sábado, 29 de fevereiro de 2020

BARÃO DE INOHAN 201 - 29 de fevereiro de 2020

BARÃO DE INOHAN 201
29 de fevereiro de 2020


EDIÇÃO EXTRA em parceria com o INFORMATIVO CULTURARTEEN
- Depois de 11 anos, a volta dos desfiles das escolas de samba de Maricá
- Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos do Araçatiba desfilam no sábado 29 de fevereiro a partir das 21 horas, concorrendo ao Troféu Imprensa em 10 quesitos, uma parceria da LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá com a Associação de Imprensa de Maricá - AIM).
- Veja as letras dos sambas-enredo das quatro escolas e cante com elas na avenida
- Morre aos 92 anos o Senador Paulo Duque
- PR Produções lança exposição OSIAS 75, mostrando um pouco das belas obras de um dos maiores artistas plásticos de Maricá
- Depois de 23 anos, Viradouro é campeã dos desfiles no Rio. Imperatriz vence série A.
- Briga entre a LIVRES e a LIESB salvam União de Maricá de rebaixamento
- ENEL em vez de resolver, aguarda tragédia acontecer
- Morre o Senador Paulo Duque
- Depois de 6 anos, prefeitura conclui a restauração da Casa de Cultura
- Novo hospital municipal não será inaugurado antes de outubro
Tudo isso e muito mais na edição conunta do Barão de Inohan com o Informativo Culturarteen, de 29 de fevereiro de 2020, já circulando nas versões impressa e on line
















CACHORRINHA PERDIDA NO CAXITO


Um cachorrinha Yorkshire Mini fêmea sumiu na terça feira de carnaval por volta das 10 horas na Estrada de Pindobas número 55 no Caxito. O nome dela é Mary Dyenn. Ela tem 4 anos e sua pequena dona, Sarah, esta sofrendo muito. Sarah tem 1 ano e 7 meses e só fica chamando por "neném".

Vamos ajudar? 

Quem souber e puder dar alguma informação, o contato poderá ser feito pelos telefones (21) 98200 9936 ou 99840.8644, falando com Naiani, a mamãe de Sarah.


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MARICÁ TEM PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE PORTADOR DO CORONAVIRUS

Maricá tem o primeiro caso notificado  de suspeita de um portador do Coronavírus.


A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no final da tarde da sexta-feira (28/02). No total, o Estado do Rio de Janeiro tem 17 casos suspeitos de Coronavírus. Os municípios com os casos registrados são: Maricá (1 suspeito), Niterói (4 suspeitos), Rio de Janeiro (8 casos suspeitos), Nova Iguaçu (1 suspeito), Resende (1 suspeito), Nova Friburgo (1 suspeito) e Macaé (1 suspeito).

A Secretária de Saúde, Dra. Simone Costa, explicou: “É um paciente que deu entrada no Hospital Conde Modesto Leal, ele tem um sítio aqui em Maricá e é morador de Niterói, segundo informações, ele estava com uma pessoa proveniente da Itália que não é de uma área em que o surto está concentrado, mas é da Itália, sendo assim ele deu entrada hoje (28) no hospital com queixa de dor de garganta e sem nenhuma queixa respiratória pois é um dos fatores diagnóstico da doença, foi atendido e foi medicado, porém como ele esteve com uma pessoa de uma área em precaução e mediante ao fato, o protocolo de prevenção foi feito. Foi colhido uma análise material e encaminhada para o estado. Todos os matérias são colhidos e encaminhados para a secretaria de saúde do estado do Rio de Janeiro. Então esse caso é notificado ao Rio de Janeiro, mas clinicamente o paciente não tem nenhum quadro clínico que leve ao Coronavírus, sendo assim ele foi liberado para o domicílio dele. 

O caso é notificado porque você tem um quadro de uma pessoa que teve um contato com um italiano pessoalmente. Ele está com dor de garganta, sem febre e sem nenhum sintoma respiratório, mas por uma questão de precaução e seguindo os protocolos foi colhido o material e encaminhado para o Estado do Rio de Janeiro, quando o material é colhido ele entra no laboratório do estado e rapidamente é colocado como caso suspeito, mas como ele não tem os sintomas do coronavírus  o paciente não ficou internado”.

Já o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou: “Estamos em alerta máximo e preparados para enfrentar o Coronavírus. Desde o início do ano, trabalhamos na organização de um plano de resposta eficiente e ágil para enfrentar este novo vírus”.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE MARICÁ 

“A Prefeitura de Maricá esclarece que uma pessoa deu entrada na sexta-feira (28/02) no Hospital Municipal Conde Modesto Leal com quadro clínico de dor de garganta, sem febre e falta de ar.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente relatou que teve contato com uma pessoa em Maricá da cidade italiana de Florença, local que não há registro da doença, há quatro dias e que o mesmo já foi embora.

Por precaução, foi colhido material para análise e encaminhado para o laboratório estadual, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O paciente não está internado, foi liberado sem nenhum critério de gravidade e com orientação e medicação.”

URGENTE: ARRASTÃO EM MARICÁ. BARES, LANCHONETES E PADARIA SÃO ASSALTADOS


A redação do jornal Barão de Inohan recebeu informações de uma arrastão desde aproximadamente 20 horas, na região do Caxito, Jardim Nova Metrópoles, Itapeba, Pindobal e Retiro, onde quatro homens fortemente armados estariam entrando em bares, lanchonetes, pequenos comércios e até na padaria Lady Day e executando assaltos não só aos comerciantes mas também aos frequentadores destes estabelecimentos. Recebemos também informações que uma residência foi assaltada.

Estes meliantes estariam em dois carros, um Honda Civic e um Toyota Corolla, ambos prateados e como informamos, fortemente armados.

Policiais da 6ª Cia já estão no encalço dos bandidos.

Matéria em atualização

APÓS 11 ANOS, ESCOLAS DE SAMBA VOLTAM A DESFILAR EM MARICÁ DISPUTANDO TROFÉU IMPRENSA

Fabiana Silva, Rainha do Maricarnaval 2020
Um dia histórico, após onze sofridos anos. Uma promessa de campanha, que parecia trazer novos rumos ao samba maricaense, na verdade foi uma pá de cal na vida das agremiações daquele 2009. A criação de uma escola de samba para representar o município - a União de Maricá, não renovou essa alegria do sambista maricaense, e neste ano, a escola mais uma vez decepcionou. Na verdade, só teve um lampejo de alegria, quando em 2019 as escolas daqui uniram esforços, componentes e alas, e foram juntas para a Intendente Magalhães, trazer o título da série C do carnaval carioca para Maricá, que por muito pouco, nao escorreu das mãos em 2020.

Em 28 de fevereiro de 2017, há menos de três meses de mandato, Fabiano Horta recebeu homenagens das escolas e garantiu que a alegria votaria à Maricá, e que as escolas voltariam à avenida. Numa apresentação reunindo a quase totalidade das escolas que sobreveviram ao caos, a semente foi plantada e pelas mãos do vereador, então secretário de turismo Robson Dutra, da LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá), e do vereador Dr. Felipe Auni, o carnaval voltou.

Voltou?

A lei do carnaval fora de época de autoria do Dr. Felipe Auni, foi aprovada em 2017, e em todos estes anos tentou-se trazer de volta os desfiles. Mas entraves burocráticos, emperraram o sonho. A luta foi árdua. Brigas de egos nas escolas, profissionalização do carnaval de Maricá, exigências mil de documentações, não impediram que em 27 de dezembro de 2019, a Saco das Flores fosse a primeira escola a receber o subsidio de R$ 80 mil para a realização do carnaval em 2020. Se não fosse este fato (o pagamento em 2019), mais uma vez teria dado “chabu” e o desfile não teria saido. Mas fica a pergunta: não seria um carnaval fora de época, em meados do ano como fora aprovada a lei? Sim, seria e será. Este desfile de agora, onde apenas quatro escolas do grupo especial conseguiram entregar todas as documentações exigidas, não terá julgamento oficial, mas as escolas disputarão o Troféu Imprensa (um Estandarte de Ouro maricaense, mas bastante tradicional por aqui) e em outubro, após as eleições, acontecerá o desfile valendo o título (com novos enredos para as quatro escolas que se apresentarão em 29/02, e possivelmente com todas as nove escolas credenciadas (cinco do grupo especial e quatro do grupo de acesso). 

Mas o importante é o retorno dos desfiles, uma luta hercúlea do pessoal da LACAM, com apoio da secretaria de turismo e da secretaria de relações institucionais do município (secretário João Maurício). Desfiles que geram empregos em várias áreas, que traz de volta a familia maricaense às arquibancadas da já acanhada (para os dias de hoje) passarela do samba maricaense, a Rua Abreu Rangel, que leva o nome de Passarela do Samba Adélia Breve. O troféu Imprensa que contará com jornalistas previamente selecionados, analizará onze quesitos e a divulgação dos vencedores, nos moldes do Estandarte de Ouro, será divulgado no início da tarde do domingo (01/03) e a entrega dos triféus, acontecerá numa grande festa no dia 11 de abril, Dia Nacional das Escolas de Samba, sugestão do atual secretário de turismo - José Alexandre, que mesmo muito recente na pasta, realizou um magnifico carnaval em Maricá e é grande incentivador do retorno dos desfiles em Maricá. MARICÁ VOLTA A SORRIR!


Escolas de samba de Maricá desfilam neste sábado (29)

O Carnaval Maricá 2020 ainda não acabou. Neste sábado (29/02), a partir das 21h, a Passarela do Samba Adélia Breve de Marins, montada na Rua Abreu Rangel, no Centro, será palco dos desfiles das escolas de samba do município.

Realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo e da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam), o evento marca o retorno dos desfiles na cidade, após um hiato de 12 anos.

Para Bruno Duné, presidente da Lacam, esse retorno serve como uma preparação para os desfiles do carnaval de 2021.

“São mais de dez anos sem desfilar e, para que tenhamos um grande retorno, cada uma das escolas está trabalhando duro com o objetivo de apresentar o seu melhor. Embora não tenha caráter competitivo o desfile do próximo sábado será um teste para as agremiações e uma prévia do desfile do próximo ano”, avaliou Bruno.  

Ao todo quatro escolas irão se apresentar, entre elas, GRES Camisa Azul e Branco, GRES Inocentes de Maricá, GRES Unidos do Saco das Flores e GRES Acadêmicos de Araçatiba. Segundo os organizadores cada agremiação terá entre 50 e 60 minutos para apresentar o seu enredo. A entrada é franca.

ESCOLAS DISPUTARÃO TROFÉU IMPRENSA NEUSA DE SOUZA

Nove escolas deveriam se apresentar no retorno aos desfiles das escolas de samba de Maricá, mas, por questões documeantais, apenas quatro cumpriram a tempo, todas as solicitações para que pudessem estar aptas a receber o subsidio oferecido pela prefeitura no valor R$ 80 mil (para as escolas do grupo especial) e R$ 50 mil para as escolas do grupo de acesso para o desfile deste ano, deixando claro, que as demais, ainda estão se regularizando e poderão durante o ano, receber o subsidio para o desfile oficial do carnaval fora de épova que acopntecerá neste ano ecepcionalmente em outubro, após as eleições.
Com isso, para já informamos, apenas quatro escolas (todas do grupo especial) se credenciaram ao desfile e receberam os subsidios. Ficou então acordado, que não haverá julgamento oficial, mas para dar brilho ao retorno do grande espetáculo, a LACAM (organizadora do desfile que é realizado pela secretaria de turismo de Maricá), convidou a AIM (Associação de Imprensa de Maricá) para juntas, organizarem o retorno do Troféu Imprensa.
Após reuniões, ficou acordado que a AIM terá onze jurados previamente selecionados (após convite à todos os veiculos de midia maricaense) para comporem o juri do Troféu Imprensa Neusa de Souza, que terão a incumbência de julgar sob o cirtério da ótica popular, os seguintes quesitos: 
MELHOR ESCOLA
MELHOR SAMBA
MELHOR BATERIA
MELHOR ENREDO
MELHOR ALA DE PASSISTAS
MELHOR ALA DAS BAIANAS
MELHOR COMISSÃO DE FRENTE
MELHOR CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
MELHOR INTÉRPRETE
MELHOR HARMONIA

Os profissionais de midia de Maricá que farão o julgamento dos 10 quesitos são:

PERY SALGADO - BARÃO DE INOHAN (presidente do júri)
SAMILA CELESTINO - GAZETA RJ
MARISOL CARVALHO - JORNAL ATLÂNTICO
FÁBIO GARCIA - TV COPACABANA
IZABEL OLIVEIRA - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO GABINETE DE GOVERNO
SIMONE BOECHAT - M1 NEWS MARICÁ
MAURO MOURA - MARICÁ TOTAL
VICENTE SILVA - RÁDIO SIDERAL
VERA LUCIA MELO - TV I - ITAIPUAÇU WEB
PRICILLA DARMONT - INFORMATIVO CULTURARTEEN
RUY MACHADO JUNIOR - ERRE JOTA NOTÍCIAS

As notas serão de 5 a 10 e o resultado dos vencedores de cada quesito será divulgado no domingo às 14 horas, no mesmo local do julgamento, na Rua Abreu Rangel na Passarela do Samba Adélia Breve de Marins.

A HISTÓRIA DO TROFÉU IMPRENSA

Criado no final da década de 90, o primeiro troféu chamava-se PEIXINHO DE OURO. A partir de 2001, a então AESBM criou o Troféu Imprensa que aconteceu até o desfile de 2008. No retorno do desfiles das escolas de samba à Maricá, nada mais justo que o tradicional troféu retornasse com toda pompa. Nesta primeira edição do retorno, levará o nome de NEUSA DE SOUZA - fundadora e preisdnte da Acadêmicos do Araçatiba, grande baluarte do samba de Maricá que viveu e morreu em prol do carnaval do nosso município.

A pedido da LACAM, a AIM ficará responsável pelo execução do julgamento e entrega dos troféus, em data já marcada (por sugestão do secretário de turismo José Alexandre) no dia 11 de abril (Dia Nacional das Escolas de Samba), provavelmente na lona cultural Marielle Franco.

Segundo o diretor de comunicação da AIM - jornalista Pery Salgado, "O retorno do Troféu Imprensa só valoriza o carnaval de Maricá enaltecendo o trabalho dos profissionais de imprensa do nosso município. Queremos transformá-lo respitada as devidas proporções, num Estandarte de Ouro  maricaense, com a união dos veiculos de midia de nossa cidade".

O desfile terá entrada franca e acontecerá das 22 horas do sábado 29/02 até aproximadamente às 3 horas da manhã do domingo 01/03.

Confira abaixo o REGULAMENTO PARA OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE MARICÁ EM 2020 (Direitos, Deveres e obrigações):



JOVEM DE 13 ANOS É ESTUPRADA DUAS VEZES EM UBATIBA

Um homem de 37 anos foi preso após estuprar duas vezes uma menina de 13 anos na tarde da quinta-feira (27). O crime foi cometido no bairro de Ubatiba.
Segundo informações, o homem, que é caseiro de um sítio no bairro de Ubatiba, teria cometido estupro na filha da faxineira do local.
O caseiro teria pedido a mãe da menina para que a adolescente o acompanhasse até uma loja onde ele compraria uma tinta, a mãe autorizou a ida da menina, pois julgava ser alguém de confiança.
No caminho de volta para o sítio, o caseiro parou o veículo em uma rua deserta do bairro e estuprou a menina.
Após o ato o homem virou para a vítima e disse para não contar nada para sua mãe, caso contrário mandaria a mãe embora, visto que ele que teria conseguido o emprego para ela.
A vítima envergonhada e com medo, não contou nada para a mãe. Mais tarde, no mesmo dia, o homem obrigou a menina a ir para um casebre nos fundos do sítio, onde novamente estuprou a menina.
A mãe dando falta da adolescente começou a procurar-la pelo sítio, e ao entrar no casebre, viu a cena do homem estuprando sua filha. A mãe ficou transtornada sem saber o que fazer, pegou a menina e fugiu do sítio.
Ao pegar o ônibus em direção à sua residência no bairro de Inoã, percebeu que o homem estava seguindo-as de carro. Foi então que a mãe da menina desceu próximo ao DPO de Inoã.
Ao descer do ônibus o homem abordou a mãe da menina tentando ainda se explicar, mas a mulher não lhe deu ouvidos e entrou no DPO comunicando aos policiais o estupro de vunerável.
O homem, de 37 anos que não teve sua identidade revelada, foi capturado e encaminhado para a 82ª (DP), onde inicialmente negou o fato, mas exames de corpo de delito comprovaram a violência contra a menina e o homem foi preso em Flagrante por estupro de uma menina de apenas 13 anos.

Fonte: MaricáInfo

CULTURARTEEN 217 - edição extra - 29 de fevereiro de 2020

CULTURARTEEN 217
edição extra - 29 de fevereiro de 2020

EDIÇÃO EXTRA em parceria com o JORNAL BARÃO DE INOHAN 
- Depois de 11 anos, a volta dos desfiles das escolas de samba de Maricá
- Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos do Araçatiba desfilam no sábado 29 de fevereiro a partir das 21 horas, concorrendo ao Troféu Imprensa em 10 quesitos, uma parceria da LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá com a Associação de Imprensa de Maricá - AIM).
- Veja as letras dos sambas-enredo das quatro escolas e cante com elas na avenida
- Morre aos 92 anos o Senador Paulo Duque
- PR Produções lança exposição OSIAS 75, mostrando um pouco das belas obras de um dos maiores artistas plásticos de Maricá
- Depois de 23 anos, Viradouro é campeã dos desfiles no Rio. Imperatriz vence série A.
- Briga entre a LIVRES e a LIESB salvam União de Maricá de rebaixamento
Tudo isso e muito mais na edição extra do Informativo Culturarteen em parceria com o jornal Barão de Inohan sobre o carnaval 2020, já circulando nas versões impressa e on line










ARARUAMA TERÁ LIGAÇÃO FEITA COM FERRY BOAT

ARARUAMA SERÁ O PRIMEIRO MUNICÍPIO NA REGIÃO DOS LAGOS A TER TRANSPORTE HIDROVIÁRIO


Em agosto de 2019 a Prefeitura Municipal de Araruama obteve autorização da Capitania dos Portos para a implantação do sistema de transporte público hidroviário com uso de embarcação ferry-boat.
Agora o projeto tem tudo para seguir adiante. A empresa responsável pelas construções dos dois piers já foi contratada e foi publicado no diário oficial.
O contrato está sendo realizado entre a Prefeitura de Araruama e a empresa Unicol Construtora para instalação de dois piers, um no centro da cidade e outro no distrito de Praia Seca, sendo que o do centro de Araruama será em frente a rodoviária.
Cada pier terá no mínimo 60 metros para dentro da Lagoa de Araruama e contará com bilheteria, banheiros e sala de espera. O projeto pretende aumentar o potencial turístico do local.
A previsão de inauguração é para agosto deste ano.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

BRIGA ENTRE A LIVRES E A LIESB SALVAM UNIÃO DE MARICÁ DE POSSÍVEL REBAIXAMENTO

ESCOLA DE MARICÁ DECEPCIONA, MAS POR SORTE, PERMANECE DO GRUPO B


Um desfile extremamente desorganizado e uma briga entre as supostas ligas organizadoras do carnaval da Intendente Magalhães fizeram com que várias escolas assinassem um documento pedindo que o desfile não fosse computado. Com isso, ficou estabelecido que nenhuma escola subirá para o grupo A e da mesma frorma, nenhuma descerá para o grupo C. Esse fato, na verdade salvou a União de Maricá de um possivel rebaixamento, visto que o desfile foi feio, sem graça, com vários problemas e com o tempo estourado.

Uma verdadeira decepção, mas que mesmo sem merecer, como grande prêmio, manteve a União de Maricá no grupo B da Intendente Magalhães.

Uma coisa é certa, enquanto a administração da esola for política e não estiver com gente do verdadeiro mundo do samba, a União estacionará, e poderá até sucumbir. É bom destacar que desde sua criação, não mostrou a que veio, e num único lampejo de bom carnaval, destacamos o título do grupo C em 2019, mas é bom salientar que tal fato aconteceu em virtude da união das escolas de Maricá, que mandaram passistas, componentes, alas e ajudaram bastante na confecção do bom carnaval. A escola estava na mão de quem sabia fazer carnaval. Como será o amanhã? Além de título de samba, é uma incógnita na vida da União de Maricá, que este ano não empolgou e só não foi rebaixada por muita sorte.Que os deuses do samba digam amém!

Confira como foi o desfile na União, na terça feira 25/02, na Intendente Magalhães, no Rio.


ESCOLA DECEPCIONA E DESFILE ACONTECE SEM ALEGRIA E NÃO CONTAGIA PÚBLICO


Problemas de evolução marcaram o desfile da União de Maricá. O desfile iniciou mais lento e encerrou com correria para não estourar o tempo. Destaque para o casal que fez uma boa apresentação. Levando o enredo ‘Tempos idos’ a agremiação terminou o desfile com 53 minutos quando o tempo máximo deveria ser de 50 minutos.

Comissão de frente


Comissão de frente bem dançada com bailarinos fazendo uma coreografia forte e com passos sincronizados. No primeiro módulo o cinto de um dos bailarinos caiu podendo atrapalhar na avaliação.

Mestre Sala e Porta Bandeira


O primeiro casal da escola dançou com um bailado, precisão nos passos e sintonia entre o primeiro casal da agremiação. Vestindo uma fantasia simples representando Oxossi e Oxum os dois utilizaram na coreografia passos afros e arrancaram aplausos do público. No primeiro módulo a bandeira tocou no mestre-sala na finalização da coreografia.

Harmonia

O intérprete Matheus Gaúcho desempenhou bem a função e cantou bem o samba da escola. Por mais que o intérprete tenha se esforçado a comunidade não comprou a briga e o canto foi fraco.

Samba Enredo

O samba da União de Maricá desfilou dentro da proposta de enredo da escola porém, não teve bom desempenho por causa do canto.

Enredo

O enredo da escola trouxe para o desfile a África no Brasil, o povo, seus orixás e principalmente sua história. Era possível visualizar nas fantasias a história que foi contada.

Evolução

O início do desfile começou mais lento, a escola não evoluía para frente e no fim acabou tendo que correr e estourou o tempo máximo, encerrando o desfile com 53 minutos. Os componentes evoluíram com pouca alegria e expressividade.

Alegorias

O abre alas representava um navio em referência à chegada ao cais do Valongo. Os destaques era bem vestidos porém a alegoria apresentou problemas com iluminação e passou apagado. Desfilando com um tripé simples e quase sem informação. O segundo carro bonito com esculturas representando a malandragem do Rio fechou o desfile.

Fantasias

Fantasias simples mas de fácil entendimento e dentro do enredo proposto. Passou sem defeitos aparentes nas roupas dos componentes.

Bateria

Desfilou bem, fazendo diversas bossas e sem atrapalhar o andamento do samba-enredo.

Por Victor Amancio. Fotos: Allan Duffes

Confira as fotos do desfile acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.821232275012965&type=3

CARNAVAL 2020: Decepção, União de Maricá faz desfile com problemas de evolução e estoura o tempo máximo

ESCOLA DECEPCIONA E DESFILE ACONTECE SEM ALEGRIA E NÃO CONTAGIA PÚBLICO


Problemas de evolução marcaram o desfile da União de Maricá. O desfile iniciou mais lento e encerrou com correria para não estourar o tempo. Destaque para o casal que fez uma boa apresentação. Levando o enredo ‘Tempos idos’ a agremiação terminou o desfile com 53 minutos quando o tempo máximo deveria ser de 50 minutos.

Comissão de frente


Comissão de frente bem dançada com bailarinos fazendo uma coreografia forte e com passos sincronizados. No primeiro módulo o cinto de um dos bailarinos caiu podendo atrapalhar na avaliação.

Mestre Sala e Porta Bandeira


O primeiro casal da escola dançou com um bailado, precisão nos passos e sintonia entre o primeiro casal da agremiação. Vestindo uma fantasia simples representando Oxossi e Oxum os dois utilizaram na coreografia passos afros e arrancaram aplausos do público. No primeiro módulo a bandeira tocou no mestre-sala na finalização da coreografia.

Harmonia

O intérprete Matheus Gaúcho desempenhou bem a função e cantou bem o samba da escola. Por mais que o intérprete tenha se esforçado a comunidade não comprou a briga e o canto foi fraco.

Samba Enredo

O samba da União de Maricá desfilou dentro da proposta de enredo da escola porém, não teve bom desempenho por causa do canto.

Enredo

O enredo da escola trouxe para o desfile a África no Brasil, o povo, seus orixás e principalmente sua história. Era possível visualizar nas fantasias a história que foi contada.

Evolução

O início do desfile começou mais lento, a escola não evoluía para frente e no fim acabou tendo que correr e estourou o tempo máximo, encerrando o desfile com 53 minutos. Os componentes evoluíram com pouca alegria e expressividade.

Alegorias

O abre alas representava um navio em referência à chegada ao cais do Valongo. Os destaques era bem vestidos porém a alegoria apresentou problemas com iluminação e passou apagado. Desfilando com um tripé simples e quase sem informação. O segundo carro bonito com esculturas representando a malandragem do Rio fechou o desfile.

Fantasias

Fantasias simples mas de fácil entendimento e dentro do enredo proposto. Passou sem defeitos aparentes nas roupas dos componentes.

Bateria

Desfilou bem, fazendo diversas bossas e sem atrapalhar o andamento do samba-enredo.

Por Victor Amancio. Fotos: Allan Duffes

Confira as fotos do desfile acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.821232275012965&type=3