sábado, 30 de junho de 2018

MAIS R$ 10 MILHÕES INJETADOS NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO

Prefeitura de Maricá paga metade do 13º salário em 30 de junho


Uma boa notícia para os servidores municipais de Maricá. A primeira parcela do 13º salário já está na conta junto aos vencimentos de junho, ambos pagos na sexta-feira (29/06), cumprindo o calendário anual de pagamentos assim como aconteceu em 2017. A Prefeitura calcula que o pagamento da primeira parcela agora em julho represente uma injeção de aproximadamente R$ 10,5 milhões na economia da cidade.

Na primeira parcela os funcionários receberam o valor integral de 50% dos provimentos do 13º salário, sem descontos. Já a segunda parcela, com as devidas deduções, será depositada com o pagamento do mês de novembro. “A antecipação do 13º só é possível porque trabalhamos com um planejamento cuidadoso e administramos os recursos públicos com muita responsabilidade”, destaca o prefeito Fabiano Horta.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

DEU CHABÚ NO SAMBA: CARNAVAL FORA DE ÉPOCA NÃO VAI MAIS ACONTECER

FRUSTRAÇÃO TOTAL DO MUNDO DO SAMBA MARICAENSE

Pela cara dos presidentes das agremiações, é notório que a frustração foi grande.
Apenas o presidente da União de Maricá (campeã do carnaval carioca no grupo C com
ajuda da maioria das escolas de samba maricaense) sorri na reunião com o prefeito
O mundo do samba de Maricá sofreu mais uma decepção. Após oito anos sem desfile das escola de samba em Maricá (durante todo o governo de Washington Siqueira, o Quaquá), o que fez a maioria das agremiações sucumbirem, o início do governo de Fabiano Horta parecia que traria novas luzes para essas agremiações e os desfiles voltariam para a alegria de todos.
Em 28 de fevereiro de 2017, as escolas fizeram uma grande festa, entregaram placas comemorativas ao secretário de turismo Robson Dutra e ao Prefeito Fabiano Horta e começaram a se aprontar para o que seria o primeiro desfile de carnaval fora de época do estado do Rio.

Um projeto de lei foi criado pelo Vereador Dr. Felipe Auni, aprovado pela Câmara de Maricá e sancionado pelo prefeito Fabiano Horta, criando o tão esperado carnaval fora de época, com desfiles das agremiações de Maricá (cinco do grupo especial e quatro do grupo de acesso) que começaram a se refazer, com feijoadas, churrasco, festas, bingos e tudo que se possa imaginar para angariarem fundos. Contratações foram feitas, grandes nomes vieram para ajudar estas escolas e finalmente foi marcado os dias dos desfiles: 27 de julho para grupo de acesso, 28 para o grupo especial e 29, o desfile das campeãs (sexta, sábado e domingo respectivamente).

Só que a tão prometida subvenção não aparecia. As escolas começaram a desconfiar que algo não andava bem, mas continuavam a fazer suas festas angariando recursos.

Mas a procuradoria geral do município apareceu com a informação que em função do ano eleitoral, não seria interessante fazer o "tal carnaval fora de época" pois poderia supostamente privilegiar algum candidato do governo, embora as eleições não sejam municipais.

Desde o mês de maio, o jornal Barão de Inohan tinha a informação de que o carnaval não aconteceria no mês de julho, mas ainda se buscava como alternativa, o mês de novembro, pós eleição e comemorando o dia nacional do samba.

Mas o balde de água fria veio num encontro no final de semana da terceira semana de junho (dia 24), onde ficou acordado que não haveria mais desfiles e que haveria sim, um compromisso para que o carnaval de 2019 tenha total apoio da prefeitura às escolas maricaenses.

Frustração total. Investimentos jogados no lixo. O sonho do primeiro desfile de escola de sambas do estado do Rio de Janeiro foi por água abaixo. A lei criada pelo vereador Auni e sancionada pelo prefeito, de nada valeu.

Será que acontecerá mesmo em 2019?

Queremos estar errados, mas o mundo do samba maricaense, já não dorme tranquilo.

Prefeito recebe escolas de samba e garante compromisso para o Carnaval de 2019

Representantes das escolas de samba de Maricá se reuniram nesta terça-feira (26/06) com o prefeito Fabiano Horta em seu gabinete. Na pauta do encontro, estava o compromisso do governo municipal com o Carnaval de 2019. O grupo também pediu ao prefeito apoio para a celebração do Dia Municipal do Samba, comemorado no dia 15 de novembro, além da inclusão da data no calendário oficial do município.

Ao lado do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves, o prefeito ouviu as demandas dos membros das escolas União de Maricá, Flor do Imbassaí, Inocentes de Maricá, Acadêmicos de Araçatiba, Tradição de Maricá, Guerreiros da Amizade, Unidos do Saco das Flores, Azul e Branco, Acadêmicos do Caxito e Herdeiros de Maricá. Ao final, Fabiano Horta garantiu que a Prefeitura vai dar o apoio necessário e buscar soluções para possíveis pendências orçamentarias das agremiações.

“Em contrapartida, o que queremos das escolas é uma inserção social produtiva no preparo dos desfiles, com empregabilidade e geração de renda para os trabalhadores”, disse o prefeito, que afirmou ainda que pensa na criação de uma cidade do samba para Maricá, com a finalidade de abrigar as escolas de samba durante a preparação do Carnaval.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Sucesso no primeiro domingo de Feira Livre Solidária no Centro


O maricaense acordou cedo no domingo (22/04) para o lançamento da “Feira Livre Solidária” montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Lá encontrou 130 feirantes entre hortifrutigranjeiros, artesanato, moda artesanal, gastronomia e cultura, entre outros. A feira vai acontecer todo domingo, sempre das 7h às 17h, porém produtos como carnes, peixes e hortifrutigranjeiros só ficam à venda até às 13h. E, segundo seus organizadores, posteriormente, o empreendimento também deve chegar aos bairros de Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí, Barra de Maricá e Ponta Negra durante a semana, no “Circuito Feira Livre Solidária”. Lembrando, que todo domingo a partir das 7 horas, haverá feira no centro de Maricá, na praça Orlando de Barros Pimentel, chova ou faça sol.

Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Economia Solidária, com apoio das pastas Geral e de Governo, Cultura, de Agricultura, Pecuária e Pesca, Turismo e de Conservação, a Feira Livre Solidária tem o objetivo de se tornar um espaço para o produtor de Maricá escoar sua produção, além de disponibilizar para os consumidores mais uma opção de produtos de qualidade e com preço justo. “Queremos regatar a feira livre como espaço comum de pertencimento da cidade, das pessoas e do encontro. E, para isso reunimos dezenas de produtores locais, artesãos, gente que tem se cadastrado na Economia Solidária de Maricá tentando encontrar a dinâmica de uma nova economia que seja mais de todos, mais igual, onde todo mundo possa ter a oportunidade de oferecer o seu produto e estamos felizes em poder promover esse resgate”, comemorou o prefeito Fabiano Horta, logo após visitar cada expositor da Feira Livre Solidária.


“Queremos utilizar a feira como um grande espaço da comercialização local e vamos estimular muito que as pessoas utilizem aqui a Moeda Mumbuca. Por conta disso teremos  permanentemente o Banco Mumbuca abrindo as contas das pessoas e fazendo o cabeamento do Real para a Mumbuca”, prosseguiu o prefeito. “Quem quiser consumir na feira com a Mumbuca terá uma oportunidade de ajudar a economia local e permitir que esse dinheiro circule entre os comerciantes, artesãos e produtores de Maricá e acima de tudo contribuir com a arrecadação para o fundo, para onde 2% de qualquer compra realizada com a Moeda Mumbuca é direcionada. Esse fundo fomenta o crédito a juro zero disponível para o pequeno produtor local”, explicou Fabiano. “Quanto mais a população de Maricá incorporar a Mumbuca como a sua moeda, mais teremos a capacidade de retroalimentar os pequenos produtores com crédito e fomento a produção”, avaliou o prefeito.


De acordo com Diego Zeidan, secretário de Economia Solidária, todos os feirantes estão sendo orientados a aceitar o Cartão Mumbuca. “Estamos abrindo uma conta no banco Mumbuca para eles. É bom frisar que a moeda Mumbuca hoje é um benefício para toda cidade e não só para o beneficiário do programa de transferência de renda. Hoje qualquer cidadão pode ir ao Banco Mumbuca, abrir a sua conta e começar a pagar suas compras com a moeda e aqui na feira”, explicou.

Ainda segundo o secretário, a maioria dos feirantes é de Maricá e novos cadastros serão abertos para quem deseja vender seus produtos. “Em breve abriremos novamente o cadastramento para que os interessados possam vender seus produtos aqui. Nosso intuito é justamente incentivar a economia, a produção, incentivar o comerciante da cidade a produzir, gerar renda e trabalho a partir do seu próprio negócio”, frisou Diego.


Maranata Santos, de 33 anos, moradora do bairro Mumbuca, chegou cedo à praça. “Estou achando tudo maravilhoso. Essa é uma iniciativa muito bacana da Prefeitura e está tudo perfeito. Cheguei aqui cedinho e não consigo ir embora de tão bom que está. A variedade de produtos está sensacional tem um pouquinho de cada coisa, tem produto para todo mundo”, comemorou Maranata.


A vendedora de confeitaria artesanal Josiane Rocha, de 33 anos, moradora de Itaipuaçu, contou que essa era a sua primeira vez como expositora em uma feira livre. “Eu só tenho elogios. Está tudo muito bom e mesmo sendo fim de mês o movimento aqui está maravilhoso e a reação das pessoas também”, disse Josiane. “O que mais impressiona é a variedade de produtos concentrada em um único lugar. Nós aqui de Maricá precisávamos disso. Também sou consumidora e muitas vezes eu fui ao Rio para comprar o que eu não encontrava aqui e sonhava com uma feira como essa em Maricá”, confessou Josiane.


terça-feira, 26 de junho de 2018

BARÃO DE INOHAN 161 - 26 de junho de 2018

- Jogar lixo na rua pode gerar multa em Maricá
- Alunos são obrigados a participar de fórum e passeata da UMES. Pais se revoltam e entrarão com denúncia no MP.
- Brincadeira Fatal. Jovem de 15 anos morre com tiro na cabeça depois de roleta russa.
- Inaugurada nova ponte da 89 e Nossa Senhora de Fátima volta à pracinha do local.
- Prefeitura inicia projeto cárie zero em escolas municipais de Maricá.
- PR lança pré-candidatura de Marcelo Delaroli ao governo do estado.
- Maricá atinge meta de vacinação contra gripe e irá imunizar toda a população.
- Promessa ainda não cumprida: mototaxistas querem soluções
- Entrada do Condado continua largada e suja
Tudo isso e muito mais na edição de 26 de junho do seu Barão de Inohan, já circulando nas versões impressa e on line.









Saúde adia divulgação de primeira listagem para esta terça (26)


Em função do grande número de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Saúde, que superaram todas as expectativas e previsões da Prefeitura, a publicação da primeira listagem prevista para esta segunda-feira (25/06), foi adiada para esta terça (26/06). Segundo a Secretaria de Saúde, foram mais de 27 mil inscrições para as 1.024 vagas anunciadas. O adiamento de 24 horas foi necessário para que a força-tarefa destacada para o processo seletivo pudesse finalizar a análise de todas as inscrições.

sábado, 23 de junho de 2018

Sebrae/RJ promove ciclo de capacitações gratuitas para empreendedores de gastronomia e hotelaria, em Maricá



Empresários dos setores de gastronomia e hotelaria de Maricá  poderão ampliar seus conhecimentos sobre seus negócios na próxima semana. O escritório do Sebrae/RJ no Leste Fluminense, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá, promoverá sete oficinas para micro e pequenas empresas. Acontecendo em diversos pontos da cidade, os encontros terão como objetivo fortalecer empreendimentos para que busquem melhores resultados.

Para Leonardo Martins, analista do Sebrae/RJ, os encontros chegam em um bom momento: “Maricá é um município em crescimento e as empresas precisam se preparar para atender as novas demandas que, ao que tudo indica, aumentarão. As oficinas são ferramentas de vital importância para que empreendedores possam se organizar melhor e colher os resultados no futuro”, declarou.

Os empreendedores do segmento de gastronomia contarão com as oficinas de Gestão de Equipes, Uso Racional de Água, Rede Associativa, Constituição de Polo Gastronômico e Formação do Preço de Venda. O setor de hotelaria, por sua vez, será capacitado em MEG (Modelo de Excelência em Gestão), Marketing Digital, Rede Associativa e Formação do Preço de Venda.

TRADICIONAL FESTA JUNINA DE ZACARIAS NESTE SÁBADO


Já começou a tradicional festa junina do bairro de Zacarias e da comunidade pesqueira do local.
Este ano, em apenas um dia, não será menos animado por isso e terá vasta programação.
O futebol começou às 9 horas da manhã reunindo moradores e autoridades presentes desde cedo ao local.
Às 10 horas começam várias brincadeiras e ao meio dia, com certeza vai bater fome e as comida típicas já estarão liberadas, com várias barraquinhas tudo com som mecânico e muita música junina e forró.
A partir das 13 horas começam os shows e às 14 horas a tradicional corrida de canoas na Lagoa de Zacarias.
Às 17 horas mais show com Banda e outras atrações.
O tão esperado leilão começará por volta das 19 horas e logo após, por volta das 20 horas, as quadrilhas se apresentam com destaque para a Flor de Jaconé.
A festa continua sem hora para terminar com grande show de forró a partir das 22 horas.
O evento tem apoio do vereador Ismael Breve e é organizado pela Associação de Moradores e Pescadores do local.

Maricá atinge meta da vacinação contra gripe e estende imunização para toda população

TODA POPULAÇÃO PODERÁ SER IMUNIZADA



Maricá foi o primeiro município da Região Metropolitana II a atingir a meta nacional de vacinação contra gripe influenza. A 20º campanha, que teve início no dia 24 de abril, era direcionada exclusivamente para o público-alvo, mas, agora, será estendida para imunizar toda a população nas unidades de saúde até o fim do estoque vacinal de cinco mil vacinas. O atendimento nos postos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

O Ministério da Saúde preconiza que 90% dos grupos prioritários, formado por idosos, gestantes e crianças e outros públicos, devam ser imunizados contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e Influenza B/Phuket. Em Maricá, o público-alvo totalizava 29.805 usuários, sendo que, até o momento, foram imunizadas 32.971 pessoas divididas da seguinte forma: 17.597 idosos (o que representa 100,2% do percentual atingido); 7.479 crianças até cinco anos (101,81% do percentual); 4.333 trabalhadores da área de saúde (101,81%); 1.897 professores (225,03%); 1.336 gestantes (110,98%); 218 puérperas (100,46%) e 111 indígenas (217,65%).

A gerente de imunização, Márcia Matos, explicou que o município atingiu a meta, devido ao planejamento da secretaria de Saúde de ir ao encontro do público alvo. “Desde o início da campanha, já foram administradas 33 mil doses. O sucesso em atingir mais de 100% nos grupos prioritários se deve as ações de vacinação realizadas juntamente com as unidades básicas de saúde em creches, escolas, casas da terceira idade, asilos, aldeias indígenas, na UPA de Inoã, no Hospital Conde Modesto Leal, Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rita e Fórum, buscando assim levar para a população alvo a imunização contra a influenza”, destacou a profissional, acrescentando que o município recebeu do Ministério da Saúde um total de 39 mil doses que foram distribuídas semanalmente em cinco cotas ao longo da campanha.

Cerca de 200 profissionais da Secretaria de Saúde, dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e administrativos, participam diretamente dessa campanha. “Gripe não é um simples resfriado e temos três vírus que circulam, e os três são contemplados na vacina. Vale a pena ressaltar que a vacina não causa doença e não tem interação com outros medicamentos, conferindo aos usuários imunização conta as formas graves de gripes”, alertou a gerente, acrescentando que a vacina é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo. “Também recomendo informar ao profissional da saúde caso tenha alguma doença crônica”, acrescentou.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, de janeiro até 13 de junho deste ano, foram notificados 596 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo 22 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 67 óbitos por SRAG, sendo quatro por H1N1 e quatro por H3N2.

PONTE DA 89 NO JARDIM ATLÂNTICO FINALMENTE INAUGURADA


Foi inaugurada, no final da tarde da quinta-feira (21/06), a nova passarela de pedestres da Rua 89. A estrutura, que era uma reivindicação da população, cruza o Canal da Costa ligando a região do Jardim Atlântico à Praia de Itaipuaçu.
Após pedidos e indicações de diversos vereadores a obra foi finalizada e moradores da região terão uma travessia segura e bonita que cruza o Canal da Costa ligando a região do Jardim Atlântico à Praia de Itaipuaçu. Representado os parlamentares, o presidente da Câmara, Aldair de Linda, afirmou que é uma grande satisfação ver a ponte construída.


“Tenho uma história com essa ponte. Na década de 90, ajudei a construir essa passagem. Os moradores se uniram também e colocamos a mão na massa. Hoje vemos uma ponte mais bem estruturada em funcionamento. Parabéns à prefeitura que tem investido na segurança e infraestrutura do município”, disse Aldair.
O prefeito Fabiano Horta elogiou a estrutura. “Durante muito tempo a comunidade do entorno batalhou pela reconstrução desta passagem de pedestres importante para dinâmica da região. Sabemos o quanto era importante refazê-la e por isso fizemos uma passarela linda, segura, bem articulada e harmônica com o ambiente, dando uma noção estética muito bacana a este lugar”.


Também foi entregue uma pequena praça que voltou a abrigar a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O espaço fica no entorno do acesso e foi inteiramente urbanizado, com direito a rampas de acessibilidade e vagas de estacionamento, além da instalação de seis novas luminárias em volta do largo.


 De acordo com Renato, as próximas passagens a serem erguidas sobre o Canal da Costa serão instaladas próximo à Rua 70 e no Recanto. “Na segunda-feira (25/06) nós vamos iniciar as obras da Rua 70, e daqui a cerca de 15 dias vamos começar outra na área do Recanto”, adiantou.
Com grades colocadas nas laterais, a nova passagem de pedestres tem sua base feita em pedra e concreto nas margens, e o leito sobre estruturas pré-moldadas.



quinta-feira, 21 de junho de 2018

DOMINGO É DIA DE FEIRA NO CENTRO DE MARICÁ. CARTÃO MUMBUCA SERÁ ACEITO

Domingo passa a ser dia de feira na Praça Orlando de Barros Pimentel


Resgatando uma antiga tradição, quando uma grande feira com diversos artigos acontecia na Rua Barão de Inohan e depois, foi transferida para a rua atrás do terminal rodoviário, a partir de agora, todo domingo é dia de feira na Praça Orlando de Barros Pimentel.  Cerca de 130 feirantes de diversos segmentos como hortifrutigranjeiros, artesanato, moda artesanal, gastronomia, cultura,  entre outros participam no próximo dia 24/06 da edição inicial da Feira Livre Solidária, organizada pelas secretarias de Economia Solidária, Cultura, Agricultura Pecuária e Pesca e pelo grupo de trabalho (GT), formado por representantes de cada setor participante do empreendimento.

Carnes, peixes e hortifrutigranjeiros começam a ser vendidos às 7h e ficam a disposição até às 13h. Os outros produtos como artesanato, gastronomia, moda artesanal a partir das 9h e segue até o final da feira, às 17h. Neste primeiro momento, a Feira Livre Solidária vai acontecer apenas na Praça Orlando de Barros Pimentel, sempre aos domingos. Posteriormente a ideia é levar o empreendimento para Itaipuaçu, Inoã, São José de Imbassaí, Barra de Maricá e Ponta Negra durante a semana criando assim o Circuito Feira Livre Solidária.

A iniciativa pretende ser um espaço de comercialização, oferecendo ao produtor e ao mercador a oportunidade de escoar sua produção. Aos consumidores o espaço é mais um local oferecido pela prefeitura de encontrar produtos de qualidade e preço justo. A Feira Livre Solidária, segundo o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, abre um canal importante para gerar renda e oportunidade para produtores da cidade. “Queremos fazer um resgate cultural e dar oportunidade para que estes produtores tenham a possibilidade de comercializar seus produtos e ter uma fonte de renda”, afirmou. Segundo Diego, a ideia também é estimular que o dinheiro circule apenas em Maricá, por isso os participantes foram estimulados a negociarem com o Cartão Mumbuca e com o aplicativo do e-dinheiro.

ALUNOS SÃO OBRIGADOS A PARTICIPAR DE FÓRUM E CAMINHADA DA UMES

Prefeito assina compromisso com grupo de estudantes durante congresso 


O prefeito Fabiano Horta recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (20/06) uma comissão de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, com quem firmou o compromisso de cumprir uma pauta de reivindicações debatidas durante o 3º Congresso da União Maricaense dos Estudantes (UMES), que ocorreu durante todo o dia na quadra do Esporte Clube Maricá. Em seguida, o grupo foi até o carro de som em frente ao Paço Municipal onde o prefeito falou ao grande número de jovens que estavam do lado de fora. O ato, que teve ainda uma curta passeata pelas ruas do Centro, foi o ponto alto do evento que havia começado pela manhã.


Na abertura do congresso, mais de 3 mil alunos de ambas as redes lotaram a quadra do clube e ouviram a palavra do vice-prefeito Marcos Ribeiro e dos secretários Adriana da Costa (Educação), Sérgio Mesquita (Ciência, Tecnologia e Comunicações) e Diego Zeidan (Economia Solidária), que anunciou aos estudantes a criação do programa Mumbuca Futuro, que vai oferecer uma renda mensal e um valor para empreendimentos ao final do ensino médio de cada aluno da rede pública. Após os debates, foi composta a nova diretoria da UMES, cuja nova presidente é a universitária Yeza Rosa Aguiar, de 20 anos. “O que conseguimos neste ato é uma grande conquista, que é fruto de um trabalho de quatro anos dentro da entidade, no qual a prefeitura é parceira”, disse a presidente, que terá um mandato de dois anos.


No encontro com Fabiano, Yeza liderou a comissão que levou o termo de compromisso cuja pauta tinha os seguintes itens: reforma de todas as nove escolas estaduais de Maricá; uma unidade de ensino superior na cidade; convênio para emissão de carteirinhas para os estudantes; incorporação da bienal da UMES ao calendário municipal a cada dois anos; e a ampliação do Instituto Federal Fluminense.

No ato da assinatura, o prefeito deu parabéns aos estudantes pela qualidade do congresso realizado e considerou um avanço do setor. Em seguida, Fabiano Horta subiu no carro de som. “Este é um momento muito importante para todos vocês. Nós assinamos esse compromisso porque queremos que o setor estudantil avance na cidade, mas é uma vitória de todos. Essa é a hora de iniciar uma nova filosofia, onde o umbigo de cada um não é o mais importante, mas onde o coletivo vale mais. A vida é um processo coletivo, também é o outro, não só você”, afirmou ele.

O LADO TRISTE E VERDADEIRO DA HISTÓRIA

Mas nem tudo foram flores do congresso, a começar pela imposição feita aos alunos pela presença deles (a maioria sem uniformes escolares conforme fotos do Barão de Inohan) e diversas denúncias de pais e responsáveis indignados não só com a obrigatoriedade de participação do congresso, mas principalmente, com a caminhada que teve total cunho político contra o atual governo federal.

Abaixo, a reprodução de uma mãe indignada, dentre tantas que recebemos:

Estou indignada com uma situação que aconteceu hoje! Meu filho Eduardo Passos é estudante do Município de Maricá ( nada contra, muito pelo contrário o ensino é de primeira qualidade), tem 13 anos, é menor de idade e quem responde e decide por ele somos nós os pais. 
Mas o hoje foi a gota d'água! 
Meu filho chegou ontem com um papel, dizendo que hoje haveria um passeio da escola e que precisaria da autorização do responsável. Como eu não pude assinar no momento o Marcio Passos assinou. Pois bem, ele levantou e foi para a escola e para o tal passeio. Estou tranquila, porque seria um passeio pela escola conforme informado por ele e pelo pai. Mas mãe e bicho com 15 sentidos. Eu estava passando pelo centro da cidade, quando ouço pés batendo e grito de ordem : FORA TEMER... FORA TEMER! Na hora me veio a intuição de ligar para ele, e sim, ele estava dentro de uma reunião politica tramada pela tal de UMES ( UNIÃO MARICAENSE DOS ESTUDANTES ) ... Na hora o sangue correu para os pés, aos berros mandei ele sair de lá e me dirigi para o local, e minha surpresa não poderia ser maior, PROFESSORES e adolescentes vestidos com camisas de CHEGUEVARA, com bonés com a bandeira de Cuba, cigarros sabe lá Deus do quê. E o sangue foi sumindo mais ainda... pois sim, eles estavam DOUTRINANDO meu filho de 13 anos! Sim eles misturaram crianças de 12 anos com jovens adultos com 18/20 anos. Retirei meu filho de lá, aos berros, pois confiei na Educação do Município, confiei meu filho aos tutores escolares, confiei meu filho a educadores. Sempre respeitei a opinião politica de cada um e vi a secretaria de Educação do Município, interferindo de forma Vil, nos preceitos e conceitos da minha família. Mas eu consegui tirar meu filho de lá, mas quantos responsáveis, realmente acharam que seria um congresso estudantil? Quantos acreditaram que seus filhos estavam sendo respeitados? 
Mas não termina aqui não, eles ainda levaram as crianças, inocentes, para as ruas com grito de ordem: FORA TEMER... FORA TEMER! Eu vi crianças marchando, seguindo adultos vestidos de comunistas, gritando pela cidade palavras de ordens, incitando... 
Meu filho disse que não sabia do que se tratava, que foi informado que a reunião seria para conversar sobre a educação, para ouvir as opiniões deles. Mas eu pergunto: Como ouvir a opinião de 600 alunos ( estou chutando por baixo), dentro de um club? Por que o UMES não foi escutar essas crianças dentro de suas escolas? E uma outra coisa que me estranha, como eu não vi o bilhete, fui atras de outras mães, que não enviaram seus filhos, para ler o bilhete, e nele não constava a secretaria de educação, porquê? E não adianta dizer que não fizeram parte, porque eu vi a secretaria de educação em peso lá! Se a resposta foi: Para prestigiar, que mandasse um representante. Ao meu ver a secretaria de Educação de Maricá foi irresponsável e omissa . Lamentavelmente !!!

ENTRADA DO CONDADO CONTINUA LARGADA E SUJA


É lamentável a falta de atenção do poder público e mais lamentável ainda a falta de educação do povo frequentador e morador do bairro do Condado, bairro com uma das maiores taxas de IPTU de Maricá.
Um pequeno shopping localizado na entrada do bairro, com uma pizzaria e uma casa de lanches ambas muito frequentadas devido a ótima qualidade de produtos e serviços, não tem local de coleta e armazenamento de lixo, fazendo com a entrada do bairro seja uma imensa lixeira a céu aberto.




terça-feira, 19 de junho de 2018

MARCELO DELAROLI É PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO

PR oficializa pré-candidatura de Marcelo Delaroli ao governo do RJ


Em reunião do diretório estadual do PR no Centro do Rio, o partido oficializou, no último sábado (16/06), a pré-candidatura do deputado federal Marcelo Delaroli ao governo do estado. Delaroli e lideranças da legenda destacaram em seus discursos a importância de ter um candidato jovem, ficha limpa e grande conhecedor da segurança pública, apontado hoje como um dos principais problemas do Estado do Rio de Janeiro.

Dentista e policial militar, Marcelo Delaroli, de 37 anos, iniciou mandato no ano passado e foi o deputado que, individualmente, mais recursos destinou para a PM-RJ, além de ter apresentado projetos de leis e requerimentos em benefício dos profissionais da segurança pública.

“Marcelo Delaroli é um candidato jovem, trabalhador, que vem fazendo um mandato espetacular. O PR tem tempo de tv, estrutura e um candidato forte com chance de chegar no segundo turno e vencer”, destacou o presidente do diretório estadual, deputado federal Altineu Côrtes.


Em seu discurso, Marcelo Delaroli afirmou que vem estudando muito para aprofundar cada vez mais seus conhecimentos em segurança pública e na máquina administrativa, destacando que o Rio de Janeiro enfrenta o seu pior momento.

“Estamos trabalhando muito para acabar com essa hegemonia de décadas que quebrou o nosso Estado com escândalos de corrupção. Nós vamos recuperar economicamente o Estado, resgatar a moral e o direito de ir e vir das pessoas”, discursou Marcelo Delaroli, filho de uma professora e de um militar e ex-vereador em Maricá.

Alianças - Segundo Altineu Côrtes, a aliança com outros partidos vem sendo articulada, já estando apalavrada com o PSL do pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro.

“A aliança com o PSL está praticamente fechada a nível federal, faltando pequenos detalhes nos estados. Delaroli tem ligação muito forte com o grupo de deputados que dão sustentação à candidatura do Bolsonaro”, afirmou Altineu. 

“O Jair Bolsonaro é o único que a nível nacional, e com o nossa aliança aqui no Rio, pode quebrar com esse jeito mesquinho e errado de fazer política”, disse Marcelo Delaroli.

Apoio da bancada 

Além de deputados estaduais e federais, também estavam presentes ao ato de sábado vereadores e pré-candidatos à Alerj e Câmara dos Deputados.

“A política precisa de pessoas com o caráter do Delaroli, com os seus valores”, destacou a deputada federal Soraya Santos.

“É uma candidatura sem máculas. O Marcelo Delaroli é a esperança de todos nós”, disse o deputado estadual Dica.

Dr. Paulo César também teceu elogios. “Fico muito feliz em ter o Marcelo Delaroli como candidato do nosso partido a governador. É um jovem íntegro, batalhador, que trabalha incansavelmente”, elogiou o ex-deputado federal.

Também presente, o deputado federal Alexandre Valle falou da felicidade em ver o partido forte e com um candidato decente. “Delaroli é muito comprometido, quem tem a ganhar é o Rio de Janeiro”, destacou.

Vereadores pedem autorização para obras na Lagoa do Barroco


Após pedidos do presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), a prefeitura iniciou o processo de revitalização na Lagoa do Barroco, em Itaipuaçu. Depois do o início das obras, ambientalistas denunciaram ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) problemas na execução do serviço, incluindo também a presença de jacarés na área. Com isso, a obra foi embargada pelo órgão estadual. Durante sessão ordinária ocorrida na manhã desta segunda-feira (18), o presidente da Câmara lamentou a atitude dos ambientalistas.  Segundo Aldair, a Lagoa do Barroco foi criada pelo homem há anos, não sendo uma área natural. Ele afirmou que não existem jacarés ou animais silvestres no local, não havendo qualquer risco para o Meio Ambiente. 


“Quero registrar minha indignação. Estou na Casa desde 2008 e peço a limpeza da Lagoa do Barroco e meia dúzia de ambientalista denunciou as obras. Aquela área foi criada pelo homem. Retiraram material no passado e virou lagoa. Aquela área fica largada. Chega o verão as crianças não podem se banhar. A secretaria de Obras estava fazendo um ótimo trabalho ali. No sábado eu vi dois ambientalistas lá medindo quanto foi tirado de mato da lagoa”, disse Aldair. 


Segundo o presidente, atitudes como essas estão atrapalhando o desenvolvimento do município. O vereador Felipe Paiva (PC do B) corroborou com a fala do presidente. “Quero parabenizar sua fala, presidente. Aquele lago é um sonho antigo dos moradores do São Bento. Sabemos da importância dessa obra. Para atrapalhar tem um monte de gente. Não tem porque os ambientalistas atrapalharem a obra porque aquilo não é lagoa”, comentou Paiva. 


Marcinho da Construção (DEM) também lamentou o embargo da obra. “Parabéns pela atitude de lutar pelo povo. Sempre vai ter alguém para atrapalhar. Não é só com a Lagoa do Barroco que tem esse problema. Ambientalistas preferem que joguem esgoto ali dentro. Isso é uma maneira de aparecer”.

Vereadores participam de reinauguração do posto de Saúde em Bambuí


Foi reinaugurado na tarde da segunda-feira (18/06) o Posto de Saúde Brígida Machado, em Bambuí. A unidade passou por reformas para atender mais de quatro mil pessoas por mês. Os vereadores da Câmara Municipal de Maricá participaram do evento. Estiveram presentes os seguintes parlamentares: Aldair de Linda, Bubute, Dr. Richard, Fabrício Bittencourt, Frank Costa, Marcus Bambam, Marcinho da Construção, Rony Peterson, Felipe Paiva e Robgol. Também estiveram presentes autoridades como o prefeito de Marica, Fabiano Horta; a secretária de Saúde, Simone Costa, entre outros secretários municipais.


Representando os vereadores, o presidente da Câmara, Aldair de Linda, parabenizou a prefeitura pela realização da obra. “Sabemos que a Saúde é uma carga muito pesada, é uma pasta difícil de administrar. Mas, em nome dos vereadores agradeço ao prefeito e à secretária pela excelente obra e pelo trabalho”, disse Aldair.


O prefeito Fabiano Horta agradeceu o apoio dado pelos parlamentares e elogiou a estrutura do posto. “Esta unidade era muito precária do ponto de vista físico, fizemos toda a remodelação, e agora ela está bonita esteticamente e funcional. Acima de tudo, o que eu sinto é o espírito de motivação com o trabalho das equipes formadas aqui. O acolhimento é o que faz com que a população se sinta mais segura e utilize mais o posto de saúde”.

A equipe da unidade é composta por 11 profissionais dentre médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde.


Itaipuaçu tem manhã de corrida e caminhada no domingo

Monica Brione - Miss Maricá Senior participa da caminhada


Maricá teve neste domingo (17/06) sua segunda prova de corrida de rua consecutiva e, curiosamente, com o mesmo vencedor. Com o tempo de 30 minutos e 40 segundos, o corredor Antônio Ribeiro foi o primeiro colocado da Corrida e Caminhada Circuitos Regionais, que foi realizada em Itaipuaçu com promoção da Universidade Federal Fluminense (UFF) e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. Ele já havia vencido no domingo anterior (10/06) a Corrida e Caminhada Cidade de Maricá, entre a Barra e o Centro. O segundo lugar ficou com Frank Corrêa, que terminou a prova com 32 minutos e 53 segundos, e o terceiro foi Luiz Carlos Anchieta (com 33 minutos e 13 segundos). A largada e a chegada foram na Praça da Gaviões, com percurso de 9 km (ida e volta) pela Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) até a altura da Rua 70.


Na chegada, Antônio deu parabéns à UFF e a prefeitura pelo apoio a organização do evento. “Nossa cidade é muito bonita e tem condições ideais de terreno para todo tipo de prova”, garantiu o vencedor. No que depender da universidade, a prova deste domingo vai se repetir em 2019. O coordenador técnico do evento, Lenildo Pereira, antecipou que vai dar um parecer favorável à inclusão de Maricá nos Circuitos Regionais. “Tivemos apoio total da Prefeitura, o local é perfeito para este tipo de prova e a Guarda Municipal foi fantástica conosco. Pelo meu parecer, vamos voltar no ano que vem”, garantiu ele.


Pouco depois do início da corrida, o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt, afirmou que haverá ao menos mais uma prova de corrida ainda este ano, provavelmente em Araçatiba. Segundo ele, o evento trouxe outros benefícios para a cidade. “Muita gente veio de fora para participar e conhecer a cidade nessas duas corridas, uma grande procura que lotou nossas pousadas e movimentou o comércio. Para o ano que vem, queremos montar um calendário com um número maior de provas”, projetou o secretário, que participou da caminhada, cujo circuito foi de 3 km e teve muita gente que participou pela primeira vez deste tipo de prova. Um deles foi caminhoneiro Almir da Costa, que tem 56 anos e mora em São José de Imbassaí. “A sensação é ótima e quero fazer outras caminhadas. Acho que tem que ter mais em Maricá”, opinou.


Além de lanche e massagem para quem chegava ao final, a corrida também teve participações de membros do governo municipal, como a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, e do comandante da Guarda Municipal, Diego Oliveira. Entre as mulheres, a melhor colocada foi a professora Camila Matheus, de 38 anos, que começou na caminhada e entrou no pelotão da corrida. “Como estou vindo de uma lesão, não sabia se iria aguentar. Quando vi que dava, resolvi correr e consegui. Foi uma superação para mim”, comemorou ela, que mora no Fonseca, em Niterói.


A presença ilustre ficou por conta do corredor Dempsey Lima Filho, de 74 anos, conhecido como ‘rei do banjo’ por correr sempre com o instrumento musical nas mãos. Morador do bairro Jardim Sumaré, em São João de Meriti (na Baixada Fluminense), ele garante ter participado de mais de 600 provas de corrida, que vão da São Silvestre e a Volta da Pampulha até a Maratona de Nova York. Com toda essa experiência, ele considerou a corrida em Itaipuaçu de ótima qualidade. “Foi a primeira vez que vim correr aqui, cheguei às 4h e gostei muito. A estrutura é muito boa e adorei o circuito. Tudo muito bom”, elogiou.

Quem também esteve presente e participou da caminhada, foi a Miss Maricá Senior, Monica Brione que também disse estar muito feliz por ter participado de tão belo encontro esportivo.