo os de menor renda, preferiu sacar o benefício em espécie.

Fonte: Banco Central do Brasil

terça-feira, 28 de julho de 2020

MARICÁ CONTINUA NA FASE AMARELO 2, MAS MULTAS PODERÃO SER APLICADAS PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARAS

130 dias de combate a Covid em Maricá. 81 vítimas (com mais 7 em análise) e 2150 casos confirmados




Com dez minutos de atraso (previsão para às 18 horas), e na presença da secretária de saúde - Dra. Simone, do Secretário de Desenvolvimento Econômico - Magnum Amado e do secretário de governo - João Maurício, o prefeito Fabiano Horta deu início a mais um pronunciamento através de live passando informações sobre o avançar ou regredir nas ações de restrições ao combate ao Coronavirus.

Fabiano disse que na última semana os números mostraram a dimensão do problema que é a Covid no município. Dizendo das 81 vítimas do Covid em Maricá, Fabiano fez uma análise das medidas já tomadas pela prefeitura, falando do Fomenta Maricá, da ampliação do Renda Básica (passando de 130 para 300 Mumbucas) por três meses e ampliado por mais três meses, do PAT também ampliado por mais três meses, tem feito com que Maricá tenha conseguido superar alguns problemas nestes últimos meses.

“É esse luto coletivo que justifica uma ação de chamar a atenção para as medidas de isolamento. É um estágio muito perigoso, enganoso, do combate ao coronavírus, em que há sinalizações de que a volta ao normal está dada, e isso não é verdade. Se essa normalidade se estabelecer, vamos voltar a uma curva de contágio que vai aumentar muito, e vamos tomar as decisões necessárias para que isso não atinja a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Para evitar que os maricaenses relaxem no cuidado com a doença, Horta declarou que enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que endurece as punições a quem não usar máscara nas vias públicas, com advertência e multa para pessoas físicas e empresas que permitirem o acesso de pessoas sem máscara.

Mas passando a palavra para Dra. Simone, mostrou grande preocupação com últimos números apresentados sobre a Covid. Deixou claro que isolamento se faz ainda muito necessário sem retroceder por enquanto na fase atual (Amarelo 2), para o Amarelo 1, mas que se todos não contribuírem para a melhoria imediata dos resultados, a prefeitura não se furtará em tomar medidas de retrocesso e medidas mais energéticas para impedir o avanço da doença.


Simone falou da importância das tendas, que retiraram os pacientes do hospital, que continua com atendimento normal, falou que o município tem recebido muitos pacientes de outras cidades de vários locais do estado.

Falou das testagens em idosos, nos profissionais da saúde, guarda municipal, imprensa, policia militar e dos programas que a secretaria de esportes tem feito para dar motivação e exercitar os idosos em suas residências.

Falou que as testagens continuarão e os atendimentos precoce nos polos (Centro, São José e Itaipuaçu e uma tenda em Ponta Negra) tem sido de grande importância para evitar que o Conde Modesto Leal e o novo hospital municipal tenham leitos ocupados indevidamente.

Passando a palavra ao secretário de governo João Maurício, este disse do novo normal que Maricá tem vivido, e que todos terão que pactuar novas ações com poder público, com a população e com o empresariado local.

Falou da consciente de cada um no uso de máscaras, atendimento em horário determinado pela fase AMARELO 2, com distanciamento social e utilização do álcool em gel, além da sanitização dos locais. Informou que a prefeitura adquiriu mais 250 mil máscaras para distribuição no município e que o uso delas é fator primordial no nosso novo dia a dia.


Já o secretário de Desenvolvimento - Magnum Amado - fez o resumo de todas as ações que Maricá tomou e tem tomado para garantir que a população tenha alguma renda mas que consiga ficar em casa se resguardando. Segundo Fabiano, os investimentos públicos já somam cerca de R$ 200 milhões ao longo destes quatro meses, criando uma ampla rede de proteção social e de isolamento social.

Fabiano deixou claro a necessidade do uso de máscaras e informou que a fiscalização será intensa através da SEOP através de orientações e notificações e se houver necessidade, através de multa que será enviado à Câmara projeto para tal.

"O AINDA NÃO ACABOU" é uma realidade verdadeira. A vida não é como era antes. A vida é um valor importante e preservá-la é um fator real e fundamental", encerrou o prefeito.

EPT COMEÇA O PROCESSO PARA DEVOLVER À PREFEITURA 13 ÔNIBUS INSERVÍVEIS PARA SUA FROTA

CONHEÇA AQUI A VERDADEIRA HISTÓRIA DA EPT



A EPT (Empresa Pública de Transportes - autarquia municipal de transportes públicos) já começou o processo para devolver os 13 primeiros ônibus (motor Mercedes e carroceria Neobus com 3 portas) á prefeitura municipal de Maricá.


Adquiridos pela prefeitura em 2013 (os dez primeiros entraram em operação em 18 de dezembro de 2014 e os outros três também com as mesmas características dos anteriores, mas um pouco mais modernos em meados de 2015), tinham como objetivo oferecer um transporte complementar às linhas existentes porém com uma tarifa mais barata (na época seria de R$ 2,00, diminuindo R$ 0,50 por ano até chegar em 2019 como tarifa zero). A então MTP - Maricá Transportes Públicos foi criada uma S/A (Sociedade Anônima), porém nunca foram apresentados seus acionistas, até que em agosto de 2014, a MTP S/A passou a ser limitada, ou seja, com dois sócios, sendo a prefeitura majoritária, mas ninguém ficou sabendo quem poderia ser o sócio que estaria investindo numa empresa que em cinco anos seria deficitária.


Foi quando algum "gênio da prefeitura" resolveu criar a autarquia EPT, que acabou virando um cabidaço de empregos e de altos salários, a ponto de, um ex-alto funcionário afirmar para o jornalista Pery Salgado que "tudo o que era porcaria na prefeitura vinha para a EPT" (?????).


Em meados de 2014, o jornalista teve acesso a nota fiscal de compra dos 10 primeiros ônibus, nota essa que saiu em nome da Prefeitura Municipal de Maricá, ou seja, os ônibus ERAM VEÍCULOS OFICIAIS, e desde então, o jornalista afirmava que o projeto de tarifa social não seria viável, uma vez que sendo veículos oficiais, seriam emplacados como chapa branca e sendo chapa branca, não poderiam fazer nenhum tipo de transporte que não fosse o gratuito. BINGO!


Os ônibus foram emplacados como chapa branca e a Fetranspor se negou a dar validadores justamente pelo fato dos veículos serem oficiais. Como não tinha mais jeito, criaram a EPT e o programa TARIFA ZERO.


Na época, os 10 (+3) ônibus (com apenas um ano de vida, pois passaram todo o ano de 2014 mudando de endereço do aeroporto (na época encampado pelo ex-prefeito Washington Siqueira - o Quaquá) para a RJ 106 (atrás dos Bombeiros) e depois para o Caxito, eram modernos, todos com ar condicionado, portas com trava (ou seja, o ônibus só andavam com as portas fechadas) e promessa de câmeras de segurança (nunca instaladas nestes veículos e só instaladas nos ônibus da frota, após o contrato de locação com a Viação Nossa Senhora do Amparo).


Mas a EPT (inchada de gente pouco competente e conhecedora do que é uma empresa de transportes públicos), começou a ter problemas sérios, juntando o fato da população não preservar um benefício a ela oferecido, e então, sujos, sem manutenção, os ônibus começaram a dar problemas elétricos, mecânicos e em pouco tempo, todos os 13 ônibus estavam sem ar condicionado (por falta de manutenção). Na época, estes 13 ônibus custaram algo entorno de R$ 6 milhões.


Ainda assim, a EPT insistia e após a devolução de R$ 2,2 milhões pelo então presidente da Câmara de Maricá, o ex-prefeito em um dos seus últimos atos à frente da prefeitura, mandou comprar 10 micro ônibus (que, ao invés de serem comprados do modelos urbano, foram comprados super faturados de uma empresa no Mato Grosso do Sul e do tipo turístico).

No final de 2016 estes micro ônibus foram apresentados e entraram em circulação, mas como era esperado, em pouco tempo passaram a dar problemas e circulavam sem ar condicionado. Em 2017, a prefeitura, já sob comando de Fabiano Horta, adquiri 15 ônibus modelo Mascarello com motor Volkswagen, que em pouco tempo apresentariam vários problemas e estão (finalmente) sendo entregues à frota da EPT após reforma geral na garagem da EPT no centro, onde uma empresa foi contratada para tal serviço.


Em 15 de novembro, a EPT começa a rodar com 25 novos ônibus fretados da Viação Nossa Senhora do Amparo (que além de fornecer os ônibus, fornece motoristas, despachantes, controle de tráfego, combustível, limpeza diária e manutenção preventiva e corretiva. A população abraça os novos vermelhinhos e pela primeira vez, a EPT é bem vista pela população.


Com isso, a empresa começou o processo para devolução parta prefeitura dos 13 primeiros ônibus  adquiridos pelo poder municipal. Um deles, está totalmente sucateado, e dos outros 12, apenas sete tem condição de serem usados de imediato em outros setores do poder municipal, com opor exemplo, no transporte de trabalhadores para as obras no município. Foram R$ 6 milhões (fora o que se gastou no decorrer de 6 anos em manutenções) jogados fora, que poderiam ter sido usados na educação ou na saúde, por exemplo.

Fotos: Pery Salgado

Esperamos que a EPT tenha aprendido com isso. Abaixo, um vídeo inédito do presidente da EPT - Celso Haddad para o jornalista Pery Salgado, gravado em 21 de novembro de 2019, uma semana após o início do fretamento que vem sendo um sucesso.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Detran retoma provas teóricas e serviços de habilitação


O Detran RJ segue com seu cronograma de retomada gradual de serviços e atividades, antes suspensos pela pandemia da Covid-19. A partir de segunda-feira, dia 27, é possível fazer a prova teórica de habilitação, em quatro unidades, iniciar o processo de primeira habilitação e solicitações de adição e mudança de categoria. As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) solicitadas antes da pandemia em outras cinco unidades passam a ser entregues em quatro pontos.

A prova teórica poderá ser feita na sede do Detran, no Centro, e nas unidades dentro do Shopping Jardim Guadalupe, do America’s Shopping e do Shopping Nova Iguaçu. Somente a autoescola onde o candidato está matriculado pode solicitar a marcação para esta etapa.

Já para a inclusão de requerimentos para a primeira habilitação e adição ou mudança de categoria, o motorista pode agendar, a partir desta sexta-feira, o atendimento pelo site do Detran e pelos números do teleatendimento: 3460-4040 / 3460-4041 / 3460-4042. O atendimento será feito na sede no Centro e em três unidades do Rio Poupa Tempo: Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

A sede do Detran passa a atender das 8 h às 17 h, de segunda a sexta-feira, com a inclusão dos novos serviços.

Carteiras de habilitação
As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) solicitadas antes da pandemia do novo coronavírus em cinco unidades passam a ser entregues. Não é preciso agendamento para retirar o documento de meio-dia às 18h, de segunda a sexta-feira. A organização será por ordem alfabética, sendo segunda, quarta e sexta-feira, para atender a pessoas com iniciais de K até Z, e na terça e quinta-feira, será a vez das iniciais de A até J.

As unidades reabertas são:
Campos: os documentos das duas unidades localizadas em Campos serão entregues na unidade da Rua Barão de Miracema, 246, no Centro;
Itaguaí: disponíveis na unidade do Pátio Mix, na Rodovia Rio-Santos, sem número;
Angra dos Reis: a entrega no Shopping Piratas Mall, na Estrada Municipal, 91;
Jacarepaguá, Rio: as carteiras que estavam acauteladas Rio Shopping serão entregues no Center Shopping, na Avenida Geremário Dantas, 404.

Mudança de postos
Também a partir de segunda-feira, dia 27, os postos de identificação civil do Detran RJ localizados em delegacias policiais passam a funcionar em unidades próximas. Os serviços nas DPs são encerrados nesta sexta-feira. Confira as mudanças:

10ª DP (Botafogo) - posto Largo do Machado.
36ª DP (Santa Cruz) - posto West Shopping, em Campo Grande.
39ª DP (Pavuna) - posto de São João de Meriti, localizado no Shopping do Jeans.
44ª DP (Inhaúma) - Posto do Shopping Penha.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

CULTURARTEEN 223 - julho de 2020

CULTURARTEEN 223 - julho de 2020


- Inaugurado o Centro de Estética Gil&Cia, em São José do Imbassai (Maricá)
- Você sabia que Mulher Independente Assusta?
- A diferença dos sintomas da Covid-19 e dos resfriados
- Alerta: Coronavirus pode passar de mão para filho pela placenta
- Antigo CNEC Maricá vira Campus de Educação da Prefeitura, todo remodelado e com a aparelhagem da Arena Centro
- ENEM 2020, só em 2021!
- Academias em Maricá autorizadas a voltar a funcionar com todos os protocolos contra a Covid-19
- "Meu poderoso leite!, um belíssimo texto sobre o leite materno e a amamentação
- Carnaval 2021 deve ser adiado. Escolas só querem desfilar quando existir a vacina para o Covid-19

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.


Informativo Culturarteen, edição de julho de 2020, já circulando.









domingo, 19 de julho de 2020

BARÃO DE INOHAN 210 - 19 de julho de 2020

BARÃO DE INOHAN 210 
19 de julho de 2020


- Veja o calendário do auxílio emergencial do governo federal
- EPT quer o monopólio do transporte municipal, fato tão criticado pelo ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá)
- Conforme informamos, Diego Zeidan será o vice-prefeito na chapa de Fabiano Horta. População desaprova.
- "Fazer muito e roubar pouco": declaração do presidente do PT de Lage do Muriaé viraliza e ele pede para sair. 
- Nasceu Erick, filho do vereador Fabiano Novaes e Elaine
- A diferença do Covid e dos resfriados e gripes
- Novo Polo de Atendimento em São José já está funcionando
- São José continua sendo o epicentro da Covid em Maricá. Brasil tem mais de 2 milhões de casos confirmados
- Jovem estuprada em festa em São José do Imbassai. Família quer justiça!
- Estação de Tratamento de Esgoyos em São José recebe tanques de tratamento

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL BARÃO DE INOHAN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

Jornal Barão de Inohan edição 210 de 19 de julho de 2020, já circulando.











quinta-feira, 16 de julho de 2020

Maricá passa dos 1.800 casos confirmados.


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.



• Maricá registra, até esta quinta-feira (16/07), 1.807 casos confirmados de Covid-19, com 64 óbitos e 1.608 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta quinta-feira (16), 134.573 casos confirmados e 11.849 óbitos por coronavírus no estado. Foram descartados 309 casos e 114.351 pessoas se recuperam da doença.

EPT QUER TER O MONOPÓLIO DO TRANSPORTE MUNICIPAL, FATO TÃO CRITICADO PELO EX-PREFEITO WASHINGTON SIQUEIRA (O QUAQUÁ)


Após uma solicitação feita pelo jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan) pessoalmente ao secretário de comunicação - Olavo Neto, para que fosse explicado em detalhes o teor das matérias publicadas por dois veículos de mídia locais em relação ao processo licitatório de aluguel de novos ônibus para a autarquia municipal gerir as linhas do terceiro e quarto distritos (hoje operadas pela Viação Nossa Senhora do Amparo e que cuja concessão termina em início de outubro), a secretaria de comunicação emitiu a seguinte matéria que reproduzimos abaixo com nossas inserções: 

Seguindo a estratégia definida pela Prefeitura de Maricá, de prover todo o transporte público na cidade com Tarifa Zero, a Empresa Pública de Transportes (EPT) já se prepara para assumir as linhas municipais operadas pela atual concessionária, a Viação Nossa Senhora do Amparo. Com a aproximação do fim do contrato de concessão – termina dia 03/10 – a EPT já iniciou o processo licitatório de locação de mais veículos para atender o 3º e o 4º distritos, Inoã e Itaipuaçu, respectivamente.

O contrato de concessão vencido pela Viação Nossa Senhora do Amparo data do ano de 2005, com duração de 15 anos e renovação por mais 15 anos. É claro, que as partes poderiam renunciar do direito da prorrogação do prazo, mas no caso da prefeitura renunciar à esta prorrogação, teria que informar que de alguma forma o serviço hoje prestado pela concessionária (Viação Ns Amparo) não estaria sendo bem feito (horários irregulares, ônibus em péssimo estado, má administração, falta de manutenção dentre outros fatores), o que sabemos que não é verdade. Ou seja, a prefeitura deveria estar abrindo um processo licitatório para a exploração das linhas do terceiro e quarto distrito.

O certame está na fase da cotação de preços e custos. Cumpridos os prazos legais, será marcada a data da licitação. “Fizemos estudos e ficou comprovado que é mais vantajoso e econômico para o município trabalhar com a locação dos veículos do que comprá-los”, explica o presidente da EPT, Celso Haddad. A atual concessionária foi comunicada, em outubro do ano passado (através de carta e através de publicação no JOM), que a concessão não seria renovada, conforme prevê o contrato (caso os serviços não estejam sendo plenamente realizados).

Pelo processo licitatório está estabelecido o quantitativo máximo de ônibus para cada distrito, sendo 24 coletivos para o 3º distrito e 48 para o 4º, totalizando 72 novos veículos alugados. “Vai ser feita uma licitação e ganha aquela empresa que oferecer o menor valor por quilômetro rodado, além de atender outros critérios estabelecidos. A empresa vai rodar um quantitativo de quilômetros por mês e a EPT vai gerir, fiscalizar, executar e vai pagar os ônibus que forem locados, mas não é uma exclusividade. Quem está operando não é a empresa, e sim a EPT”, explicou o presidente da empresa pública Celso Haddad.

Segundo Haddad, após a conclusão de todos os trâmites para iniciar a operação das novas linhas, será feita a contratação de novos funcionários para atender a demanda.

MAIS FUNCIONÁRIOS PARA INCHAR A EPT

“Obviamente temos no plano de 2021 a contratação de mais funcionários para atender o 3º e o 4º distritos também. A partir do ano que vem, temos o projeto de uma estrutura maior da EPT. Se assumirmos os novos distritos no final deste ano ou no início do próximo, temos hoje no nosso quadro como fazer essa gestão, mas, gradativamente teremos que contratar mais pessoas”, avaliou. Porém o presidente da EPT não informou o que está sendo feito com todos os motoristas e funcionários já contratados e que hoje estão sub utilizados em função de boa parte da frota estar em manutenção e os 13 primeiros ônibus comprados pela prefeitura (Neobus de 3 portas) estarem sendo devolvidos pela EPT por estarem inservíveis (e destes 13, três totalmente sucateados).


A princípio, os itinerários serão os que já são operados pela atual concessionária. Porém, depois do início da operação será feita uma avaliação sobre quais trajetos poderão sofrer alterações.

Maricá é o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer ônibus gratuito para a população. Desde 2014, quando entrou em operação, a frota de vermelhinhos da EPT transportou mais de 15 milhões de passageiros. Por dia, o sistema transporta 17 mil passageiros, mas teve uma redução nesse número devido à pandemia da Covid-19, quando a frota circulante passou a ser 60% menor como forma de contribuir para o isolamento social.

Para maior proteção de seus usuários, a empresa disponibiliza máscaras dentro dos ônibus, realiza a higienização dos veículos duas vezes por dia e instalou dispensers de álcool em gel, além de orientar os funcionários.

A malha da EPT já foi ampliada e atende a boa parte do município. Em 2017, a empresa pública assumiu nove itinerários que eram operados por outra concessionária, a Viação Costa Leste, que abandonou o serviço (após a prefeitura municipal de Maricá não honrar uma dívida de R$ 15 milhões com a empresa de gratuidades desde 2009, levando a empresa ao seu sucateamento e deixando cerca de 60 famílias ao abandono). Em fevereiro de 2018 foi inaugurada a linha que liga os dois residenciais Carlos Alberto Soares de Freitas e Carlos Marighella (condomínios do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, respectivamente).


ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NAS PEDREIRAS RECEBE TANQUES


Os quatro novos tanques para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) das Pedreiras chegaram na terça-feira (14/07) e foram colocados em uma área ao lado da antiga estação, na região do Centro de Maricá. A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária colocou agentes ao longo do trajeto das carretas até a Rua dos Jasmins, onde os equipamentos foram descarregados. As estruturas são semelhantes às que existem no novo Hospital Municipal de Maricá em São José do Imbassai.

Cada um dos equipamentos pesa seis toneladas e possui 3,20 metros de diâmetro e 9,60 metros de comprimento. Os tanques são feitos de fibra e compõem um sistema de tratamento terciário, que devolvem ao meio ambiente o efluente tratado e sem qualquer impacto sobre o sistema lagunar.

“É o tipo de tratamento mais apurado que existe e, através dele, poderemos processar cerca de 500 mil litros por dia, atendendo a aproximadamente 3 mil moradores”, calculou o presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Edes Oliveira, lembrando que a estação vai receber os rejeitos de parte da área do Centro e também do novo loteamento Bela Vista, que está em construção.

Edes afirmou também que a Sanemar iniciou o processo de transferência para si da gestão sobre outra antiga estação de tratamento de esgotos próxima ao Centro, esta em Araçatiba, ao lado do aeroporto municipal.

“Esta estação ainda é gerida pela Cedae e queremos ampliar e modernizar seu funcionamento, além de reativar as obras de coleta de esgoto em Araçatiba e na Mumbuca”, revelou o presidente, ao dizer que a verba virá através do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), conveniado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo ele, está prevista ainda para os próximos meses a instalação de estações como a das Pedreiras e outras de maior porte, para atender a áreas como Itaipuaçu e Inoã.

No setor de abastecimento de água, o presidente da Sanemar também antecipou que o projeto do novo sistema de abastecimento de Tanguá pode entrar em operação nos próximos dois anos. “Estamos iniciando os processos burocráticos. O sistema vai trazer à cidade cerca de 100 litros de água tratada por segundo que, na primeira etapa, vão atender a 40 mil moradores de dez bairros. Na segunda, serão quatro bairros com cerca de 17 mil moradores”, adiantou Edes Oliveira.