quinta-feira, 30 de abril de 2015

POVO LIMPA PRAIAS DE ITAIPUAÇU, POR QUE PREFEITURA NADA FAZ NO MUNICÍPIO


A união faz a força, e a humildade faz com que o ser humano cresça e fique mais perto do estar bem, e a possibilidade de juntos trabalharmos para a estabilidade econômica e social do nosso Município. No dia 25 de abril - sábado - aconteceu com muito exito e excelentes resultados, o terceiro mutirão de limpeza de restinga em Itaipuacu. 
Comandado por Gerhard Sardo, o evento reuniu dezenas de pessoas que juntas retiraram centenas de quilos de lixo das praias e restinga de Itaipuaçu.
Que sirva de exemplo para toda a população de Maricá, como um grupo, que pensa no meio ambiente e na sustentabilidade, se não consegue resolver um problema, pelo menos consegue diminui-lo e é também um tapa na cara dos poder público que nada faz de concreto para limpar nossas lagoas, nossos rios, nossas praias, nossa restinga.
E que o povo mal educado, que suja, e estraga nosso meio ambiente e nossos recursos naturais, caiam em si, e vejam que fazem para a natureza e para si mesmo!

Confira o descaso com nossas praias, rios e lagoas vendo mais fotos através do link
http://fatosefotospr.blogspot.com.br/2015/04/mutirao-tira-lixo-de-praias-de.html





IRONIA!



INEA É CONVOCADO PARA REUNIÃO SOBRE EMISSÁRIO E NÃO COMPARECE

PETROBRÁS RECEBE MULTA DE R$ 5 MILHÕES

CCS REPRESENTANDO A SOCIEDADE CIVIL DE MARICÁ ENTRARÁ NO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA EMBARGO DA OBRA DO EMISSÁRIO

Foto: Fernando Silva
Texto: A TRIBUNA com inserções do jornal BARÃO DE INOHAN



A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Maricá aplicou à Petrobras uma multa no valor de R$ 5 milhões em razão do lançamento de material tóxico em uma Área de Preservação Permanente (APP) na região de Cassorotiba. A irregularidade havia sido constatada durante uma fiscalização realizada em fevereiro pelo órgão – que gerou um embargo - nas obras do emissário submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que cortam um trecho do município até o lançamento em Itaipuaçu. Um laudo emitido pela própria estatal apontou a presença de uma quantidade de alumínio mais de dez vezes superior ao tolerado pelos parâmetros ambientais.

A empresa ainda pode recorrer da multa, lavrada através do auto de infração nº 05/2015. De acordo com o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, o lançamento do material era feito sem a outorga e a análise físico-química do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O despejo ocorria em um local aberto onde há predominância de áreas verdes. Na região vivem cerca de 20 famílias que utilizam água captada de poços artesianos. “A água contaminada acaba sendo absorvida pelo lençol freático e, com isso, oferece risco para aqueles consumidores. Estudos apontam que o alumínio nesses níveis pode causar no ser humano doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer”, relatou Guilherme.

O secretário disse ainda que sua pasta, o Conselho Comunitário de Segurança de Maricá e outras seis entidades de defesa do meio ambiente de Maricá, juntamente com a Delegacia do Meio Ambiente da Polícia Civil, irão solicitar ao Ministério Público Estadual o embargo total da obra do emissário. Uma comissão formada por representantes de cada um dos órgãos deverá entregar o documento na próxima segunda-feira. 

A decisão foi tomada em reunião na 82 DP na terça feira 28 de abril (15 horas), com a presença do delegado titular de Maricá, Dr. José Mulatinho, do secretário adjunto de meio Ambiente de Maricá - Guilherme Mota, de membros do CCS Maricá, Agenda 21, DRM (Departamento de Recursos Minerais do governo do Estado do Rio de Janeiro) que após a ata do encontro irão levar a solicitação ao Ministério Público Estadual. 

Esta reunião foi convocada para receber o INEA afim de que o mesmo informasse sobre os problemas gerados pelo furo direcional da Petrobrás, mas a entidade ambiental não se fez presente, nem informou o porque não participaria do convite feito pelo CCS.

A fiscalização do dia 27 de fevereiro foi realizada após denúncias de moradores. Equipes da secretaria descobriram na Estrada de Cassorotiba uma perfuração para colocação de dutos – chamada tecnicamente de “furo direcional do emissário” por onde vinham sendo perdidos, há pelo menos quatro meses, 30 mil litros de água por hora. A estimativa da Prefeitura é que 86,4 milhões de litros, um volume capaz de encher em torno de 1.500 caminhões pipa, tenham jorrado nos últimos quatro meses.
Segundo a secretaria, a construtora Drilltec, encarregada dessa parte da obra do emissário, era a responsável pelo lançamento do líquido, que apresentava uma coloração branca, dentro de uma propriedade particular, fora da faixa das obras do Comperj.

CHUVA E PRESSA CAUSAM ACIDENTE E TRÂNSITO FICA PIOR AINDA


No final da manhã desta quinta feira 30 de abril, fortes chuvas ainda caiam em Maricá deixando o trânsito pior do que de costume e a pressa de determinados motoristas ainda causam acidentes.
Foi o que aconteceu na entrada do terminal rodoviário do centro quando um ônibus da Viação Amparo fazia a conversão para entrar no terminal e um veículo Duster branco que saia da área de estacionamento forçou passagem e não conseguiu desvira do ônibus nem frear devido as pistas molhadas.


O acidente não teve vítimas mas deixou grande prejuízo para o proprietário do veículo.
O trânsito está impedido no local e os ônibus estão indo direto para o terminal pela Roberto Silveira sem passar pelo centro de Maricá.



CHUVAS CASTIGAM MARICÁ, RIO E NITERÓI

As fortes chuvas que caem desde as primeiras horas desta quinta feira 30 de abril, estão castigando diversos municípios da região metropolitana, fechando por várias vezes o aeroporto Santos Dumont. O Galeão funciona por instrumentos. A visibilidade na ponte é mínima e a travessia demora cerca de 30 minutos.
Várias ruas estão interditadas e alagadas, fato que se repete em Maricá.
Leitores mandaram fotos de Itaipuaçu, mostrando o caos na rua 34.
A previsão é que as chuvas só diminuam amanhã, feriado de 1º de maio.



OPERAÇÕES CONJUNTAS APREENDEM VEÍCULOS EM ITAIPUAÇU

Itaipuaçu: Secretaria de Segurança faz operação com PM e apreende veículos


Uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Maricá com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal foi realizada durante nesta quarta-feira (29) com o objetivo de retirar veículos irregulares de circulação das ruas de Itaipuaçu.

A operação, montada na praça do Barroco, ao lado do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo), havia apreendido, até as 14h, cinco motocicletas e dois carros, sendo um por documentação irregular e outro por falta de habilitação do condutor do veículo.
Todos as motos e carros apreendidos foram levados para o Pátio Legal da Prefeitura de Maricá, localizado na rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) na altura do km 22 no sentido Niterói.
MaricáInfo

OPERAÇÕES SÃO COMUNS EM ITAIPUAÇU

O DPO de Itaipuaçu realiza quase todos os dias, operações na região onde a apreensão de veículos roubados e irregulares são constantes.




terça-feira, 28 de abril de 2015

CIDADE LARGADA: PEDESTRES ENFRENTAM MATO NAS CALÇADAS DA CIDADE

Rua do Detran nas Pedreiras. Muito mato nas calçadas
Está cada vez mais largada a nossa cidade.
Em vários pontos do município, a maioria das ruas ainda não tem calçamento ou calçadas.
As que tem, estão em sua maioria em péssimo estado de conservação.
E em algumas, o mato toma conta da via de pedestres, impedindo que os mesmos transitem com segurança, obrigando que - até mesmo crianças rumo à sua escola (no caso do Domício da Gama no Flamengo, a um quilometro do centro da cidade), tenham que andar no asfalto para poder vencer a barreira de mato.
Quando a prefeitura conseguirá fazer um mínimo de manutenção no município?

Armadilha entre o Detran e a RJ 106. O mato encobre o enorme buraco
onde não existe mais calçada na beira do rio

sem calçada e com muito mato próximo ao Detran

Mato impede que alunos transitem com segurança para irem ao Domício da Gama


Na avenida Reginaldo Zeidan (por que essa homenagem, quem era o cidadão?),
além de não existir calçada, o mato toma conta da ciclovia.
Além disso, motoristas fazem o querem no local onde não há nenhuma fiscalização. O veículo da foto
está transitando na contra mão e cruzou boa parte da avenida podendo ter provocado um acidente



quinta-feira, 23 de abril de 2015

SÃO JORGE GUERREIRO: TODOS OS CAMINHOS LEVAM AO ESPRAIADO


As festas em comemoração ao santo guerreiro começaram no Espraiado desde o dia com diversas atrações, mas o ponto alto, com certeza aconteceu desde a meia noite do dia 23, dia do santo guerreiro com uma grande queima de fogos e continuação dos shows.

Nesta quinta feira - feriado estadual -, a celebração ao santo guerreiro começou às 6h da manhã numa alvorada festiva com a participação da banda do Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Trem Bão e café compartilhado. A tradicional cavalgada, com a participação prevista de 400 cavaleiros, do Rancho Ubatã, no Caju, acontecerá às 15h, embora durante todo o dia, de diversos pontos do município muitos romeiros se dirigiram ao Espraiado em carreatas e pequenas cavalgada. Os participantes sairão em procissão com a imagem do santo pelas estradas de Bambuí e Manoel Ribeiro até chegar ao Espraiado. Agentes de trânsito e guardas municipais darão apoio durante a cavalgada.
Também às 15h acontece um show com Neco do Acordeon e Trio Xique Xique, no Espraiado. Às 18h, será realizada uma celebração e bênçãos aos fiéis com um sacerdote da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. A programação contará ainda com um leilão de objetos doados e um show do Forró Brasil, a partir das 21h.
Nos dias 24 e 25/04, o DJs animarão o público a partir das 15h. Os shows terão início às 21h com Grupo Entre Elas (sexta-feira) e Grupo Garotos Sem Preconceito (sábado), em um palco que será montado ao lado da capela de São Jorge, no Espraiado.

Fonte: Maricá Info 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

FIM DE FESTA: PREFEITURA IRÁ RETIRAR QUIOSQUES DO CANAL DE PONTA NEGRA NO INCIO DE MAIO


Fim de festa para três quiosques que há anos fazem a festa de moradores e turistas de Ponta Negra, na rua que margeia o canal da localidade.
Há um ano, comerciantes foram informados que deveriam sair do local, mas não houve nenhuma notificação e nada foi feito para dar a possibilidade para estes comerciantes que há anos estão instalados alí, pudessem trocar de local.

Segundo informações da postura municipal, os atuais quiosques, irregulares e sem padronização serão trocados por novos quiosques urbanizados e padronizados, mas data para início da construção e muito menos para a entrega.
Enquanto isso, centenas de usuários ficarão sem essa excelente opção de lazer e gastronomia local já que a mesma postura municipal já os intimou a saírem do local até dia 08 de maio próximo, sobe pena de multa e apreensão.

Será que os quiosques não poderiam ser construídos enquanto os antigos continuariam a servir seus clientes e depois de prontos, a troca ser feita? Ou será que os novos quiosques já tem afilhados escolhidos?

Este, por estar numa propriedade particular, não será afetado

MARICÁ, O ELDORADO QUE SÓ O PREFEITO VÊ!

Enquanto municípios em crise cortam gastos, prefeito de Maricá cria mais cargos e salários



Os municípios do Estado do Rio congelaram salários, suspenderam concursos e reduziram expedientes para enfrentar a falta de verba proveniente da queda de arrecadação dos royalties de petróleo. A crise afeta 87 das 92 cidades que recebem o recurso. Entre elas estão São Gonçalo, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Niterói. O repasse incrementava entre 40% e 65% de cada orçamento. Outros municípios mais atingidos com a perda são Cabo Frio, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Casimiro de Abreu e Quissamã. Neles, há suspensão de investimentos, redução de contratos e corte de salários e de horas-extras dos servidores.

Porém, o município de Maricá, administrado pelo presidente regional do PT, Washington Quaquá, continua fazendo "festa" com dinheiro público e parece que o "baile" não terminará tão cedo. Apesar de suas contas totalmente desequilibradas e a grave crise nos setores da saúde, educação e segurança, o prefeito sancionou a Lei Complementar nº 260 e criou mais 5 secretarias. Assim, as 29 secretarias do primeiro escalão foram transformadas em adjuntas vinculadas a 5 coordenadorias que também se transformaram em secretarias executivas. Os salários dos secretários variam entre 12 e 13 mil reais. Segundo Quaquá, as mudanças visam dar mais "eficiência" à administração.




Municípios e problemas

RIO DAS OSTRAS
Não tem previsão de pagamentos, obras suspensas, órgãos foram extintos, serviços cancelados, salários reduzidos e corte das horas-extras de servidores.


CABO FRIO 
Quatro mil funcionários, entre cargos comissionados e contratados exonerados, redução de salários, extinção do órgão de limpeza do município.

ANGRA DOS REIS 
Corte de salário da prefeita e secretários, congelamento de proventos, demissão de contratados.


CASIMIRO DE ABREU 
Redução do expediente de trabalho a fim de economizar recursos, demissão de comissionados, reajuste abaixo da inflação, fusão de secretarias e redução no orçamento das pastas.


QUISSAMà
Meio expediente nos órgãos, corte de salários, redução de proventos em 20%.


CAMPOS 
Supressão de convênios e contratos e redução nos salários comissionados.


DUQUE DE CAXIAS
Antecipação de reservas para pagamento de salários e fornecedores prevendo atrasos futuros. Demissão de nomeados.


SÃO GONÇALO
Corte de contratos e funcionários em 20%. 


MARICÁ
Segundo o prefeito "Quaquá", no município não há crise e 88% da população aprova sua administração.

Texto: Itaipuaçu Site