quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LINO CARVALHO FALECEU

NOTA DE FALECIMENTO


Comunicamos, com imenso pesar, o falecimento do jornalista e amiigo LINO CARVALHO na manhã desta quarta feira (30 de outubro), por insuficiência cardio-respiratória, no hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá. 
O velório será na capela J nesta quinta feira às 11:00 h no cemitério do Caju no Rio, e seu corpo será cremado no memorial do Carmo no Caju às 15:00h. 

Ao jornalista, desejamos que descanse em paz.
SINDICATO DOS JORNALISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Delegacia de Maricá

sábado, 26 de outubro de 2013

AEROPORTO: CASO ENCAMINHADO PARA A POLÍCIA FEDERAL


Ricardo Vieira Ferreira - Como relatado peloMARICÁ EM FOCO, o comandante NILSON RIBEIRO DE MELO foi ameaçado em vôo de receber tiros em sua aeronave caso não obedecesse a ordem de interromper o treinamento de pouso/decolagem na pista do aeródromo em 07/10 último. Após receber resposta daANAC Nilson registrou a ocorrência de AMEAÇA na 82ª DP de Maricá ontem, 24, com o nº 082-04778/2013 e fez o mesmo na Polícia Federal em Niterói.




A denúncia entregue à Polícia Federal está datada de 09/10 por ser o documento elaborado logo após a ocorrência e seria para encaminhamento à 82ª DP. No entanto seguiu a recomendação do pessoal da ANAC para garantir melhores resultados, uma vez que a aviação está vinculada às autoridades federais. O advogado do comandante, Dr. Pedro Franco está preparando a transferência das ações que correm no Forum de Maricá para os Tribunais Federais pelas mesmas razões.

Há forte mobilização das autoridades dos diversos níveis em face das denúncias e consequências gravíssimas que cercam o acidente e já chegou às mãos do delegado de Maricá novas provas contundentes e informações que comprometem os elementos do governo municipal que passaram a administrar o aeroporto. Fatos novos deverão vir à tona nos próximos dias.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

China confirma prisão perpétua para Bo Xilai

O ex-dirigente do Partido Comunista Chinês foi condenado por corrupção, desvio de recursos e abuso de poder


A justiça chinesa confirmou nesta sexta-feira a pena de prisão perpétua para Bo Xilai, ex-membro do Bureau Político do Partido Comunista da China (PCCh), condenado no mês passado por corrupção e abuso de poder, informou a agência oficial de notícias Xinhua.
"Na manhã de 25 de outubro, o Tribunal Popular Superior de Shandong (província onde Bo Xilai foi julgado) rejeitou o recurso e confirmou a pena de prisão perpétua para Bo Xilai por crimes de corrupção, malversação de fundos e abuso de poder", anunciou a agência em sua conta Weibo, o equivalente chinês do Twitter.

Bo Xilai sabia de subornos, diz esposa

A confirmação da prisão perpétua para Bo Xilai - uma condenação decidida pela cúpula do Partido Comunista, que está submetida à justiça chinesa - sela o destino do principal dirigente chinês levado aos tribunais nos últimos anos, em meio a um escândalo político e jurídico que abalou o regime.
"Os fatos estabelecidos em primeira instância eram claros. As provas eram concretas e suficientes. Os procedimentos estavam de acordo com a lei", afirmou o tribunal. "Os argumentos de Bo e seus advogados careciam de fundamento jurídico, não eram válidos".
"A sentença é definitiva", completou a corte, segundo o texto lido pelo vice-presidente do tribunal, Hou Jianjun. Nas imagens exibidas pelo canal estatal CCTV, Bo Xilai, de 64 anos, aparecia algemado e ao lado de dois policiais. Bo ouviu o veredicto e foi retirado do tribunal, diante de mais de 100 pessoas presentes na sala de audiências.

Crimes

Bo Xilai foi condenado por corrupção, desvio de recursos e abuso de poder, em particular no caso do assassinato do executivo britânico Neil Heywood, cometido por sua esposa, Gu Kailai, e que Bo teria tentado acobertar, segundo a acusação. Durante o processo, em agosto, foi considerado culpado de ter recebido mais de 2,6 milhões de euros (3,5 milhões de dólares) em subornos.
Ambicioso e carismático, encarado durante algum tempo como rival do atual presidente Xi Jinping, este ex-ministro de Comércio assumiu em 2007 o comando da imensa metrópole de Chongqing (sudoeste), que conseguiu transformar em um polo econômico de peso.
Ali se destacou com uma campanha de reabilitação dos valores maoístas mais conservadores e com uma violenta repressão sob o pretexto de lutar contra as máfias, que terminou com cerca de 5.000 prisões, muitas de empresários.
Sua queda no ano passado foi provocada pela deserção de seu braço direito, Wang Lijun, o chefe da polícia de Chongqing. Lijun pediu, em vão, asilo político no consulado dos Estados Unidos em Chengdu, capital de Sichuan.
Entre outras coisas, Wang revelou que o empresário britânico Heywood foi assassinado pela esposa de Bo Xilai, Gu Kailai. A brilhante advogada, que teria agido por motivos financeiros e para proteger o filho do casal, foi condenada no ano passado à prisão perpétua.
Ao aceitar julgar o recurso em apelação de Bo, o regime - que não passava por tamanho escândalo político e jurídico desde o fim da revolução cultural (1966-1976) - quis proteger-se das críticas sobre o caráter político do julgamento.
Bo Xilai confirmou o temperamento forte nos cinco dias de audiência em agosto, quando encarou juízes e testemunhas. Ele negou as acusações e chegou a chamar de "louca" e "mentirosa" a esposa - que teve um depoimento contra o marido exibido em vídeo. Também chamou o Wang Lijun de "personagem "vil".
Na penitenciária de Qinsheng, ao norte de Pequim, reservada à elite comunista, Bo receberá tratamento digno de um hotel de luxo, mas sob vigilância constante dos agentes do regime.
Bo Xilai é o principal dirigente chinês preso desde a condenação, em 1998, do ex-prefeito de Pequim Chen Xitong e do prefeito Xangai Chen Liangyu, em 2008, ambos por corrupção.

AEROPORTO: VIOLÊNCIA E ARBITRARIEDADE PROSSEGUEM


Ricardo Vieira Ferreira (Maricá Em Foco) - O comandante BEGHINI pilotando a aeronavePT LOI aterrissou no aeroporto de Maricá em busca de manutenção no hangar da IMA nesta manhã de 24 de outubro. O proprietário do avião, acompanhado do seu advogado, aguardava a chegada diante dos problemas dos últimos dias. A Van descaracterizada da Guarda Municipal à esquerda da imagem bloqueava o caminho até o local da manutenção, como mostrado pelo MARICÁ EM FOCO em matéria do dia 23.


Dois elementos da GM fizeram o percurso caminhando da sede do aeródromo até o avião e iniciaram conversação com o piloto, o proprietário e seu advogado. É de se notar a mudança radical do comportamento do pessoal da prefeitura, pois nenhum veículo foi avistado na área do aeródromo, seja na frente da sede, no pátio ou nas pistas, como vinha acontecendo de maneira acintosa. Logo chegaram mais dois funcionários da segurança. Diante da solicitação do proprietário da aeronave de que retirassem a van e dizendo que ele não aceitaria que ela fosse recolocada barrando a passagem, os representantes do prefeitura fizeram contato com o secretário CASULA que concordou em deixar o avião passar até o hangar, mas que a van seria recolocada na posição de bloqueio.

O proprietário disse que não acataria tal determinação uma vez que o aeroporto estava aberto e que não mais se submeteria a ter que pedir autorizações ao secretário para movimentar o que era de sua propriedade e ainda mais em área privada, no caso, o hangar da IMA. “Vou chamar a polícia”, disse o proprietário da aeronave. Daí em diante o advogado achou por bem conduzir seu cliente e o comandante para que registrassem os fatos na 82ª DP  e tentar medidas judiciais para que a passagem fosse desimpedida.


Até às 18h nada tinha sido resolvido no Forum da Cidade e o impasse continuava. Segundo fomos informados pelo comandante da aeronave ele não poderia voltar, pois, por determinações das autoridades aeronáuticas uma aeronave que vai para a manutenção está impedida de decolar até que os serviços sejam completados, sob pena de sanções, obrigando o avião a permanecer no solo.

TJ decide acompanhar investigação sobre acidente aéreo em Maricá

Queda de monomotor ocasionou na morte de duas pessoas, entre elas um juiz do Rio

Foto do aeródromo tirada por piloto Marcos Almeida
Anac investiga denúncia de que pousos em aeroporto estavam impedidos pela prefeitura

RIO - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) está acompanhando as investigações sobre as causas do acidente aéreo que levou a morte de duas pessoas, entre elas o juiz Carlos Alfredo Flores da Cunha, por meio da Comissão de Segurança Institucional do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Coseg). O magistrado, de 48 anos, estava a bordo de um bimotor que caiu, na segunda-feira, na Lagoa do Marine, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
O titular da 82ª DP (Maricá), delegado Julio Cesar Mulatinho, responsável pelas investigações, não quis comentar o acidente. Entretanto, a Polícia Civil afirmou, através de nota, que o motor da aeronave já foi encaminhado para perícia e que responsáveis e funcionários do aeroclube de Jacarepaguá e de Maricá serão chamados para prestar depoimento.
Na manhã desta quarta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o Aeródromo de Maricá está aberto para pousos e decolagens, apesar do decreto do prefeito do município, Washington Quaquá (PT), que proibiu determinadas operações desde 11 de setembro, quando um instrutor de voo morreu e o aluno ficou ferido após um monomotor cair no Centro da cidade.
A agência informou ainda, que está investigando as denúncias de que pousos estavam sendo impedidos pela prefeitura e de que carros da Guarda Municipal (GM) estariam na pista do aeródromo municipal de Maricá no momento da queda.
Uma testemunha, que não se identificou por medo de represálias, afirmou para a rádio CBN que havia carros da GM impedindo pousos no momento do acidente. A testemunha contou ainda que sofreu ameaças depois de fazer esta denúncia e disse que os guardas municipais andam armados.
O piloto Paulo Nóbrega afirmou ter tido dificuldades em pousar no aeródromo minutos antes do monomotor cair na lagoa. Nóbrega disse que teve que arremeter, pois haveria veículos “quase na pista.”
A prefeitura de Maricá negou que carros tenham interditado as pistas de pousos do aeródromo. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo, Lourival Casula, a GM interrompe o acesso à pista por motivos de segurança. Segundo ele as denúncias são motivadas por interesses comerciais de empresários que disputam o uso do aeroporto com a prefeitura.
— Não quero jogar com a vida dos outros. O avião que caiu nem chegou até Maricá e nenhum contato foi feito pelo bimotor. A testemunha que viu o bimotor tentar pousar é de uma das empresas que disputam áreas com a prefeitura e, inclusive, pousou minutos antes do acidente — afirmou o secretário.
A Secretaria de Aviação Civil (SAC), afirmou que o plano de voo do bimotor tinha destino inicial e final no aeródromo de Jacarepaguá, e não mencionava passagem por Maricá. Entretanto, a secretaria não soube informar se houve pedido de pouso de emergência, que não pode ser negado. Se um pedido de pouso de emergência tiver sido negado pela prefeitura, esta responderá criminalmente por isso.

Disputa entre prefeitura e empresas de instrução de voo

Segundo a SAC, o decreto da prefeitura de Maricá apenas proíbe a operação em algumas áreas do aeródromo, mais especificamente em áreas ocupadas por empresas de instrução de voo que não têm alvarás. O convênio firmado entre a prefeitura e a secretaria permite a exploração comercial, mas não o fechamento de pistas, que só pode ser realizado pela Anac ou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A prefeitura sustenta que nunca chegou a fechar o aeródromo.
A prefeitura de Maricá tem um convênio com a SAC para explorar o aeroporto, que ganhou importância após a descoberta do Pré-Sal, devido a proximidade com os campos de petróleo. O plano é transformar o aeródromo em um aeroporto de pequeno a médio porte, com possibilidade de atender tanto às demandas do Complexo Petroquímico do Rio quanto ao apoio às operações com helicópteros do Pré-sal. Os campos ficam a 160 km em linha reta em alto mar, o que torna os voos vantajosos pelo trajeto menor em relação às bases já existentes.
Escolas de aviação que atuavam no local disputam com a prefeitura a utilização da área patrimonial e pedem que o convenio seja cancelado, impedindo a prefeitura de explorar o local. A SAC fará um parecer sobre a disputa após um reunião com a prefeitura de Maricá e as empresas que tiveram o alvará caçado, realizada ontem.
Apesar de impedir a atuação dessas empresas, a prefeitura afirma que está cumprindo a determinação de permitir que donos de empresas sem alvará recuperassem seus pertences, desde que provada a titularidade. Segundo a prefeitura, cerca de cem aeronaves que estavam no aeroporto já foram retiradas do local. 

O GLOBO
Bruno Amorim (Email · Facebook · Twitter)
Paulo Roberto Araújo (Email · Facebook · Twitter)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

QUEM DEVERIA DAR EXEMPLO ...

A PREPOTÊNCIA E ABUSO DE PODER CONTINUA...

Edna Costa


DÁ PRA ALGUÉM AVISAR A GM DE MARICÁ QUE ELES NÃO PODEM ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO, QUE NÃO HAVENDO NENHUMA EMERGÊNCIA SEUS VEÍCULOS ESTÃO SUJEITOS AS LEIS COMO QUALQUER OUTRO...
ELES DESCONHECEM ISSO OU SE ACHAM ACIMA DO BEM E DO MAL E IMUNES AS PUNIÇÕES PERTINENTES!
ISSO AQUI VIROU ZONA MESMO, A DESORDEM URBANA É GENERALIZADA, MAS, ALGUÉM ME EXPLICA PORQUE OS CAMELÔS SÓ NÃO PODEM FICAR NA FRENTE DA CASAS BAHIA E SAPATARIA RAQUEL???


NÃO ESTOU ENTENDENDO...
TEM DIA QUE ESTACIONAM NA PORTA DO BANCO EM OUTRO NA CALÇADA DAS CASAS BAHIA E NINGUÉM TOMA NENHUMA PROVIDÊNCIA PARA ORIENTAR E TREINAR VERDADEIRAMENTE ESSES FUNCIONÁRIOS!!
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA Fabrício Bittencourt VOCÊ SABIA QUE ISSO NÃO É PERMITIDO E QUE, PORTANTO, SEUS HOMENS AO INVÉS DE COIBIR ESTÃO COMETENDO INFRAÇÕES DE TRÂNSITO E PROMOVENDO A DESORDEM URBANA, COMO SE NÃO BASTASSE O CAOS EM QUE SE ENCONTRA O ORDENAMENTO DESSA CIDADE?


BURACOS COLOCAM EM RISCO MOTORISTAS NA RJ 106

Enorme cratera na altura do km 30 coloca em risco motoristas que desviam bruscamente
do enorme buraco

Diversos buracos podem ser encontrados ao longo da rodovia RJ 106, principalmente no trecho entre Tribobó e a Serra de Mato Grosso (divisa dos municípios de Maricá e Saquarema), além de diversos pontos onde a pista está simplesmente AFUNDANDO.
A conservação da FUNDAÇÃO DER é precária no local e ao invés de corrigirem o problema abrindo o local e fazendo o devido nivelamento, as equipes de conservação apenas colocam grossa camada de asfalto (desperdiçando dinheiro), sem resolver o problema principal.


O trecho mais perigoso é justamente o trecho de pista simples e mão dupla entre os quilometros 30 e 41 início da subvida da serra.
Enormes crateras tem causando prejuizos aos motoristas principalmente de carros pequenos e até mesmo alguns incidentes.

No trecho de pista dupla, além do afundamento da pista, enormes buracos
são vistos no acostamento


Quanto vale uma Libra?

Uma Libra Esterlina que é uma unidade monetária Inglesa vale hoje R$ 3,70 para compra e venda. No horóscopo ocidental o signo de Libra que é representado por uma balança, o equilíbrio de forças e não por acaso tem seu ciclo entre os dias 23 de Setembro a 22 de Outubro, portanto findando nesta terça-feira. Os nativos do signo de Libra são pessoas sensíveis e com um poder se sedução elevado para isso, abusa do charme da racionalidade. Possui a rara capacidade de reconhecer no outro um semelhante.
Mas o que nos leva a abordar o assunto sobre Libra é o recente leilão de um dos maiores patrimônios de reservas naturais do nosso país que pelo volume financeiro previsto de valor, cerca de 1,5 trilhão de reais pela concessão referente a 35 anos. É o mesmo valor que está previsto para a arrecadação total de impostos no Brasil para o ano de 2013, em outras palavras a venda do campo de Libra equivale a 1 ano do trabalho de todos os brasileiros. Somos contra a privatização? Certamente não, mas podemos ser contra a forma como foi conduzida.
Pergunto se em algum momento, uma vez que é de interesse da soberania nacional, se os mais interessados que são a própria população do país foi consultada Se, Como e Quando isso deveria acontecer. O que sempre vemos são decisões políticas de longo prazo, que interferem diretamente na vida de todos nós sem que sejamos consultados. O Brasil se não for o país mais rico do mundo em recursos naturais certamente está entre os três primeiros, mas como no passado que tanto atribuem a desgraça nacional ao legado colonial, por ser de uma política extrativista e não de assentamento, da monarquia por possuírem naquele tempo interesses apenas centralizadores, depois a Era Vargas (que inclusive fundou a PETROBRAS) por ser um regime totalitário e logo após o governo militar como sendo o derradeiro responsável por etc, etc, etc, ainda que tenham construído as maiores referências urbanas que temos até hoje, o que vemos é uma repetição das mesmas condutas apenas em épocas diferentes com personagens diferentes.
O mundo hoje pede uma renovação de tecnologia para a qual os governos insistem em postergar por motivação de o petróleo ser a engrenagem que move a economia mundial. Dele retiramos inúmeros derivados até ao combustível primário que utilizamos nos carros. O mais interessante e talvez muita gente não se aperceba disso é que quanto mais utilizamos combustíveis fósseis, retardamos mais no aspecto temporal na conquista de novas tecnologias alternativas e limpas. Um exemplo disso é o motor a explosão que vemos no automóvel, foi inventado no final do século 19, composto de um conjunto de pistões e bielas movidas a explosão controlada pela inserção de combustível com alto índice de octanagem como é o caso da gasolina.
Mas no conjunto, trata-se de um aparato que quando em funcionamento tem um aquecimento excessivo que para ser controlado coloca-se um ventilador na frente com um radiador que também poderia ser um balde de agua ou coisa parecida. Passados 130 anos e em pleno século 21 continuamos usando exatamente a mesma tecnologia do século 19 ainda que os motores a explosão tenham ficado mais robustos, mais velozes e mais duradouros, mas não podemos dizer que evoluímos em tecnologia aplicada.
Cito outro exemplo que são as guerras, elas são a grande motivação de inovação tecnológica bélica e de comunicações assim como da medicina. Nunca se avança tanto nestes campos quanto nos conflitos humanos e da necessidade de se controlar o inevitável, as baixas de guerra. Quero dizer com isto que não adianta explorar o petróleo por mais 25, 50 100 ou 200 anos, já que pela lógica aparente estaremos fadados a continuar a andar de carros com motores a explosão e combustíveis fósseis. Não vejo com bons olhos a iniciativa de “vender” um patrimônio nacional para empresas estrangeiras quando sabidamente não usufruiremos desse bem.
Nos próximos meses o que veremos será o seguinte cenário: a PETROBRAS para sobreviver aos últimos anos de má administração será obrigada a retirar os subsídios dos combustíveis e derivados, com isso conseguirá sair do vermelho, mas nós que somos AUTOSSUFICIENTES em petróleo pagaremos a gasolina mais cara do mundo numa contradição típica da gestão brasileira.
Cheguei à conclusão de que O Petróleo não é nosso, acho que nunca foi e jamais será!
Ana Paula de Carvalho, é Engenheira Civil; Mestrado em Gestão e Perícia Ambiental

PILOTOS ACUSAM PREFEITURA DE MARICÁ


De um mês para cá, três pessoas morreram em dois acidentes no aeroporto. Os pilotos afirmam que a prefeitura da cidade está boicotando os pousos e decolagens. Carros da Guarda Municipal são usados para bloquear a pista. Os detalhes na reportagem de Sid Marcus - SBT RIO.

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/36115/RJ:-Pilotos-acusam-prefeitura-de-sabotagem-no-Aeroporto-de-Marica.html

MARICÁ RIDICULARIZADA NACIONALMENTE

Guarda Municipal de Maricá sendo ridicularizada nacionalmente.

Por onde anda o secretário de segurança pública, Fabrício Bittencourt?

Por onde anda o prefeito de Maricá, Washington Quaquá?

Por onde anda o vice-prefeito de Maricá, Marcos Ribeiro?

O que os senhores têm a dizer às famílias que perderam seus entes queridos?

Os senhores não vão dar nenhuma satisfação à população?



Foto: Jornal Extra.
Texto: Prof. Adilson Pereira e população de Maricá

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

VAGAS DE EMPREGO NO SINE MARICÁ

Confira as 47 novas vagas de emprego no Sine Maricá
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá, administrado pela secretaria municipal de Trabalho e Emprego, oferece 47 novas oportunidades de emprego em diversas áreas. São vagas para vendedor, operador de loja, assistente de gerente, pintor, dentre outras funções, sendo necessária a conclusão do ensino fundamental (antigo primeiro grau). Confira abaixo as vagas disponíveis.
Os candidatos devem ir até a sede do Sine, no primeiro andar da Prefeitura de Maricá (Rua Álvares de Castro nº 346, Centro), a partir desta terça-feira (22/10), das 9h30 às 16h, com os seguintes documentos originais: carteira de trabalho, identidade, CPF e PIS.
Os salários variam de acordo com as vagas e os candidatos serão informados sobre os benefícios, horários de trabalho e outros detalhes durante o processo de seleção. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria municipal de Trabalho por meio do telefone: (21) 3731-1281 / 3731-1466.
Sine de Maricá
Funcionando como um intermediário entre empresas e o trabalhador, o Sine de Maricá é responsável por orientar pessoas em busca de reinserção profissional ou aqueles que procuram o primeiro emprego, na cidade e na região e já realizou mais de 11.300 atendimentos desde sua implantação em Maricá, em agosto de 2011. Os serviços são coordenados pela secretaria municipal de Trabalho e Emprego, em parceria com a secretaria de Estado de Trabalho, e são gratuitos.
 Segue relação de vagas disponíveis:
 - 12 vagas para operador de loja - não é necessário possuir experiência profissional;
- 10 vagas para servente - não é necessário possuir experiência profissional;
- cinco vagas para pedreiro - é necessário ter experiência profissional;
- cinco vagas para pintor - é necessário ter experiência profissional;
- cinco vagas para eletricista - é necessário ter experiência profissional;
- cinco vagas para bombeiro hidráulico - é necessário ter experiência profissional;    
- duas vagas para vendedor - é necessário ter experiência profissional;
- uma vaga para assistente de logística - é necessário ter experiência profissional;
- uma vaga vendedor praxista - é necessário ter experiência profissional;
- uma vaga para assistente de gerente - não é necessário possuir experiência profissional.   


PRÊMIO PETROBRÁS DE JORNALISMO

Petrobras entrega troféus aos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2013
Evento foi realizado nesta terça-feira (22/10) no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, com presença da presidente da Petrobras e de diretores

A Petrobras entregou na noite desta terça-feira (22/10) o Prêmio Petrobras de Jornalismo aos 34 vencedores da primeira edição. A cerimônia de premiação foi realizada no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, e contou com a presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, de diretores da companhia e de representantes de entidades ligadas à imprensa como ABI, Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, Associação dos repórteres Fotográficos - Arfoc e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. 

O Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, no valor de R$ 30 mil (bruto), foi para a reportagem "Filhos da rua", assinada pela repórter Letícia Duarte, do jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul. Na categoria nacional foram 16 vencedores com um prêmio no valor de R$ 17,2 mil (bruto) para cada um e 17 vencedores na categoria regional, com prêmio para cada um de R$ 7,15 mil (bruto). A lista completa dos ganhadores está disponível no site da Agência Petrobras de Notícias (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras).

A escolha dos melhores trabalhos foi feita em duas partes. Na primeira etapa, todos os trabalhos recebidos foram avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção composta por cinco jornalistas. Na etapa seguinte, os trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora, composta por outros cinco jornalistas, todos com grande experiência jornalística. Após uma reunião final, a Comissão Julgadora, indicou, entre todos os trabalhos, o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo. 

Jurados da Comissão de Pré-seleção

Paulo Totti (Petróleo, Gás e Energia): Foi chefe da sucursal do Rio no jornal Gazeta Mercantil, na década de 1980, e depois correspondente do jornal na Argentina. Também foi repórter especial do jornal Valor Econômico até maio deste ano. Tem quase 60 anos de jornalismo.

Regina Zappa (Cultura): jornalista, escritora, roteirista e professora. Trabalhou por mais de 20 anos no Jornal do Brasil, onde foi editora das seções Internacional, Política e Cultura. É autora dos livros "Chico Buarque para todos", "Hugo Carvana: adorável vagabundo", entre outros.

Luiz Carlos Azenha (Responsabilidade Socioambiental): famoso pela entrevista de improviso com o líder soviético Mickhail Gorbatchev (em 1988) para a TV Globo, atuou também na TV Record, e hoje dedica boa parte de seu trabalho às redes sociais, com o blog "Viomundo: o que você não pode ler nem ver na mídia".

Ricardo Perrone (Esporte): escreve diariamente no Blog do Perrone (UOL). Iniciou a carreira em 1991 nas redações de jornais impressos, além de atuar como repórter esportivo no rádio. Em 2000, foi repórter da Folha de S. Paulo na editoria de esporte e editor da coluna Painel FC.

Wilson Pedrosa (Fotografia): na trajetória de 35 anos de fotojornalismo passou por redações como Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo, onde permaneceu por mais de 23 anos e ocupou a função de editor de fotografia. Participou de coberturas jornalísticas que lhe renderam importantes prêmios nacionais e internacionais.

Jurados da Comissão Julgadora (finalistas)

George Vidor (Petróleo, Gás e Energia): começou sua carreira no Correio da Manhã. Aos 17 anos estava na sucursal do jornal Tribuna da Bahia (sucursal RJ). Passou pelo Boletim Cambial, Gazeta Mercantil e entrou em O Globo em 1972. Em 1979 tornou-se subeditor de Economia de O Globo. Trabalhou ainda na revista Veja e em 1986 voltou para O Globo na função de editor de Economia. Em seguida, assumiu pela segunda vez a coluna Panorama Econômico. A partir de 1995, passou a ter uma coluna com seu nome.

Thales Guaracy (Cultura): É diretor da revista Playboy, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo, Veja e Exame. É autor de 11 livros. É formado em Jornalismo, Sociologia, Antropologia e Política pela USP. Na Editora Abril passou pelas revistas Veja e Exame. Atuou por seis anos na revista Vip e foi responsável pelo conteúdo e gestão da revista Forbes no Brasil. 

José Roberto Caetano (Responsabilidade Socioambiental): É editor executivo da revista Exame. Formado em jornalismo pela USP, exerce a profissão há 30 anos, basicamente atuando na cobertura das áreas de Economia e Negócios. Começou em revistas técnicas e setoriais, passou pela Folha de S. Paulo e revista Veja, e está há 14 anos na revista Exame, onde foi editor de Empresas, Gestão e Primeiro Lugar, além de ter sido coordenador editorial do anuário Melhores e Maiores.

José Trajano (Esporte) - Diretor e fundador da ESPN em 1994. Jornalista esportivo, venceu o Prêmio Comunique-se 2011 na categoria Executivo de Veículo de Comunicação. Começou aos 17 anos no Jornal do Brasil. Atuou também no Correio da Manhã, Jornal dos Sports, Última Hora, Panorama (Londrina/PR), Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Diário de Notícias, Aqui São Paulo, O Globo; revistas IstoÉ, Placar, Veja e Repórter Três e nas emissoras de TV Globo, Bandeirantes, Record e Cultura. Em junho de 2000, depois de atuar na TV Cultura resolveu se dedicar apenas à ESPN. É âncora dos programas Pontapé Inicial e Linha de Passe. 

Rogério Reis (Fotografia): trabalhou no Jornal do Brasil, em O Globo e revista Veja. Foi editor de fotografia do Jornal do Brasil e em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte. É um dos fundadores da agência fotográfica Tyba, da qual é editor de projetos especiais.

PREFEITURA DE MARICÁ EXPLICA O INEXPLICÁVEL

Embora fatos, fotos, depoimentos e vídeos desmintam a nota oficial da Prefeitura de Maricá, a Secretaria de Comunicação da mesma explica o inexplicável.

Nota oficial da Prefeitura de Maricá sobre o aeródromo municipal
- A Prefeitura de Maricá tem competência, delegada pela Secretaria de Aviação Civil, para impedir qualquer operação técnica ou administrativa no aeroporto. Isso não inclui interdição da pista, que sempre continuou aberta para pousos e decolagens. A informação sobre bloqueio de pista é absolutamente inverídica e improcedente, e só pode ser creditada a interesses contrariados pela ação do poder público na retomada de um espaço ocupado, há anos, de forma irregular. Como o aeroporto é um bem sob a administração municipal, a prefeitura tem a prerrogativa de controlar as áreas contiguas a pista, o que inclui os acessos e o pátio de manobras. Os carros da Guarda Municipal circulam apenas nesses locais, que não estão sob controle da ANAC;
- Os veículos da Guarda Municipal sempre ficaram e continuarão posicionados nas proximidades dos prédios, 24h por dia, exercendo a função de controle patrimonial e de segurança das instalações, em pontos afastados justamente para que a atividade não interfira na utilização da pista, que é atribuição da ANAC;
- Como se trata de um aeródromo e não de um aeroporto, não é exigido que o complexo tenha torre de controle ou qualquer instrumentação de auxilio à navegação e comunicação por rádio. Pousos e decolagens são realizados normalmente, apenas pelo visual, após o nascer do sol e até o por do sol, sem que haja qualquer contato entre piloto e terra;
- A pista do aeródromo municipal está aberta para pousos e decolagens, e diversas aeronaves tem realizado tais operações normalmente desde o dia 11/09, quando a Prefeitura decretou a interrupção de todas as atividades técnicas e administrativas no complexo aeroportuário.
- Tanto a movimentação na pista tem sido livre que muitas aeronaves em instrução, baseadas em outros locais, a tem utilizado livremente em seus treinamentos. Ainda nesta segunda-feira, por exemplo, o comando de Operações Aéreas da Secretaria Estadual de Segurança Pública consultou a Prefeitura para realizar treinamento com helicópteros utilizando a pista e será atendido.

Rafael Zarôr
FSB COMUNICAÇÕES

terça-feira, 22 de outubro de 2013

JUIZ FEDERAL MORRE EM ACIDENTE AÉREO EM MARICÁ

PREFEITO DE MARICÁ CAUSA ACIDENTE AÉREO E MATA DUAS PESSOAS DENTRE ELES UM JUIZ FEDERAL

Foto: Romário Barros


Em pane, com um motor parado, um avião bimotor caiu ontem na Lagoa do Marine ao lado do aeródromo de Maricá (fechada por abuso de autoridade do prefeito)  após tentativa frustrada de pouso.

Segundo informações do piloto Marcelo Rates Quaranta, amigo de Adelmo Louzada (piloto da aeronave) este tentou pousar no aeródrimo de Maricá mas teve que arremter pois um carro da guarda municipal estava parado no meio da pista.

Com um motor parado (em estado de emergência), o piloto arremetou mas em seguida caiu na Lagoa do Marine matando os dois ocupantes, o piloto Adelmo e o Juiz Federal da 6ª vara civel de São Gonçalo Carlos Alfredo Flores da Cunha.
Pilotos já se unem para ir ao Ministério Público pedir investigações para configurar homicídio doloso contra o prefeito de Maricá, Washington Siqueira.


NÃO VAI FICAR ASSIM, PORQUE EU NÃO VOU DEIXAR ASSIM!


Marcelo Rates Quaranta 

Amigos. A covardia contra o Adelmo não vai passar em branco. Estamos formando um grupo de pilotos e vamos ao Ministério Público solicitar que o mesmo acompanhe as investigações e ouça pilotos que operam em Maricá, mecânicos e etc, e se possível ofereça denúncia de HOMICÍDIO DOLOSO contra o Prefeito e os agentes que por sua ordem ocuparam a pista de pouso impedindo o pouso.




Marcelo Rates Quaranta 


Com enorme pesar que recebi a notícia de que um dos meus melhores amigos na aviação foi ASSASSINADO hoje às 18:30 pelo Prefeito Washington Quaquá, um petista salafrário, vagabundo e vendido, da cidade de Maricá-RJ.

Ocorre que em função de um acidente ocorrido com um avião do Aeroclube de Maricá, tempos atrás, onde morreram o aluno e o instrutor, o Prefeito resolveu por conta própria FECHAR a pista de pouso de Maricá.

Uma coisa não tinha nada a ver com a outra, e o acidente foi uma desculpa imunda, esfarrapada que este corrupto usou para fechar o aeroporto. Na realidade sua intenção era privatizar e inicialmente entregar o aeroporto para as empresas de Eike Batista, para servir de base operacional ao pré-sal.

Desde então QUAQUÁ colocou sua guarda pretoriana, composta por guardas municipais analfabetos e truculentos para impedir o pouso de qualquer avião, num flagrante ABUSO DE AUTORIDADE, pois não há qualquer notificação oficial da aeronáutica que autorize o fechamento da pista.

Agora há pouco o meu amigo Adelmo Louzada vinha com um bimotor EM EMERGÊNCIA!!!! com um motor parado, e os ditos TROGLODITAS, por ordem do prefeito colocaram um carro no meio da pista, obrigando-o a arremeter em situação crítica, e repito... EM EMERGÊNCIA. Infelizmente o avião se precipitou na Lagoa de Maricá, matando o meu amigo e mais um passageiro.

ADELMO E O OUTRO OCUPANTE FORAM ASSASSINADOS PELO PREFEITO WASHINGTON QUAQUÁ! 


Montagem Marcelo Quaranta


sábado, 19 de outubro de 2013

VACINAÇÃO DE CAES E GATOS EM MARICÁ

DEPOIS DE 6 ANOS SEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA, CÃES E GATOS SERAO VACINADOS EM MARICÁ
Uma grande vitória de grupos ativistas e amantes dos nossos queridos animais daqui de Maricá. Há 6 anos (desde o início do atual governo petista) que nossos bichinhos deixaram de ser vacinados.
Uma grande mobilização começou no ano passado e se intensificou este ano (incluisve num grande debate no extinto programa PLANETA MULHER apresentado por Rosy Oliveira onde Angelita Zaccagnini esteve presente) pedindo ações URGENTES e a volta da vacinação, pois estava virando caso de saúde pública.
A campanha começa neste sábado.


Sábado começa a vacinação antirrábica para cães e gatos em Maricá
Nos dois próximos sábados (dias 19/10 e 26/10), a secretaria municipal de Saúde realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação é voltada para animais que tenham a partir de três meses de vida e o atendimento será feito das 9h às 17h.
Neste sábado (19), os postos de vacinação estarão distribuídos nos bairros do 1º e 2º distritos (numa área que abrande de São José do Imbassaí a Jaconé). No sábado seguinte (26), serão beneficiados os moradores do 3º e 4º distritos (de Inoã a Itaipuaçu).Mais informações pelo telefone 2634-2607.
Entenda os riscos da Raiva, doença quase sempre letal para humanos
A raiva é uma doença transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo simples contato com a mucosa dos animais contaminados.
Como tratar a doença?
Lavar imediatamente o local com muita água e sabão ou detergente e em seguida passar álcool. Quanto mais rápido a ferida é lavada, melhor é a eliminação do vírus do local afetado. Em seguida, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde para orientação e tratamento preventivos contra a raiva.
Quais são os primeiros sintomas?
O primeiro sintoma é febre pouco intensa (38º) acompanhada de dor de cabeça e depressão. Em seguida, a temperatura torna-se mais elevada, indo de 40º a 42º acompanhada de mal-estar, formigamento, perda de sensibilidade no local agredido e náuseas. Durante três dias, em média, a vítima fica inquieta e agitada. No período de extrema excitação, ela pode apresentar ataques de terror e depressão, tendência à gritaria e agressividade, com acessos de fúria, acompanhados de alucinações visuais e auditivas, além de baba e delírio.

Rafael Zarôr

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CULTURARTEEN 126 - EDIÇÃO ESPECIAL NOIVAS, DEBUTANTES E FESTAS

CULTURARTEEN 126 - Edição Especial da NODEFE 2013 - NOIVAS, DEBUTANTES E FESTAS 2013